Modelo de Ficha de Tipo de Arma

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esta ficha deve ser utilizada para registrar um novo tipo de arma. Um tipo de arma é uma categoria conceitual criada pelo desenvolvedor para agrupar armas semelhantes em estilo, função e uso técnico. A engine utiliza esse agrupamento para aplicar bônus, penalidades, afinidades raciais e classistas, além de simplificar tabelas e automatizações. Veja as definições em Tipos de Armas.

Ficha

  • Nome do Tipo: Nome do tipo de arma. Ex: Corpo a corpo leve, À distância curta, Foco mágico, Arma simbiótica.
  • Descrição Geral: Explicação do tipo e seu conceito. Deve esclarecer o que une as armas desse tipo (ex: peso, alcance, função tática, modo de uso).
  • Exemplos de Armas: Liste exemplos que podem pertencer a esse tipo, mesmo que não existam ainda no jogo. Ex: adagas, punhais, estiletes.
  • Função Estratégica: Qual o papel geral dessas armas em combate. Ex: ataque furtivo, dano pesado, suporte mágico, controle de área.
  • Estilo de Uso: Como o tipo se comporta em jogo. Ex: ataques rápidos, arremessos, canalização mágica, força bruta.
  • Atributo Primário Comum: Qual o atributo mais frequentemente usado pelas armas desse tipo. Ex: Força, Destreza, Intelecto.
  • Mãos Comuns: Quantas mãos normalmente essas armas requerem. Ex: 1, 2 ou ambos dependendo da arma.
  • Alcance Padrão: Indicação do alcance mais comum para as armas desse tipo. Ex: Corpo a corpo (adjacente), Curta distância (5m), Longa distância (15m).
  • Chance Crítica Média: Qual o intervalo e multiplicador crítico típico dessas armas. Ex: 19–20 / x2.
  • Compatibilidade Comum por Classe: Liste as classes que costumam ter afinidade ou bônus com este tipo. Ex: Guerreiro, Duelista, Mago.
  • Compatibilidade Comum por Raça: Liste as raças que costumam ter afinidade ou bônus com este tipo. Ex: Elfo, Anão.
  • Notas Técnicas: Espaço livre para observações do desenvolvedor — pode incluir efeitos especiais, regras específicas ou compatibilidade com cenários.


Instruções Gerais

  • O nome do tipo deve ser único e autoexplicativo. Evite nomes genéricos como \"Tipo 1\" ou \"Arma básica\".
  • Evite criar tipos redundantes ou excessivamente específicos que não tragam ganho de organização.
  • Todos os campos devem ser preenchidos com coerência e clareza, pois serão utilizados por diversas partes da engine.
  • Um tipo pode ter variações de armas com comportamentos diferentes, desde que ainda façam sentido dentro do conceito geral definido.