Modelo de Ficha de Tipo de Arma
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Esta ficha deve ser utilizada para registrar um novo tipo de arma. Um tipo de arma é uma categoria conceitual criada pelo desenvolvedor para agrupar armas semelhantes em estilo, função e uso técnico. A engine utiliza esse agrupamento para aplicar bônus, penalidades, afinidades raciais e classistas, além de simplificar tabelas e automatizações. Veja as definições em Tipos de Armas.
Ficha
- Nome do Tipo: Nome do tipo de arma. Ex: Corpo a corpo leve, À distância curta, Foco mágico, Arma simbiótica.
- Descrição Geral: Explicação do tipo e seu conceito. Deve esclarecer o que une as armas desse tipo (ex: peso, alcance, função tática, modo de uso).
- Exemplos de Armas: Liste exemplos que podem pertencer a esse tipo, mesmo que não existam ainda no jogo. Ex: adagas, punhais, estiletes.
- Função Estratégica: Qual o papel geral dessas armas em combate. Ex: ataque furtivo, dano pesado, suporte mágico, controle de área.
- Estilo de Uso: Como o tipo se comporta em jogo. Ex: ataques rápidos, arremessos, canalização mágica, força bruta.
- Atributo Primário Comum: Qual o atributo mais frequentemente usado pelas armas desse tipo. Ex: Força, Destreza, Intelecto.
- Mãos Comuns: Quantas mãos normalmente essas armas requerem. Ex: 1, 2 ou ambos dependendo da arma.
- Alcance Padrão: Indicação do alcance mais comum para as armas desse tipo. Ex: Corpo a corpo (adjacente), Curta distância (5m), Longa distância (15m).
- Chance Crítica Média: Qual o intervalo e multiplicador crítico típico dessas armas. Ex: 19–20 / x2.
- Compatibilidade Comum por Classe: Liste as classes que costumam ter afinidade ou bônus com este tipo. Ex: Guerreiro, Duelista, Mago.
- Compatibilidade Comum por Raça: Liste as raças que costumam ter afinidade ou bônus com este tipo. Ex: Elfo, Anão.
- Notas Técnicas: Espaço livre para observações do desenvolvedor — pode incluir efeitos especiais, regras específicas ou compatibilidade com cenários.
Instruções Gerais
- O nome do tipo deve ser único e autoexplicativo. Evite nomes genéricos como \"Tipo 1\" ou \"Arma básica\".
- Evite criar tipos redundantes ou excessivamente específicos que não tragam ganho de organização.
- Todos os campos devem ser preenchidos com coerência e clareza, pois serão utilizados por diversas partes da engine.
- Um tipo pode ter variações de armas com comportamentos diferentes, desde que ainda façam sentido dentro do conceito geral definido.