Danos e Aflições

De MysteryRealms
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Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: Danos e Aflições. Ambos interagem com sistemas como Resistências, Testes de Jogo e Fadiga.

Tipos Suportados pela Engine

A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais.

Tipos de Dano

  • Corte: Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
  • Perfuração: Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
  • Esmagamento: Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
  • Fogo: Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas.
  • Gelo: Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
  • Raio: Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento.
  • Ácido: Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
  • Mágico Puro: Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas.
  • Sangramento: Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno.
  • Veneno (letal): Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas.

Tipos de Aflição

  • Psíquica: Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias.
  • Espiritual: Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura.
  • Medo: Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques.
  • Paralisia: Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos.
  • Cegueira: Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física.
  • Surdez / Mudez: Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto.
  • Fadiga: Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão.
  • Doenças Mágicas: Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados.
  • Alucinação / Ilusão Persistente: Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos.
  • Sono / Torpor: Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos.