Danos e Aflições
Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: Danos e Aflições. Ambos interagem com sistemas como Resistências, Testes de Jogo e Fadiga.
Tipos Suportados pela Engine
A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais.
Tipos de Dano
- Corte: Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
- Perfuração: Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
- Esmagamento: Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
- Fogo: Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas.
- Gelo: Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
- Raio: Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento.
- Ácido: Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
- Mágico Puro: Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas.
- Sangramento: Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno.
- Veneno (letal): Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas.
Tipos de Aflição
- Psíquica: Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias.
- Espiritual: Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura.
- Medo: Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques.
- Paralisia: Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos.
- Cegueira: Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física.
- Surdez / Mudez: Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto.
- Fadiga: Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão.
- Doenças Mágicas: Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados.
- Alucinação / Ilusão Persistente: Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos.
- Sono / Torpor: Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos.