Danos e Aflições: mudanças entre as edições
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Criou página com '= Danos e Aflições = == Tipos de Dano == O dano representa qualquer efeito que reduz diretamente os Pontos de Vida (PV) do personagem, causado por ataques, armadilhas, feitiços ou condições perigosas. Ele pode ser físico, mágico ou elemental, e é essencial na resolução de combates. '''Corte''': dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional. '''Perfuração''': dano concentrado causado por adagas, lanças ou flecha...' |
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Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: '''Danos''' e '''Aflições'''. Ambos interagem com sistemas como [[Tipos_de_Resistências|Resistências]], [[Testes_de_Jogo|Testes de Jogo]] e [[Fadiga,_Fome_e_Sede|Fadiga]]. | |||
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A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais. | |||
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'''Perfuração''' | * '''Corte:''' Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional. | ||
* '''Perfuração:''' Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves. | |||
* '''Esmagamento:''' Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas. | |||
* '''Fogo:''' Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas. | |||
* '''Gelo:''' Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle. | |||
* '''Raio:''' Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento. | |||
* '''Ácido:''' Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto. | |||
* '''Mágico Puro:''' Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas. | |||
* '''Sangramento:''' Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno. | |||
* '''Veneno (letal):''' Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas. | |||
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''' | * '''Psíquica:''' Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias. | ||
* '''Espiritual:''' Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura. | |||
* '''Medo:''' Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques. | |||
* '''Paralisia:''' Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos. | |||
* '''Cegueira:''' Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física. | |||
* '''Surdez / Mudez:''' Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto. | |||
* '''Fadiga:''' Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão. | |||
* '''Doenças Mágicas:''' Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados. | |||
* '''Alucinação / Ilusão Persistente:''' Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos. | |||
* '''Sono / Torpor:''' Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos. | |||
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Edição atual tal como às 18h29min de 9 de abril de 2025
Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: Danos e Aflições. Ambos interagem com sistemas como Resistências, Testes de Jogo e Fadiga.
Tipos Suportados pela Engine
A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais.
Tipos de Dano
- Corte: Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
- Perfuração: Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
- Esmagamento: Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
- Fogo: Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas.
- Gelo: Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
- Raio: Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento.
- Ácido: Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
- Mágico Puro: Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas.
- Sangramento: Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno.
- Veneno (letal): Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas.
Tipos de Aflição
- Psíquica: Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias.
- Espiritual: Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura.
- Medo: Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques.
- Paralisia: Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos.
- Cegueira: Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física.
- Surdez / Mudez: Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto.
- Fadiga: Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão.
- Doenças Mágicas: Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados.
- Alucinação / Ilusão Persistente: Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos.
- Sono / Torpor: Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos.