Fadiga, Fome e Sede: mudanças entre as edições

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'''Fórmula de acúmulo de sede:'''
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<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \approx 0{,}0347%</math>
<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \times \text{Fator Ambiental} \approx 0{,}0347% \text{, quando Fator Ambiental = 1}</math>


== Tabela de Sede ==
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| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
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=== Aceleradores de Sede ===
Além da passagem natural do tempo, certas condições do ambiente e do comportamento do jogador podem acelerar a desidratação.
* Ambientes com '''alta temperatura''' e/ou '''baixa umidade''' aumentam significativamente a perda de líquidos, elevando a taxa de acúmulo de sede.
* Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso elevam a transpiração e aumentam o acúmulo de sede. O valor é definido em casa Atividade.
* Certas aflições ou efeitos mágicos também podem agravar a desidratação.
Esses fatores podem alterar temporariamente a fórmula padrão de acúmulo de sede por minuto, aumentando o valor proporcionalmente à severidade da condição.


= Fome =
= Fome =

Edição das 01h59min de 28 de março de 2025

Fadiga

A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a aventura (batalhas, caminhadas, trabalhos, corridas, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como um descanso podem ajudar a reduzir a fadiga (esperar, conversar parado, cavalgar, sentar, aguardar em pé ou sentado, etc.).

Ao atinginr o limite de Fadiga Máxima o jogador sofre com perda de desempenho nas atividades, até entrar em um estado de exaustão, e eventualmente desmaiar.


O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar com:

  • esforço físico intenso;
  • clima extremo (frio ou calor);
  • efeitos de aflições (veja Danos e Aflições).


Fadiga Máxima

A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que um personagem pode acumular antes de entrar em exaustão.

Fadigamáx=((CON+VON))×100

Ao atingir esse valor, o personagem entra em estado de exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos. Mais detalhes em #Exaustão.


Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador.



Fadiga Mínima

A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Ela representa o cansaço natural acumulado ao passar longos períodos acordado.

Enquanto o personagem permanecer acordado, esse valor aumenta automaticamente, e só diminui quando o jogador Dorme, ou acaba Desmaiando de exustão. Como o atributo Fadiga do personagem não pode ser menor que Fadiga Mínima, a medida que o personagem passa mais tempo acordado, automaticamente ele vai se cansando mais rápido, forçando o jogador a Dormir.


  • Medida em percentual da Fadiga Máxima, sua formula de incremento por minuto é:

Fadigamín+=11440 por minuto acordado


Ou seja, em 24 horas (1440 minutos), a Fadiga Mínima chega a 100% da Fadiga Máxima. Ao atingir esse ponto, o jogador estará automaticamente em Exaustão. Se não dormir e continuar e atividades acabará Desmaiando.


Exaustão

Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo chegar até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, o personagem sofre penalidades drásticas e corre o risco de desmaiar.


  • Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão.
  • Fórmula:

Exaustão=Fadigamax×1,2


Penalidades durante a exaustão:

  • Redução da Força proporcional ao excesso de fadiga (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
  • Redução proporcional da velocidade de movimento
  • Diminuição da precisão de ataques e tempo de reação


O descanso, opções e habilidades específicas podem reduzir a fadiga e reverter o estado de exaustão.


Desmaio

Se a Fadiga chegar a 120% da Fadiga Máxima, o personagem entra em colapso físico e mental, desmaiando imediatamente.

Para detalhes consulte Desmaio.


Sede

A Sede representa a necessidade do corpo por hidratação. Ela se acumula automaticamente conforme o tempo passa, simulando a perda de fluidos por atividades e metabolismo. Não depende de ações específicas para subir: basta estar acordado e vivo. A única forma de reduzir a sede é por meio do consumo de água ou líquidos hidratantes.

Cálculo de Acúmulo de Sede

A média de tempo que um ser humano sobrevive sem água é de 48 horas. No entanto, os primeiros sinais de desidratação aparecem por volta das 12 horas sem beber.

Dividimos, assim, a evolução da sede em 3 estágios:

Estágio 1 (Sede leve): a partir de 25% — começa a impactar o personagem.

Estágio 2 (Sede agravada): a partir de 65% — penalidades mais severas.

Desmaio: ao atingir 100%.


Fórmula de acúmulo de sede:

Sedepor minuto=10048×60×Fator Ambiental0,0347%, quando Fator Ambiental = 1

Tabela de Sede

Nível de Sede Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 24% Nenhum efeito negativo.
SEDE 25% – 64% -5% Precisão, +10% consumo de Fadiga, menor regeneração em descansos.
SEDE AGRAVADA 65% – 99% Todos os efeitos anteriores, -2 Força, -2 Percepção, sem regeneração de PV enquanto dorme.
Colapso 100% Desmaio imediato.


Aceleradores de Sede

Além da passagem natural do tempo, certas condições do ambiente e do comportamento do jogador podem acelerar a desidratação.

  • Ambientes com alta temperatura e/ou baixa umidade aumentam significativamente a perda de líquidos, elevando a taxa de acúmulo de sede.
  • Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso elevam a transpiração e aumentam o acúmulo de sede. O valor é definido em casa Atividade.
  • Certas aflições ou efeitos mágicos também podem agravar a desidratação.

Esses fatores podem alterar temporariamente a fórmula padrão de acúmulo de sede por minuto, aumentando o valor proporcionalmente à severidade da condição.

Fome

A Fome simula a necessidade contínua por nutrição. Seu acúmulo é gradual e constante, refletindo a queima de energia pelo corpo. Ela só é reduzida com ingestão de alimentos ou itens nutritivos.

Cálculo de Acúmulo de Fome

Um humano pode sobreviver cerca de 7 dias sem comida, mas os primeiros sintomas de fraqueza e dificuldade cognitiva ocorrem a partir de 3 dias.

Dividimos a fome também em 3 estágios:

Estágio 1 (Fome leve): a partir de 42,85% — efeitos moderados.

Estágio 2 (Fome agravada): a partir de 75% — penalidades graves.

Desmaio: ao atingir 100%.


Fórmula de acúmulo de fome:

Fomepor minuto=1007×24×600,0099%

Tabela de Fome

Nível de Fome Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 42% Nenhum efeito negativo.
FOME 43% – 84% -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis.
FOME AGRAVADA 85% – 99% Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento.
Colapso 100% Desmaio imediato.