Ações do Jogador
Cada ação obrigatoriamente deve conter a informação:
- Tempo gasto (em minutos)
- Custo de Vigor (positivo = consome, negativo = recupera)
| Ação | Tempo (min) | Vigor |
|---|---|---|
| 1' Caminhar | 5 | 3 |
| 1' Correr | 2 | 10 |
| 1' Batalha Exaustiva | 2 | 22 |
| Conversar com NPC | 3 | 0 |
| Descansar sentado | 10 | -3 |
| Dormir | 480 | -50 |
| Combate (1 turno) | 1 | 3 |
| Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores. |
Para mais detalhes sobre a passagem do tempo e Vigor veja os tópicos Estrutura Temporal e Ficha do Jogador#Vigor.
Tipos de Ações
- Passivas: como falar, observar, ler. Geralmente não consomem Vigor.
- Moderadas: andar, interagir com objetos. Consumo leve de Vigor.
- Exigentes: correr, lutar, nadar. Alto consumo de Vigor.
- Recuperativas: dormir, sentar, comer. Reduzem o cansaço (Vigor negativo).
Custo de Fadiga por Ação do Jogador
Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de Fadiga. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em pontos por minuto (ou por execução, quando aplicável).
O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a Fadiga Máxima, o personagem entra em exaustão. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em Ficha_do_Jogador#Fadiga)
Memória do Cálculo Utilizado
A definição da Fadiga por minuto para cada ação foi feita com base no seguinte cenário de referência:
- Jogador: Nível 1
- Raça: Humano
- Classe: Guerreiro
- Constituição (CON): 7
- Vontade (VON): 6
- Fadiga Máxima = (CON + VON) × 100
- Fadiga Máxima = (7 + 6) × 100 = 1300 pontos
Com essa base, estimamos as ações a partir de um cenário de exaustão:
- 1' Caminhada leve: Um ser humano saudável caminha cerca de 8 horas até a exaustão → 1300 / (8 × 60) ≈ 2,71 → arredondado para 3 para dar margem à sobrecarga e peso.
- 1' Corrida: Estimamos exaustão em cerca de 2 horas de corrida contínua → 1300 / (2 × 60) ≈ 10,3 → arredondado para 10 considerando maior esforço e penalidades por carga.
- 1' Batalha exaustiva: Consideramos 1 hora de combate extremo até a exaustão → 1300 / 60 = 21,6, mas elevamos para 22 por representar esforço intenso, adrenalina, tensão e desgaste acelerado.
As demais ações foram balanceadas proporcionalmente, levando em conta o esforço físico, mental e o contexto prático do jogo, mantendo a coerência com a proposta do atributo Fadiga como medida central da resistência diária do personagem.
Recuperação da Fadiga
Algumas ações provocam efeito de recuperação de Fadiga, ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:
Sentar para descansar: −4 por minuto
Dormir: −30 por hora
Meditação (com habilidade): −10 por minuto
Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)
Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto
A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de exaustão possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.