Fadiga, Fome e Sede: mudanças entre as edições

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Criou página com '= Fadiga = A '''Fadiga''' representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a aventura (batalhas, caminhadas, trabalhos, corridas, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como um descanso podem ajudar a reduzir a fadiga (esperar, conversar parado, cavalgar, sentar, aguardar em pé ou sentado, etc.). Ao atinginr o limite de '''Fadiga Máxima''' o jogador sofre com perda de desempenho nas a...'
 
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Para detalhes consulte [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].
Para detalhes consulte [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].
= Sede =
A '''Sede''' representa a necessidade do corpo por hidratação. Ela se acumula automaticamente conforme o tempo passa, simulando a perda de fluidos por atividades e metabolismo. Não depende de ações específicas para subir: basta estar acordado e vivo. A única forma de reduzir a sede é por meio do consumo de água ou líquidos hidratantes.
== Cálculo de Acúmulo de Sede ==
A média de tempo que um ser humano sobrevive sem água é de 48 horas. No entanto, os primeiros sinais de desidratação aparecem por volta das 12 horas sem beber.
Dividimos, assim, a evolução da sede em 3 estágios:
Estágio 1 (Sede leve): a partir de 25% — começa a impactar o personagem.
Estágio 2 (Sede agravada): a partir de 65% — penalidades mais severas.
Desmaio: ao atingir 100%.
'''Fórmula de acúmulo de sede:'''
<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \approx 0{,}0347%</math>
== Tabela de Sede ==
{| class="wikitable" ! Porcentagem de Sede !! Efeito !! Modificador Aplicado |- | 0% – 24% || Nenhum efeito || — |- | 25% – 64% || Leve perda de foco, estamina e precisão || SEDE |- | 65% – 99% || Tontura, dor de cabeça, penalidade severa de atributos físicos e mentais || SEDE AGRAVADA |- | 100% || Desmaio automático || — |}
= Fome =
A '''Fome''' simula a necessidade contínua por nutrição. Seu acúmulo é gradual e constante, refletindo a queima de energia pelo corpo. Ela só é reduzida com ingestão de alimentos ou itens nutritivos.
== Cálculo de Acúmulo de Fome ==
Um humano pode sobreviver cerca de 7 dias sem comida, mas os primeiros sintomas de fraqueza e dificuldade cognitiva ocorrem a partir de 3 dias.
Dividimos a fome também em 3 estágios:
Estágio 1 (Fome leve): a partir de 42,85% — efeitos moderados.
Estágio 2 (Fome agravada): a partir de 75% — penalidades graves.
Desmaio: ao atingir 100%.
'''Fórmula de acúmulo de fome:'''
<math>\text{Fome}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{7 \times 24 \times 60} \approx 0{,}0099%</math>
== Tabela de Fome ==
{| class="wikitable" ! Porcentagem de Fome !! Efeito !! Modificador Aplicado |- | 0% – 42% || Nenhum efeito || — |- | 42,85% – 74% || Perda de força, energia e foco || FOME |- | 75% – 99% || Letargia, lentidão, forte queda de atributos físicos e intelectuais || FOME AGRAVADA |- | 100% || Desmaio automático || — |}

Edição das 01h39min de 28 de março de 2025

Fadiga

A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a aventura (batalhas, caminhadas, trabalhos, corridas, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como um descanso podem ajudar a reduzir a fadiga (esperar, conversar parado, cavalgar, sentar, aguardar em pé ou sentado, etc.).

Ao atinginr o limite de Fadiga Máxima o jogador sofre com perda de desempenho nas atividades, até entrar em um estado de exaustão, e eventualmente desmaiar.


O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar com:

  • esforço físico intenso;
  • clima extremo (frio ou calor);
  • efeitos de aflições (veja Danos e Aflições).


Fadiga Máxima

A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que um personagem pode acumular antes de entrar em exaustão.

Fadigamáx=((CON+VON))×100

Ao atingir esse valor, o personagem entra em estado de exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos. Mais detalhes em #Exaustão.


Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador.



Fadiga Mínima

A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Ela representa o cansaço natural acumulado ao passar longos períodos acordado.

Enquanto o personagem permanecer acordado, esse valor aumenta automaticamente, e só diminui quando o jogador Dorme, ou acaba Desmaiando de exustão. Como o atributo Fadiga do personagem não pode ser menor que Fadiga Mínima, a medida que o personagem passa mais tempo acordado, automaticamente ele vai se cansando mais rápido, forçando o jogador a Dormir.


  • Medida em percentual da Fadiga Máxima, sua formula de incremento por minuto é:

Fadigamín+=11440 por minuto acordado


Ou seja, em 24 horas (1440 minutos), a Fadiga Mínima chega a 100% da Fadiga Máxima. Ao atingir esse ponto, o jogador estará automaticamente em Exaustão. Se não dormir e continuar e atividades acabará Desmaiando.


Exaustão

Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo chegar até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, o personagem sofre penalidades drásticas e corre o risco de desmaiar.


  • Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão.
  • Fórmula:

Exaustão=Fadigamax×1,2


Penalidades durante a exaustão:

  • Redução da Força proporcional ao excesso de fadiga (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
  • Redução proporcional da velocidade de movimento
  • Diminuição da precisão de ataques e tempo de reação


O descanso, opções e habilidades específicas podem reduzir a fadiga e reverter o estado de exaustão.


Desmaio

Se a Fadiga chegar a 120% da Fadiga Máxima, o personagem entra em colapso físico e mental, desmaiando imediatamente.

Para detalhes consulte Desmaio.


Sede

A Sede representa a necessidade do corpo por hidratação. Ela se acumula automaticamente conforme o tempo passa, simulando a perda de fluidos por atividades e metabolismo. Não depende de ações específicas para subir: basta estar acordado e vivo. A única forma de reduzir a sede é por meio do consumo de água ou líquidos hidratantes.

Cálculo de Acúmulo de Sede

A média de tempo que um ser humano sobrevive sem água é de 48 horas. No entanto, os primeiros sinais de desidratação aparecem por volta das 12 horas sem beber.

Dividimos, assim, a evolução da sede em 3 estágios:

Estágio 1 (Sede leve): a partir de 25% — começa a impactar o personagem.

Estágio 2 (Sede agravada): a partir de 65% — penalidades mais severas.

Desmaio: ao atingir 100%.


Fórmula de acúmulo de sede:

Sedepor minuto=10048×600,0347%

Tabela de Sede

Fome

A Fome simula a necessidade contínua por nutrição. Seu acúmulo é gradual e constante, refletindo a queima de energia pelo corpo. Ela só é reduzida com ingestão de alimentos ou itens nutritivos.

Cálculo de Acúmulo de Fome

Um humano pode sobreviver cerca de 7 dias sem comida, mas os primeiros sintomas de fraqueza e dificuldade cognitiva ocorrem a partir de 3 dias.

Dividimos a fome também em 3 estágios:

Estágio 1 (Fome leve): a partir de 42,85% — efeitos moderados.

Estágio 2 (Fome agravada): a partir de 75% — penalidades graves.

Desmaio: ao atingir 100%.


Fórmula de acúmulo de fome:

Fomepor minuto=1007×24×600,0099%

Tabela de Fome