Danos e Aflições: mudanças entre as edições

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Criou página com '= Danos e Aflições = == Tipos de Dano == O dano representa qualquer efeito que reduz diretamente os Pontos de Vida (PV) do personagem, causado por ataques, armadilhas, feitiços ou condições perigosas. Ele pode ser físico, mágico ou elemental, e é essencial na resolução de combates. '''Corte''': dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional. '''Perfuração''': dano concentrado causado por adagas, lanças ou flecha...'
 
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= Danos e Aflições =
Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: '''Danos''' e '''Aflições'''. Ambos interagem com sistemas como [[Tipos_de_Resistências|Resistências]], [[Testes_de_Jogo|Testes de Jogo]] e [[Fadiga,_Fome_e_Sede|Fadiga]].


== Tipos de Dano ==
= Tipos Suportados pela Engine =


O dano representa qualquer efeito que reduz diretamente os Pontos de Vida (PV) do personagem, causado por ataques, armadilhas, feitiços ou condições perigosas. Ele pode ser físico, mágico ou elemental, e é essencial na resolução de combates.
A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais.


'''Corte''': dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
= Tipos de Dano =


'''Perfuração''': dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
* '''Corte:''' Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
* '''Perfuração:''' Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
* '''Esmagamento:''' Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
* '''Fogo:''' Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas.
* '''Gelo:''' Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
* '''Raio:''' Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento.
* '''Ácido:''' Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
* '''Mágico Puro:''' Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas.
* '''Sangramento:''' Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno.
* '''Veneno (letal):''' Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas.


'''Esmagamento''': dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
= Tipos de Aflição =


'''Fogo''': dano contínuo ou explosivo causado por feitiços ou armamentos incendiários. Pode causar queimaduras prolongadas.
* '''Psíquica:''' Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias.
 
* '''Espiritual:''' Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura.
'''Gelo''': retarda o inimigo e pode imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
* '''Medo:''' Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques.
 
* '''Paralisia:''' Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos.
'''Raio''': dano instantâneo e imprevisível, ignora a maior parte das armaduras. Pode atordoar.
* '''Cegueira:''' Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física.
 
* '''Surdez / Mudez:''' Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto.
'''Ácido''': corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
* '''Fadiga:''' Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão.
 
* '''Doenças Mágicas:''' Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados.
'''Mágico Puro''': dano energético não-elemental, difícil de ser resistido. Utilizado por magos e entidades arcanas.
* '''Alucinação / Ilusão Persistente:''' Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos.
 
* '''Sono / Torpor:''' Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos.
'''Sangramento''': dano contínuo ao longo dos turnos, resultado de cortes profundos.
 
'''Veneno (letal)''': dano que se acumula ao longo do tempo, vindo de toxinas naturais ou alquímicas.
 
== Tipos de Aflição ==
 
Aflições são efeitos que prejudicam atributos, controle, percepção ou desempenho do personagem sem afetar diretamente os Pontos de Vida. Podem ser causadas por monstros, feitiços, armadilhas, clima, fadiga, entre outros.
 
'''Psíquica''': confusão, delírios, desorientação. Pode causar ações aleatórias ou perda de turno.
 
'''Espiritual''': bloqueio de habilidades mágicas, desequilíbrio da alma, perda de afinidade com curas ou bênçãos.
 
'''Medo''': força o personagem a recuar, impedir ações ofensivas ou errar ataques.
 
'''Paralisia''': impede movimentos e ações físicas por certo número de turnos.
 
'''Cegueira''': reduz drasticamente a chance de acerto. Pode ser física ou mágica.
 
'''Surdez / Mudez''': limita ações dependentes de som ou fala (magias verbais, avisos, canto).
 
'''Fadiga''': aumenta o custo de estamina e reduz ações físicas prolongadas. Pode ser causada por peso, clima ou combate contínuo.
 
'''Doenças Mágicas''': efeitos que drenam atributos gradativamente e se espalham se não tratados.
 
'''Alucinação / Ilusão Persistente''': dificulta distinguir aliados de inimigos, ou altera o ambiente para o jogador.
 
'''Sono / Torpor''': força o personagem a dormir, tornando-o indefeso por alguns turnos.

Edição atual tal como às 18h29min de 9 de abril de 2025

Esta página define os diferentes tipos de efeitos prejudiciais que podem ser aplicados a personagens durante o jogo. Esses efeitos são divididos em duas categorias principais: Danos e Aflições. Ambos interagem com sistemas como Resistências, Testes de Jogo e Fadiga.

Tipos Suportados pela Engine

A lista a seguir apresenta todos os tipos de dano e aflição atualmente suportados pela engine PlayTale. Cabe a cada jogo decidir quais tipos utilizar ou desabilitar, de acordo com o contexto do seu mundo. Por exemplo, jogos sem elementos mágicos podem optar por não incluir efeitos como dano por magia pura ou aflições espirituais.

Tipos de Dano

  • Corte: Dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.
  • Perfuração: Dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.
  • Esmagamento: Dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.
  • Fogo: Dano contínuo ou explosivo causado por fontes incendiárias. Pode causar queimaduras prolongadas.
  • Gelo: Reduz a mobilidade do alvo, podendo imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.
  • Raio: Dano instantâneo que ignora armaduras. Pode causar atordoamento.
  • Ácido: Corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.
  • Mágico Puro: Dano energético não-elemental. Difícil de resistir e ignorado por armaduras físicas.
  • Sangramento: Dano contínuo causado por cortes profundos. Reduz PV a cada turno.
  • Veneno (letal): Dano progressivo causado por toxinas naturais ou alquímicas.

Tipos de Aflição

  • Psíquica: Confusão, delírios e desorientação. Pode causar perda de controle ou ações aleatórias.
  • Espiritual: Bloqueio de habilidades mágicas, perda de afinidade com bênçãos ou magias de cura.
  • Medo: Força o personagem a recuar, impede ações ofensivas ou reduz a precisão dos ataques.
  • Paralisia: Impede movimentos e ações físicas por determinado número de turnos.
  • Cegueira: Reduz severamente a chance de acerto e percepção visual. Pode ser mágica ou física.
  • Surdez / Mudez: Impede ações que exigem som ou fala, como feitiços verbais ou canto.
  • Fadiga: Aumenta o custo de estamina, reduz o desempenho físico e pode levar à exaustão.
  • Doenças Mágicas: Efeitos contínuos que drenam atributos e podem se espalhar se não tratados.
  • Alucinação / Ilusão Persistente: Altera a percepção do jogador, dificultando distinguir aliados e inimigos.
  • Sono / Torpor: Força o personagem a dormir ou o torna inativo por alguns turnos.