Progressão do Jogo

De MysteryRealms
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Level e Experiência

O sistema de evolução de personagens em Mystery Realms é baseado em um modelo de progressão contínua e infinita. Ou seja, não há um nível máximo: o jogador pode continuar evoluindo indefinidamente, embora o custo de experiência (XP) para avançar de nível se torne progressivamente maior.

O ganho de XP ocorre por diversas ações, como vencer combates, resolver quests, descobrir segredos e realizar interações bem-sucedidas com NPCs.

A quantidade de XP necessária para alcançar um determinado nível é calculada por uma fórmula logarítmica customizável, garantindo escalabilidade do jogo ao longo do tempo, e permitindo ajustes finos na dificuldade de progressão.

Fórmula Matemática

A fórmula utilizada para calcular o XP necessário para avançar do nível atual para o próximo nível é:

XP(n)=A(ln(n+B))C

Onde:

  • n = nível atual do personagem
  • A = fator de escala (define o quão alto o XP base começa)
  • B = deslocamento no eixo horizontal (ajusta o crescimento inicial)
  • C = fator de curvatura (controla o quão inclinada será a curva de progressão)

XP Acumulado

Para calcular o total de XP acumulado até um determinado nível, utiliza-se a soma de todos os XP necessários para alcançar os níveis anteriores:

XPtotal(n)=i=1nA(ln(i+B))C

Essa fórmula representa uma aproximação da curva acumulada.

Parâmetros Atuais do Jogo

Atualmente, os seguintes valores estão sendo utilizados:

  • A = 50
  • B = 10
  • C = 10

Esses valores fazem com que os níveis iniciais evoluam rapidamente, mas que os níveis avançados exijam grandes quantidades de XP acumulado, mantendo o desafio constante.


Fórmulas no Excel

Fórmula para XP necessário por nível:

= A * (LN(Nível + B)) ^ C


Fórmula para XP total acumulado até certo nível (Exige Excel com suporte a fórmulas matriciais dinâmi cas, como o Excel 365)

=SUMPRODUCT(A * (LN(ROW(INDIRECT("1:" & N)) + B) ^ C))

Notas

  • Recompensas de quests e inimigos devem ser planejadas de acordo com essa curva para manter o ritmo de progressão interessante.
  • Ferramentas visuais podem ser criadas posteriormente para auxiliar no balanceamento e visualização da curva de progressão em diferentes cenários.