Modelo de Criação do Roteiro
Aqui ficam documentados os padrões de criação dos roteiros do jogo. O objetivo é documentar as regras e padrões para que todo o jogo seja criado de forma consistente, coerente e visual padronizado.
Estrutura Narrativa Visual
Todas as cenas do jogo devem seguir o seguinte padrão de ilustração e narrativa:
- Perspectiva: Sempre em primeira pessoa, refletindo o ponto de vista do jogador.
- Formato visual: Imagens estáticas, como quadros ilustrados que representam momentos específicos da narrativa.
- Avanço narrativo: Cada nova fala ou evento relevante pode gerar uma nova cena ilustrada.
- Ambientação: Os cenários devem conter elementos ricos que contextualizem visualmente o ambiente, os NPCs e a atmosfera do momento.
- Foco emocional: A expressão dos personagens, iluminação e composição devem transmitir com clareza a emoção ou tensão da cena (mistério, calma, desconforto, etc).
- Estilo de arte: Usar o modelo definido no prompt padrão do projeto: arte digital em semi-realismo cinematográfico, com riqueza de detalhes e atmosfera imersiva.
- Sem textos nas imagens: Toda a comunicação narrativa — falas, pensamentos ou lembranças — deve ser exibida no sistema textual do jogo, nunca diretamente na imagem.
Documentação do Roteiro e Cena
Esta seção define o padrão obrigatório para documentar roteiros narrativos no universo de Mystery Realms. Cada roteiro representa uma sequência de cenas interativas e ilustradas, e deve seguir a estrutura abaixo para garantir consistência com o sistema de narrativa e ilustração do jogo.
Estrutura Obrigatória
Todo roteiro deve conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos e estrutura:
Roteiro: Título do Roteiro
- Título no primeiro nível (
=). - Abaixo do título, inserir o ID único do roteiro no seguinte formato:
ID do Roteiro: X
- Onde X um número sequencial único de identificação do roteiro dentro da página.
- Em seguida, incluir uma explicação introdutória breve (1 a 3 parágrafos) contextualizando a cena ou narrativa do roteiro.
Cenas
Tópico com o título == Cenas == (nível 2).
Cada cena deve ser estruturada da seguinte forma:
Título da cena: === Cena X: Título Descritivo === (nível 3)
- Descrição da cena: Parágrafo em terceira pessoa descrevendo o que o jogador vê, sempre da perspectiva em primeira pessoa (como se fosse a visão do personagem).
Para cada bloco de fala, pensamento ou lembrança, utilizar a seguinte marcação:
- [Nome do Personagem]: (para falas de NPCs)
- Pensando: (para pensamentos internos do personagem jogador)
- Imaginando: (para lembranças, suposições ou projeções mentais)
- Eu: (para quando o jogador se expressa verbalmente)
Texto da fala, pensamento ou lembrança.
Segunda linha do texto.
- Sempre separar ideias ou frases com pausas relevantes em parágrafos dentro do blockquote.
- Os títulos das cenas devem ser significativos e temáticos (ex: "O Despertar", "A Proposta", "Liberdade").
Ilustrações das Cenas
Tópico no padrão == Ilustrações das Cenas == (nível 2).
Deve conter uma galeria wiki com as imagens correspondentes a cada cena. A estrutura da galeria é a seguinte:
<gallery mode="packed" widths="250" heights="250"> Arquivo:prefixo_rXc1.png|Cena 1 Arquivo:prefixo_rXc2.png|Cena 2 ... </gallery>
- O nome dos arquivos de imagem deve seguir o padrão:
* prefixo_rXcY.png * Onde: * prefixo é um identificador definido pelo usuário (ex: "inicial", "praca", "intro"). * X é o número do Roteiro (conforme o ID). * Y é o número da Cena correspondente.
Observações e Continuidade
Tópico no formato == Observações e Continuidade == (nível 2).
Espaço reservado para observações adicionais e ideias de desenvolvimento, como:
- Pontos narrativos de retorno ou reencontro com personagens.
- Evolução do relacionamento com NPCs apresentados no roteiro.
- Propostas para roteiros derivados, ramificações narrativas ou cenas alternativas.
- Ligações diretas com possíveis quests futuros.