Modelo de Criação do Roteiro

De MysteryRealms
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Aqui ficam documentados os padrões de criação dos roteiros do jogo. O objetivo é documentar as regras e padrões para que todo o jogo seja criado de forma consistente, coerente e visual padronizado.

Estrutura Narrativa Visual

Todas as cenas do jogo devem seguir o seguinte padrão de ilustração e narrativa:

  • Perspectiva: Sempre em primeira pessoa, refletindo o ponto de vista do jogador.
  • Formato visual: Imagens estáticas, como quadros ilustrados que representam momentos específicos da narrativa.
  • Avanço narrativo: Cada nova fala ou evento relevante pode gerar uma nova cena ilustrada.
  • Ambientação: Os cenários devem conter elementos ricos que contextualizem visualmente o ambiente, os NPCs e a atmosfera do momento.
  • Foco emocional: A expressão dos personagens, iluminação e composição devem transmitir com clareza a emoção ou tensão da cena (mistério, calma, desconforto, etc).
  • Estilo de arte: Usar o modelo definido no prompt padrão do projeto: arte digital em semi-realismo cinematográfico, com riqueza de detalhes e atmosfera imersiva.
  • Sem textos nas imagens: Toda a comunicação narrativa — falas, pensamentos ou lembranças — deve ser exibida no sistema textual do jogo, nunca diretamente na imagem.

Documentação do Roteiro e Cena

Esta seção define o padrão obrigatório para documentar roteiros narrativos no universo de Mystery Realms. Cada roteiro representa uma sequência de cenas interativas e ilustradas, e deve seguir a estrutura abaixo para garantir consistência com o sistema de narrativa e ilustração do jogo.

Estrutura Obrigatória

Todo roteiro deve conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos e estrutura:

Roteiro: Título do Roteiro

  • Título no primeiro nível (=).
  • Abaixo do título, inserir o ID único do roteiro no seguinte formato:

ID do Roteiro: X

  • Onde X um número sequencial único de identificação do roteiro dentro da página.
  • Em seguida, incluir uma explicação introdutória breve (1 a 3 parágrafos) contextualizando a cena ou narrativa do roteiro.

Cenas

Tópico com o título == Cenas == (nível 2).

Cada cena deve ser estruturada da seguinte forma:

Título da cena: === Cena X: Título Descritivo === (nível 3)

  • Descrição da cena: Parágrafo em terceira pessoa descrevendo o que o jogador vê, sempre da perspectiva em primeira pessoa (como se fosse a visão do personagem).

Para cada bloco de fala, pensamento ou lembrança, utilizar a seguinte marcação:

  • [Nome do Personagem]: (para falas de NPCs)
  • Pensando: (para pensamentos internos do personagem jogador)
  • Imaginando: (para lembranças, suposições ou projeções mentais)
  • Eu: (para quando o jogador se expressa verbalmente)

Texto da fala, pensamento ou lembrança.

Segunda linha do texto.

  • Sempre separar ideias ou frases com pausas relevantes em parágrafos dentro do blockquote.
  • Os títulos das cenas devem ser significativos e temáticos (ex: "O Despertar", "A Proposta", "Liberdade").

Ilustrações das Cenas

Tópico no padrão == Ilustrações das Cenas == (nível 2).

Deve conter uma galeria wiki com as imagens correspondentes a cada cena. A estrutura da galeria é a seguinte:

<gallery mode="packed" widths="250" heights="250">
Arquivo:prefixo_rXc1.png|Cena 1  
Arquivo:prefixo_rXc2.png|Cena 2  
...
</gallery>
  • O nome dos arquivos de imagem deve seguir o padrão:
 * prefixo_rXcY.png
 * Onde:
   * prefixo é um identificador definido pelo usuário (ex: "inicial", "praca", "intro").
   * X é o número do Roteiro (conforme o ID).
   * Y é o número da Cena correspondente.

Observações e Continuidade

Tópico no formato == Observações e Continuidade == (nível 2).

Espaço reservado para observações adicionais e ideias de desenvolvimento, como:

  • Pontos narrativos de retorno ou reencontro com personagens.
  • Evolução do relacionamento com NPCs apresentados no roteiro.
  • Propostas para roteiros derivados, ramificações narrativas ou cenas alternativas.
  • Ligações diretas com possíveis quests futuros.