Defesa e Bloqueio

De MysteryRealms
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Durante um combate em jogos desenvolvidos com a engine PlayTale, ataques seguem duas etapas distintas de verificação: a Defesa do Ataque e o Bloqueio do Dano. Esses dois conceitos são complementares e possuem funções diferentes no sistema de batalha.

Defesa

A Defesa representa a capacidade do personagem de evitar completamente que um ataque o atinja. O valor de defesa é determinado por:

  • Agilidade e reflexos do personagem (ex: atributo de Destreza).
  • Equipamentos de evasão (ex: capas, botas leves, itens mágicos).
  • Postura defensiva ativa no turno.
  • Habilidades ou feitiços de esquiva e camuflagem.

Se a Precisão do atacante (1d20 + modificadores) for inferior ao valor de Defesa do defensor, o ataque é evitado completamente — ou seja, nenhum dano é aplicado.


Bloqueio

Quando um ataque supera a Defesa e acerta o alvo, aplica-se então o valor de Bloqueio. O bloqueio reduz o dano causado, representando a capacidade do personagem em resistir, absorver ou amortecer parte do impacto.

Fontes comuns de bloqueio incluem:

  • Armaduras e equipamentos de proteção corporal.
  • Escudos físicos ou barreiras mágicas.
  • Posturas defensivas, como "preparar bloqueio".
  • Habilidades ativas ou passivas (ex: endurecimento, pele rochosa).
  • Feitiços de proteção ou bênçãos específicas.

O bloqueio é calculado em valor percentual ou absoluto, dependendo das configurações do jogo. Os sistemas mais comuns utilizam:

Dano Final=Dano Base×(1Bloqueio Total100)

Bloqueios podem ser gerais ou específicos por tipo de dano (ex: 30% contra Corte, 10% contra Fogo).


Diferença Prática

  • Defesa do Ataque: evita que o golpe acerte — anula totalmente o dano.
  • Bloqueio do Dano: reduz o dano sofrido após o golpe acertar.


Notas Técnicas

  • A Defesa é comparativa com a rolagem do atacante, enquanto o Bloqueio atua sobre o dano já confirmado.
  • Sistemas com penalidades por Fadiga, Aflições ou ambiente podem alterar Defesa ou Bloqueio dinamicamente.
  • Alguns efeitos ignoram bloqueio (ex: dano mágico puro) e devem ser definidos na ficha da habilidade.
  • Itens de proteção (armaduras, escudos) devem especificar se fornecem Defesa, Bloqueio ou ambos.