Estrutura Temporal

De MysteryRealms
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Controle do Tempo

A contagem de tempo em Mystery Realms é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:

Ano X, Dia Y, HH:MM

Exemplo: Ano 2, Dia 145, 18:23

Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais.

Estações do Ano

O ano possui 365 dias fixos (sem anos bissextos) e está dividido em quatro estações:

Estação Dias Início
Verão 1–91 Ano X, Dia 1
Outono 92–182 Ano X, Dia 92
Inverno 183–273 Ano X, Dia 183
Primavera 274–365 Ano X, Dia 274
O jogo sempre começa no primeiro dia do verão, em Ano 0, Dia 1.


Fases do Dia

Cada dia possui 24 horas divididas em quatro fases principais, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais:

Fase do Dia Horário
Amanhecer 05:00 – 07:59
Dia 08:00 – 17:59
Anoitecer 18:00 – 19:59
Noite 20:00 – 04:59
Algumas criaturas ou eventos só ocorrem em horários específicos, como à noite ou ao amanhecer.


Fases da Lua

A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:

Fase da Lua Dias do Ciclo
Nova 1–7
Crescente 8–14
Cheia 15–21
Minguante 22–28

O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.

Aspectos Controlados pelo Tempo

Clima Dinâmico

As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:

  • Verão: calor intenso, secas ocasionais.
  • Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
  • Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
  • Primavera: chuvas e florescimento.

Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.

Ciclo de Plantas e Colheitas

Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.

Eventos Temporais

O calendário permite a criação de eventos únicos como:

  • Festas em cidades
  • Eclipses
  • Missões sazonais
  • Invasões temporárias
  • Feiras de troca e comércio regional

Migração de Criaturas e NPCs

Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.

Ritmos Biológicos

Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.

A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso.


Passagem do Tempo

O tempo em Mystery Realms é uma constante que avança com base nas ações do jogador e do ambiente. Esse sistema permite um controle preciso de ciclos diários, estações, eventos sazonais e condições do personagem.

O jogo começa em:

  • Ano: 0
  • Dia: 1
  • Hora: 06:00
  • Estação: Verão

O tempo só avança com ações. Não há passagem automática.


Ações do Jogador

Cada ação que o jogador realiza obrigatoriamente deve ter definida o Tempo gasto na ação (em minutos). Desta forma, a cada ação o sistema avança o relógio.

As ações do jogador ficam documentadas em Ações do Jogador, mas veja um exemplo:

Ação Tempo (min)
Caminhar 100m 5
Correr 100m 2
Conversar com NPC 3
Descansar sentado 10
Dormir 480
Combate (1 turno) 1

Vantagens do Sistema

  • Incentiva o jogador a pensar no ritmo e no tempo das ações.
  • Cria um ciclo realista de atividades e descanso.
  • Impacta encontros e eventos baseados na hora e estação.
  • Possibilita uso de habilidades ou itens que interfiram no tempo e Vigor.
  • Esse sistema é projetado para permitir liberdade narrativa, sem comprometer a progressão ou o realismo do mundo.