Modelo de Ficha de Armas

De MysteryRealms
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A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo Arma e sua função primária é o ataque. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização.

Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDaArma.png|thumb|right|300px|Nome da Arma]]

* '''Nome:''' [Nome completo da arma. Ex: Espada Curta de Patrulheiro]
* '''Subtipo de Item:''' Arma
* '''Mãos Necessárias:''' [Número de mãos necessárias para empunhar. Ex: 1 ou 2]
* '''Requisitos de Uso:''' [Classe, raça, atributo ou condição necessária para equipar. Ex: Força 4, Guerreiro]
* '''Categoria de Uso:''' Ataque
* '''Peso (g):''' [Peso total da arma em gramas. Ex: 2200]
* '''Descrição Narrativa:''' [Descrição imersiva sobre a origem, reputação ou função histórica da arma dentro do mundo do jogo. Ex: Uma espada forjada nas montanhas de Dharzul, amplamente usada pelos guardas das caravanas que cruzam o Desfiladeiro de Itrûn.]
* '''Descrição Visual:''' [Descrição objetiva da aparência da arma. Deve conter cor, formato, material e detalhes. Esta descrição será usada para gerar a imagem do item. Ex: Espada de lâmina reta e curta, com cerca de 60cm. O metal tem leve brilho prateado e o cabo é de couro escuro bem trançado. A guarda é simples, mas reforçada.]

'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos, para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Tipo de Arma:''' [Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado]
* '''Classe de Dano:''' [Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc.]
* '''Dado de Dano Base:''' [Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6]
* '''Atributo Primário:''' [Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto]
* '''Alcance:''' [Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc.]
* '''Crítico:''' [Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2]
* '''Propriedades Especiais:''' [Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc.]
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
** '''Classes:''' [Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2)]  
** '''Raças:''' [Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1)]


Observações Técnicas

  • O campo Tipo de Arma deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo.
  • A Classe de Dano deve estar em conformidade com os tipos definidos na página Danos e Aflições.
  • Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em Propriedades Especiais.
  • A Mão necessária interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo.
  • O Peso influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate.


Organização por Tipo

As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades.


Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça

As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo.