Defesa e Bloqueio
Durante um combate em Mystery Realms, ataques passam por duas etapas distintas de verificação: a Defesa do Ataque e o Bloqueio do Dano. Esses dois conceitos são complementares e têm papéis diferentes no sistema de batalha.
Defesa
A Defesa, talvez melhor chamada de Defesa do Ataque, representa a capacidade do personagem de evitar que o ataque o atinja. Ela é composta por fatores como:
- Agilidade e reflexos do personagem (influenciados por atributos como Destreza).
- Equipamentos de evasão (ex: capas mágicas, botas de esquiva).
- Postura defensiva, feitiços e habilidades de evasão.
O valor final da Defesa será usado em um teste de comparação contra a rolagem de precisão do atacante. Se a Defesa superar o ataque, o golpe é evitado — o personagem não sofre dano algum.
Bloqueio
Caso o ataque acerte, entra em ação o Bloqueio, que também pode ser melhor chamado de Bloqueio do Dano. Essa etapa determina quanto do dano total o personagem conseguirá absorver ou mitigar com:
- Armaduras e equipamentos de proteção física.
- Barreiras mágicas ou escudos mágicos ativos.
- Postura de bloqueio (quando o personagem se prepara para resistir).
- Habilidades defensivas (ex: endurecimento, pele de pedra, etc.).
O Bloqueio reduz o dano causado, em caso estremo pode até zerá-lo (se o bloqueio for muito maior que o dano causado), mas normalmente não o anula completamente. É a última linha de defesa antes de o dano afetar os Pontos de Vida do personagem.
Resumo da Diferença
- Defesa do Ataque: impede que o ataque acerte — evita o dano por completo.
- Bloqueio do Dano: reduz o dano após o golpe ser bem-sucedido.