Ações do Jogador
Cada ação obrigatoriamente deve conter a informação:
- Tempo gasto (em minutos)
- Custo de Vigor (positivo = consome, negativo = recupera)
| Ação | Tempo (min) | Vigor |
|---|---|---|
| 1' Caminhar | 5 | 2 |
| 1' Correr | 2 | 5 |
| 1' Batalha Exaustiva | 2 | 5 |
| Conversar com NPC | 3 | 0 |
| Descansar sentado | 10 | -3 |
| Dormir | 480 | -50 |
| Combate (1 turno) | 1 | 3 |
Para mais detalhes sobre a passagem do tempo e Vigor veja os tópicos Estrutura Temporal e Ficha do Jogador#Vigor.
Tipos de Ações
- Passivas: como falar, observar, ler. Geralmente não consomem Vigor.
- Moderadas: andar, interagir com objetos. Consumo leve de Vigor.
- Exigentes: correr, lutar, nadar. Alto consumo de Vigor.
- Recuperativas: dormir, sentar, comer. Reduzem o cansaço (Vigor negativo).
Custo de Fadiga por Ação do Jogador
Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de Fadiga. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em pontos por minuto (ou por execução, quando aplicável).
O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a Fadiga Máxima, o personagem entra em exaustão. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em Ficha_do_Jogador#Fadiga)
Referência de Consumo por Tipo de Ação
A seguir, os valores estimados com base no comportamento humano e na progressão esperada do jogo:
| Tipo de Ação | Descrição | Fadiga por minuto |
|---|---|---|
| Caminhada leve | Movimento básico, passo regular | 3 |
| Corrida | Corrida contínua, sem pausas | 7 |
| Batalha leve | Combate curto ou com inimigos simples | 12 |
| Batalha exaustiva | Combate prolongado, com chefes ou vários inimigos | 22 |
| Carregar peso médio | Transporte de carga moderada | 5 |
| Carregar peso elevado | Transporte pesado (sobrecarga ou resistência baixa) | 10 |
| Nadar | Nado contínuo em ambiente natural | 9 |
| Subida íngreme | Subir colinas, escadas longas, escaladas | 8 |
| Atos sociais intensos | Discurso prolongado, argumentação tensa | 2 |
| Concentração mágica | Conjuração de feitiços, uso prolongado de foco mágico | 6 |
| Esquiva intensa | Rolamentos, saltos e ações evasivas rápidas | 10 |
| Atos furtivos | Movimento cauteloso, oculto e contínuo | 4 |
| Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores. |
Recuperação da Fadiga
Algumas ações provocam efeito de recuperação de Fadiga, ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:
Sentar para descansar: −4 por minuto
Dormir: −30 por hora
Meditação (com habilidade): −10 por minuto
Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)
Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto
A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de exaustão possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.