Estrutura Temporal
Controle do Tempo
A contagem de tempo em Mystery Realms é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:
Ano X, Dia Y, HH:MM
Exemplo: Ano 2, Dia 145, 18:23
Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais.
Estações do Ano
O ano possui 365 dias fixos (sem anos bissextos) e está dividido em quatro estações:
| Estação | Dias | Início |
|---|---|---|
| Verão | 1–91 | Ano X, Dia 1 |
| Outono | 92–182 | Ano X, Dia 92 |
| Inverno | 183–273 | Ano X, Dia 183 |
| Primavera | 274–365 | Ano X, Dia 274 |
| O jogo sempre começa no primeiro dia do verão, em Ano 0, Dia 1. |
Fases do Dia
Cada dia possui 24 horas divididas em quatro fases principais, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais:
| Fase do Dia | Horário |
|---|---|
| Amanhecer | 05:00 – 07:59 |
| Dia | 08:00 – 17:59 |
| Anoitecer | 18:00 – 19:59 |
| Noite | 20:00 – 04:59 |
| Algumas criaturas ou eventos só ocorrem em horários específicos, como à noite ou ao amanhecer. |
Fases da Lua
A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:
| Fase da Lua | Dias do Ciclo |
|---|---|
| Nova | 1–7 |
| Crescente | 8–14 |
| Cheia | 15–21 |
| Minguante | 22–28 |
O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.
Aspectos Controlados pelo Tempo
Clima Dinâmico
As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:
- Verão: calor intenso, secas ocasionais.
- Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
- Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
- Primavera: chuvas e florescimento.
Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.
Ciclo de Plantas e Colheitas
Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.
Eventos Temporais
O calendário permite a criação de eventos únicos como:
- Festas em cidades
- Eclipses
- Missões sazonais
- Invasões temporárias
- Feiras de troca e comércio regional
Migração de Criaturas e NPCs
Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.
Ritmos Biológicos
Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.
| A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso. |
Passagem do Tempo
O tempo em Mystery Realms é uma constante que avança com base nas ações do jogador e do ambiente. Esse sistema permite um controle preciso de ciclos diários, estações, eventos sazonais e condições do personagem.
O jogo começa em:
- Ano: 0
- Dia: 1
- Hora: 06:00
- Estação: Verão
O tempo só avança com ações. Não há passagem automática.
Ações do Jogador
Cada ação que o jogador realiza obrigatoriamente deve ter definida o Tempo gasto na ação (em minutos). Desta forma, a cada ação o sistema avança o relógio.
As ações do jogador ficam documentadas em Ações do Jogador, mas veja um exemplo:
| Ação | Tempo (min) |
|---|---|
| Caminhar 100m | 5 |
| Correr 100m | 2 |
| Conversar com NPC | 3 |
| Descansar sentado | 10 |
| Dormir | 480 |
| Combate (1 turno) | 1 |
Vantagens do Sistema
- Incentiva o jogador a pensar no ritmo e no tempo das ações.
- Cria um ciclo realista de atividades e descanso.
- Impacta encontros e eventos baseados na hora e estação.
- Possibilita uso de habilidades ou itens que interfiram no tempo e Vigor.
- Esse sistema é projetado para permitir liberdade narrativa, sem comprometer a progressão ou o realismo do mundo.