Fadiga, Fome e Sede
Fadiga
A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como descanso (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la.
| Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador. |
Ao atingir o limite de Fadiga Máxima, o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em estado de exaustão, e eventualmente pode desmaiar.
O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar de acordo com Modificadores aplicados. Por exmeplo:
- Esforço físico intenso;
- Clima extremo (frio ou calor);
- Efeitos de Aflições;
- Maldições;
- Etc.
Fadiga Máxima
A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por:
Ao atingir esse valor, o jogador entra em exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos.
Fadiga Mínima
A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao dormir, ou se o personagem desmaiar.
Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir.
Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio.
Exaustão
Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo acumular até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso.
Efeitos da Exaustão:
- Redução proporcional da Força (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
- Redução da velocidade de movimento
- Redução da precisão de ataques e tempo de reação
Desmaio
Ao atingir 120% da Fadiga Máxima, o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental.
Para mais informações, veja Desmaio.
Sede
A Sede representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados.
Cálculo de Acúmulo de Sede
Fórmula:
Estágios de Sede
| Nível de Sede | Intervalo (%) | Efeitos |
|---|---|---|
| Nenhuma | 0% – 24% | Nenhum efeito negativo. |
| SEDE | 25% – 64% | -5% Precisão, +10% consumo de Fadiga, menor regeneração em descansos. |
| SEDE AGRAVADA | 65% – 99% | Todos os efeitos anteriores, -2 Força, -2 Percepção, sem regeneração de PV durante o sono. |
| Colapso | 100% | Desmaio imediato. |
Aceleradores de Sede
- Ambientes de alta temperatura ou baixa umidade
- Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso
- Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação
Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto.
Fome
A Fome simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos.
Cálculo de Acúmulo de Fome
Fórmula:
Estágios de Fome
| Nível de Fome | Intervalo (%) | Efeitos |
|---|---|---|
| Nenhuma | 0% – 42% | Nenhum efeito negativo. |
| FOME | 43% – 84% | -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis. |
| FOME AGRAVADA | 85% – 99% | Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento. |
| Colapso | 100% | Desmaio imediato. |
Aceleradores de Fome
- Esforço físico prolongado
- Frio extremo
- Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar
Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto.