Defesa e Bloqueio

De MysteryRealms
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Durante um combate em Mystery Realms, ataques passam por duas etapas distintas de verificação: a Defesa do Ataque e o Bloqueio do Dano. Esses dois conceitos são complementares e têm papéis diferentes no sistema de batalha.

Defesa

A Defesa, talvez melhor chamada de Defesa do Ataque, representa a capacidade do personagem de evitar que o ataque o atinja. Ela é composta por fatores como:

  • Agilidade e reflexos do personagem (influenciados por atributos como Destreza).
  • Equipamentos de evasão (ex: capas mágicas, botas de esquiva).
  • Postura defensiva, feitiços e habilidades de evasão.

O valor final da Defesa será usado em um teste de comparação contra a rolagem de precisão do atacante. Se a Defesa superar o ataque, o golpe é evitado — o personagem não sofre dano algum.

Bloqueio

Caso o ataque acerte, entra em ação o Bloqueio, que também pode ser melhor chamado de Bloqueio do Dano. Essa etapa determina quanto do dano total o personagem conseguirá absorver ou mitigar com:

  • Armaduras e equipamentos de proteção física.
  • Barreiras mágicas ou escudos mágicos ativos.
  • Postura de bloqueio (quando o personagem se prepara para resistir).
  • Habilidades defensivas (ex: endurecimento, pele de pedra, etc.).

O Bloqueio reduz o dano causado, em caso estremo pode até zerá-lo (se o bloqueio for muito maior que o dano causado), mas normalmente não o anula completamente. É a última linha de defesa antes de o dano afetar os Pontos de Vida do personagem.


Resumo da Diferença

  • Defesa do Ataque: impede que o ataque acerte — evita o dano por completo.
  • Bloqueio do Dano: reduz o dano após o golpe ser bem-sucedido.
Ter alta Defesa não significa que o personagem aguenta mais golpes — significa que ele será atingido com menos frequência. Já o Bloqueio define o quanto ele suporta os ataques que realmente o atingirem.