Modelo de Ficha de Armas

De MysteryRealms
Revisão de 17h11min de 9 de abril de 2025 por Rodrigogml (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo Arma e sua função primária é o ataque. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização.

Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDaArma.png|thumb|right|300px|Nome da Arma]]

'''Atributos do Item de Mão:'''
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.

'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Tipo de Arma:''' Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado
* '''Classe de Dano:''' Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc.
* '''Dado de Dano Base:''' Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6
* '''Atributo Primário:''' Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto
* '''Alcance:''' Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc.
* '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2
* '''Propriedades Especiais:''' Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc.
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
** '''Classes:''' Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2).
** '''Raças:''' Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1).

Observações Técnicas

  • O campo Tipo de Arma deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo.
  • A Classe de Dano deve estar em conformidade com os tipos definidos na página Danos e Aflições.
  • Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em Propriedades Especiais.
  • A Mão necessária interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo.
  • O Peso influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate.

Organização por Tipo

As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades.

Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça

As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo.