Acampamentos: mudanças entre as edições
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Ao montar um acampamento corretamente, o jogador reduz os efeitos adversos de ambientes naturalmente perigosos (com alto '''R - Risco de Hostilidade'''), aumentando a probabilidade de completar ciclos de sono e recuperar vida, moral ou energia conforme os parâmetros definidos para descanso. | |||
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* Realizar um teste de '''Sobrevivência''' com dificuldade variável de acordo com o terreno: | * Realizar um teste de '''Sobrevivência''' com dificuldade variável de acordo com o terreno: | ||
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Enquanto um acampamento está montado, há chance de encontros com inimigos, animais selvagens ou NPCs errantes. A chance base de encontro é: | Enquanto um acampamento está montado, há chance de encontros com inimigos, animais selvagens ou NPCs errantes. A chance base de encontro é: | ||
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Caso o grupo organize turnos de guarda, cada membro pode realizar um teste de '''Percepção'''. Se algum dos testes superar a '''Dificuldade do Encontro''' (entre 12 e 18), o grupo será alertado com antecedência, podendo agir normalmente no combate. | Caso o grupo organize turnos de guarda, cada membro pode realizar um teste de '''Percepção'''. Se algum dos testes superar a '''Dificuldade do Encontro''' (entre 12 e 18), o grupo será alertado com antecedência, podendo agir normalmente no combate. | ||
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Durante o acampamento, as seguintes classes podem realizar ações especiais: | Durante o acampamento, as seguintes classes podem realizar ações especiais: | ||
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Algumas raças têm vantagens em acampamentos: | Algumas raças têm vantagens em acampamentos: | ||
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* '''Draconatos:''' Produzem calor natural, podendo substituir fonte de calor em acampamentos pequenos. | * '''Draconatos:''' Produzem calor natural, podendo substituir fonte de calor em acampamentos pequenos. | ||
= Ambientes com Efeitos Especiais = | |||
Alguns locais no mundo oferecem efeitos únicos ao acampar: | Alguns locais no mundo oferecem efeitos únicos ao acampar: | ||
Edição das 03h44min de 13 de abril de 2025
O acampamento é uma estrutura temporária montada pelo jogador em regiões selvagens com o objetivo de melhorar as condições de descanso fora de estabelecimentos urbanos. Sua principal função é aumentar os níveis de Segurança (S) e Conforto (C) do local escolhido, diminuindo a chance de interrupções hostis durante o sono e melhorando a eficiência da recuperação.
Ao montar um acampamento corretamente, o jogador reduz os efeitos adversos de ambientes naturalmente perigosos (com alto R - Risco de Hostilidade), aumentando a probabilidade de completar ciclos de sono e recuperar vida, moral ou energia conforme os parâmetros definidos para descanso.
Preparação do Acampamento
Para montar um acampamento, o jogador ou grupo precisa:
- Estar em uma área que permita (fora de combate e zona relativamente segura).
- Ter os itens básicos: kit de acampamento, saco de dormir e fonte de calor (como lenha ou pedra encantada).
- Realizar um teste de Sobrevivência com dificuldade variável de acordo com o terreno:
- Floresta: Dificuldade 10
- Montanha: Dificuldade 12
- Neve ou Deserto: Dificuldade 14
- Ruínas ou Pântano: Dificuldade 16
- Falha no teste:** o acampamento é precário (qualidade ruim).
- Sucesso parcial:** qualidade normal.
- Sucesso total (dif. +5 ou mais):** qualidade boa ou excelente.
Benefícios do Acampamento
- Permite Domir com mais segurança e conforto do que dormir diretamente no ambiente.
- Pode melhorar a recuperação, conforme a qualidade.
- Pode restaurar moral, dependendo da interação entre os membros do grupo.
- Reduz a chance de encontros aleatórios durante a noite (quanto melhor o acampamento, menor a chance).
Interações Possíveis Durante o Acampamento
Durante o período de descanso, o jogador pode optar por:
- Cozinhar refeições que aumentam recuperação.
- Conversar com NPCs para aprofundar relacionamentos.
- Meditar ou realizar feitiços de purificação.
- Realizar manutenção de equipamentos.
- Estudar livros ou realizar pesquisas (classe: sábio ou mago).
- Realizar turnos de guarda para reduzir o risco de emboscadas.
Observações
- Ter uma barraca mágica ou abrigo portátil melhora automaticamente a qualidade de acordo com o bonus do item.
- Poções consumidas durante o acampamento podem ter efeito potencializado.
- Locais marcados como "Locais Sagrados", "Pedras Ancestrais" ou "Ruínas Protegidas" podem ter efeitos extras.
Encontros Durante o Acampamento
Enquanto um acampamento está montado, há chance de encontros com inimigos, animais selvagens ou NPCs errantes. A chance base de encontro é:
- Acampamento precário: Qualidade = 0
- Acampamento normal: Qualidade = 1
- Acampamento bom: Qualidade = 2
- Acampamento excelente: Qualidade = 3
Teste de Guarda
Caso o grupo organize turnos de guarda, cada membro pode realizar um teste de Percepção. Se algum dos testes superar a Dificuldade do Encontro (entre 12 e 18), o grupo será alertado com antecedência, podendo agir normalmente no combate.
Se todos falharem, o grupo será pego de surpresa e os inimigos terão vantagem no primeiro turno.
Bônus Específicos por Classe
Durante o acampamento, as seguintes classes podem realizar ações especiais:
- Caçador: Pode caçar para obter ingredientes e suprimentos. Teste de Sobrevivência para aumentar recuperação por alimentação.
- Clérigo: Pode realizar bênçãos no acampamento, garantindo recuperação de pontos de vida adicional (+10%) e proteção espiritual.
- Bardo: Pode tocar ou contar histórias para restaurar moral do grupo, removendo aflições leves ou restaurando afinidade.
- Sábio: Pode estudar grimórios ou artefatos e oferecer bônus temporários (+1 em testes de magia ou conhecimento por 24h).
- Alquimista: Pode fabricar poções simples ou itens temporários, se tiver os insumos.
Bônus Específicos por Raça
Algumas raças têm vantagens em acampamentos:
- Anões: Menor penalidade em terrenos difíceis (montanha, pedra, ruínas).
- Elfos e Meio-elfos: Não precisam dormir completamente (apenas meditação), permitindo manter vigília com menor penalidade.
- Halflings: Reduzem chance de encontros aleatórios em +5% (são discretos).
- Draconatos: Produzem calor natural, podendo substituir fonte de calor em acampamentos pequenos.
Ambientes com Efeitos Especiais
Alguns locais no mundo oferecem efeitos únicos ao acampar:
- Ruínas Antigas: chance de sonhos proféticos.
- Locais Sagrados: bônus de recuperação dobrados.
- Florestas Místicas: presença de espíritos benevolentes que aceleram o descanso.
- Áreas Amaldiçoadas: descanso é perturbado (metade da recuperação e risco de aflições).
| Esses efeitos podem ser combinados com eventos narrativos ou quests especiais, criando interações imersivas com o ambiente. |