Estrutura Temporal: mudanças entre as edições

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Criou página com '= Estrutura Temporal = A contagem de tempo em ''Mystery Realms'' é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato: '''Ano X, Dia Y, HH:MM''' Exemplo: ''Ano 2, Dia 145, 18:23'' Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais. == Estações do Ano == O ano possui '''365 dias''' fixos (sem anos bissextos)...'
 
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A contagem de tempo em ''Mystery Realms'' é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:
A contagem de tempo em ''Mystery Realms'' é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:
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{{nota|A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso.}}
{{nota|A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso.}}
= Consumo do Tempo =
A definição sobre como o tempo passa (ou é consumido pelo jogador) está definido em [[Ações do Jogador]].

Edição das 19h51min de 24 de março de 2025

Controle do Tempo

A contagem de tempo em Mystery Realms é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:

Ano X, Dia Y, HH:MM

Exemplo: Ano 2, Dia 145, 18:23

Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais.

Estações do Ano

O ano possui 365 dias fixos (sem anos bissextos) e está dividido em quatro estações:

Estação Dias Início
Verão 1–91 Ano X, Dia 1
Outono 92–182 Ano X, Dia 92
Inverno 183–273 Ano X, Dia 183
Primavera 274–365 Ano X, Dia 274
O jogo sempre começa no primeiro dia do verão, em Ano 0, Dia 1.


Fases do Dia

Cada dia possui 24 horas divididas em quatro fases principais, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais:

Fase do Dia Horário
Amanhecer 05:00 – 07:59
Dia 08:00 – 17:59
Anoitecer 18:00 – 19:59
Noite 20:00 – 04:59
Algumas criaturas ou eventos só ocorrem em horários específicos, como à noite ou ao amanhecer.


Fases da Lua

A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:

Fase da Lua Dias do Ciclo
Nova 1–7
Crescente 8–14
Cheia 15–21
Minguante 22–28

O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.

Outros Aspectos Controlados pelo Tempo

Clima Dinâmico

As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:

  • Verão: calor intenso, secas ocasionais.
  • Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
  • Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
  • Primavera: chuvas e florescimento.

Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.

Ciclo de Plantas e Colheitas

Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.

Eventos Temporais

O calendário permite a criação de eventos únicos como:

  • Festas em cidades
  • Eclipses
  • Missões sazonais
  • Invasões temporárias
  • Feiras de troca e comércio regional

Migração de Criaturas e NPCs

Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.

Ritmos Biológicos

Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.

A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso.


Consumo do Tempo

A definição sobre como o tempo passa (ou é consumido pelo jogador) está definido em Ações do Jogador.