Morte e Desmaios: mudanças entre as edições
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Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso. | Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso. | ||
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= Desmaio = | |||
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente. | O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente. | ||
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas. | * Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas. | ||
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= Recuperação Natural = | |||
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem: | Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem: | ||
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Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias: | Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias: | ||
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= Consequências Narrativas = | |||
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos: | Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos: | ||
Edição das 18h43min de 9 de abril de 2025
A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.
Estado Crítico
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.
- Se o teste for bem-sucedido:
- O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
- Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
- Se o teste falhar:
- O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.
Desmaio
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
- Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
- Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
- É possível recuperar-se com auxílio de aliados ou através do tempo.
Recuperação Natural
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:
- Equivale a entrar automaticamente no estado de Dormir, com as seguintes condições:
- Não acorda por eventos externos até a recuperação completa.
- Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
- Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5.
- Recupera-se ao restaurar completamente os Pontos de Vida, Fadiga e Fadiga Mínima.
- Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.
Penalidades Pós-Desmaio
Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:
- Fadiga Elevada: Fadiga é consumida 2x mais rápido por 24 horas de jogo.
- Mal-Estar Temporário: Redução de -1 em todos os Atributos Principais por 24h ou até descanso apropriado.
- Recuperação Reduzida: Cura reduzida pela metade por 24h.
Consequências Narrativas
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
- Perda de Inventário:
- Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
- Animais: comida, roupas leves, poções.
- Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
- Montaria:
- Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
- Situações Possíveis:
- Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
- Ser transportado para outro local.
- Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.