Defesa e Bloqueio: mudanças entre as edições
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A '''Defesa''' | A '''Defesa''' representa a capacidade do personagem de evitar completamente que um ataque o atinja. O valor de defesa é determinado por: | ||
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* '''Postura defensiva''' ativa no turno. | |||
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* '''Escudos físicos''' ou '''barreiras mágicas'''. | |||
* '''Posturas defensivas''', como "preparar bloqueio". | |||
* '''Habilidades ativas ou passivas''' (ex: endurecimento, pele rochosa). | |||
* '''Feitiços de proteção''' ou bênçãos específicas. | |||
O bloqueio é calculado em valor percentual ou absoluto, dependendo das configurações do jogo. Os sistemas mais comuns utilizam: | |||
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Bloqueios podem ser gerais ou específicos por tipo de dano (ex: 30% contra Corte, 10% contra Fogo). | |||
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* '''Defesa do Ataque:''' evita que o golpe acerte — anula totalmente o dano. | |||
* '''Bloqueio do Dano:''' reduz o dano sofrido após o golpe acertar. | |||
= Notas Técnicas = | |||
* A Defesa é comparativa com a rolagem do atacante, enquanto o Bloqueio atua sobre o dano já confirmado. | |||
* Sistemas com penalidades por '''Fadiga''', '''Aflições''' ou ambiente podem alterar Defesa ou Bloqueio dinamicamente. | |||
* Alguns efeitos ignoram bloqueio (ex: dano mágico puro) e devem ser definidos na ficha da habilidade. | |||
* Itens de proteção (armaduras, escudos) devem especificar se fornecem Defesa, Bloqueio ou ambos. | |||
Edição atual tal como às 18h37min de 9 de abril de 2025
Durante um combate em jogos desenvolvidos com a engine PlayTale, ataques seguem duas etapas distintas de verificação: a Defesa do Ataque e o Bloqueio do Dano. Esses dois conceitos são complementares e possuem funções diferentes no sistema de batalha.
Defesa
A Defesa representa a capacidade do personagem de evitar completamente que um ataque o atinja. O valor de defesa é determinado por:
- Agilidade e reflexos do personagem (ex: atributo de Destreza).
- Equipamentos de evasão (ex: capas, botas leves, itens mágicos).
- Postura defensiva ativa no turno.
- Habilidades ou feitiços de esquiva e camuflagem.
Se a Precisão do atacante (1d20 + modificadores) for inferior ao valor de Defesa do defensor, o ataque é evitado completamente — ou seja, nenhum dano é aplicado.
Bloqueio
Quando um ataque supera a Defesa e acerta o alvo, aplica-se então o valor de Bloqueio. O bloqueio reduz o dano causado, representando a capacidade do personagem em resistir, absorver ou amortecer parte do impacto.
Fontes comuns de bloqueio incluem:
- Armaduras e equipamentos de proteção corporal.
- Escudos físicos ou barreiras mágicas.
- Posturas defensivas, como "preparar bloqueio".
- Habilidades ativas ou passivas (ex: endurecimento, pele rochosa).
- Feitiços de proteção ou bênçãos específicas.
O bloqueio é calculado em valor percentual ou absoluto, dependendo das configurações do jogo. Os sistemas mais comuns utilizam:
Bloqueios podem ser gerais ou específicos por tipo de dano (ex: 30% contra Corte, 10% contra Fogo).
Diferença Prática
- Defesa do Ataque: evita que o golpe acerte — anula totalmente o dano.
- Bloqueio do Dano: reduz o dano sofrido após o golpe acertar.
Notas Técnicas
- A Defesa é comparativa com a rolagem do atacante, enquanto o Bloqueio atua sobre o dano já confirmado.
- Sistemas com penalidades por Fadiga, Aflições ou ambiente podem alterar Defesa ou Bloqueio dinamicamente.
- Alguns efeitos ignoram bloqueio (ex: dano mágico puro) e devem ser definidos na ficha da habilidade.
- Itens de proteção (armaduras, escudos) devem especificar se fornecem Defesa, Bloqueio ou ambos.