Fadiga, Fome e Sede: mudanças entre as edições
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A '''Fadiga''' representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a | A '''Fadiga''' representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a '''Fadiga'''. Algumas poucas atividades consideradas como '''descanso''' (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la. | ||
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O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar com: | |||
* | Ao atingir o limite de '''Fadiga Máxima''', o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em '''estado de exaustão''', e eventualmente pode '''desmaiar'''. | ||
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* | O ritmo de acúmulo da '''Fadiga''' pode aumentar de acordo com '''[[Modificadores]]''' aplicados. Por exmeplo: | ||
* Esforço físico intenso; | |||
* Clima extremo (frio ou calor); | |||
* Efeitos de Aflições; | |||
* Maldições; | |||
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== Fadiga Máxima == | == Fadiga Máxima == | ||
A '''Fadiga Máxima''' define o valor máximo de Fadiga que | A '''Fadiga Máxima''' define o valor máximo de '''Fadiga''' que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por: | ||
<math>\text{Fadiga}_{\text{máx}} = (\text{CON} + \text{VON}) \times 100</math> | |||
Ao atingir esse valor, o jogador entra em '''exaustão''', sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos. | |||
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A '''Fadiga Mínima''' é o limite inferior da '''Fadiga'''. | A '''Fadiga Mínima''' é o limite inferior da '''Fadiga'''. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao '''dormir''', ou se o personagem '''desmaiar'''. | ||
Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir. | |||
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Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio. | |||
== Exaustão == | == Exaustão == | ||
Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em '''estado de exaustão''', podendo | Quando a '''Fadiga''' ultrapassa a '''Fadiga Máxima''', o personagem entra em '''estado de exaustão''', podendo acumular até '''120%''' da '''Fadiga Máxima'''. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso. | ||
<math>\text{Exaustão} = \text{Fadiga}_{\text{máx}} \times 1{,}2</math> | |||
'''Efeitos da Exaustão:''' | |||
* Redução proporcional da '''Força''' (ex: Fadiga em 110% = -10% de força) | |||
* Redução da '''velocidade de movimento''' | |||
* Redução da '''precisão de ataques''' e '''tempo de reação''' | |||
== Desmaio == | == Desmaio == | ||
Ao atingir '''120% da Fadiga Máxima''', o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental. | |||
Para mais informações, veja [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]]. | |||
= Sede = | = Sede = | ||
A '''Sede''' representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados. | |||
== Cálculo de Acúmulo de Sede == | == Cálculo de Acúmulo de Sede == | ||
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<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \times \text{Fator Ambiental} \approx 0{,}0347\%</math> | |||
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* Ambientes de '''alta temperatura''' ou '''baixa umidade''' | |||
* Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso | |||
* Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação | |||
Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto. | |||
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A '''Fome''' simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos. | |||
== Cálculo de Acúmulo de Fome == | == Cálculo de Acúmulo de Fome == | ||
'''Fórmula:''' | |||
<math>\text{Fome}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{7 \times 24 \times 60} \times \text{Fatores Ambientais} \approx 0{,}0099\%</math> | |||
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| FOME || 43% – 84% || -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis. | | [[Modificadores#FOME|FOME]] || 43% – 84% || -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis. | ||
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| Colapso || 100% || Desmaio imediato. | | Colapso || 100% || Desmaio imediato. | ||
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== Aceleradores de Fome == | == Aceleradores de Fome == | ||
* | * Esforço físico prolongado | ||
* Frio extremo | * Frio extremo | ||
* | * Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar | ||
Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto. | |||
Edição das 19h01min de 30 de março de 2025
Fadiga
A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como descanso (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la.
| Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador. |
Ao atingir o limite de Fadiga Máxima, o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em estado de exaustão, e eventualmente pode desmaiar.
O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar de acordo com Modificadores aplicados. Por exmeplo:
- Esforço físico intenso;
- Clima extremo (frio ou calor);
- Efeitos de Aflições;
- Maldições;
- Etc.
Fadiga Máxima
A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por:
Ao atingir esse valor, o jogador entra em exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos.
Fadiga Mínima
A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao dormir, ou se o personagem desmaiar.
Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir.
Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio.
Exaustão
Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo acumular até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso.
Efeitos da Exaustão:
- Redução proporcional da Força (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
- Redução da velocidade de movimento
- Redução da precisão de ataques e tempo de reação
Desmaio
Ao atingir 120% da Fadiga Máxima, o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental.
Para mais informações, veja Desmaio.
Sede
A Sede representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados.
Cálculo de Acúmulo de Sede
Fórmula:
Estágios de Sede
| Nível de Sede | Intervalo (%) | Efeitos |
|---|---|---|
| Nenhuma | 0% – 24% | Nenhum efeito negativo. |
| SEDE | 25% – 64% | -5% Precisão, +10% consumo de Fadiga, menor regeneração em descansos. |
| SEDE AGRAVADA | 65% – 99% | Todos os efeitos anteriores, -2 Força, -2 Percepção, sem regeneração de PV durante o sono. |
| Colapso | 100% | Desmaio imediato. |
Aceleradores de Sede
- Ambientes de alta temperatura ou baixa umidade
- Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso
- Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação
Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto.
Fome
A Fome simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos.
Cálculo de Acúmulo de Fome
Fórmula:
Estágios de Fome
| Nível de Fome | Intervalo (%) | Efeitos |
|---|---|---|
| Nenhuma | 0% – 42% | Nenhum efeito negativo. |
| FOME | 43% – 84% | -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis. |
| FOME AGRAVADA | 85% – 99% | Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento. |
| Colapso | 100% | Desmaio imediato. |
Aceleradores de Fome
- Esforço físico prolongado
- Frio extremo
- Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar
Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto.