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= Controle do Tempo =
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A contagem de tempo em '''Mystery Realms''' é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:
A '''PlayTale Engine''' utiliza um sistema padronizado de controle temporal baseado em unidades absolutas de tempo, medido em '''minutos inteiros'''. Internamente, o tempo é representado como um contador crescente que inicia em '''0''' no momento em que o jogador começa sua jornada.


'''Ano X, Dia Y, HH:MM'''
Esse sistema serve como base para o funcionamento de eventos temporais, ciclos naturais, variações ambientais, efeitos biológicos, e a sincronização de ações e comportamentos do mundo.


Exemplo: ''Ano 2, Dia 145, 18:23''
== Unidade de Tempo ==


Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais.
* '''Unidade base:''' 1 minuto (inteiro)
* '''Tempo inicial:''' 0 minutos (momento em que o mundo é iniciado)


== Estações do Ano ==
Toda conversão para formatos legíveis (como ano, dia, hora e minuto) deve ser feita a partir desse valor absoluto, utilizando os parâmetros definidos pelo mundo específico.


O ano possui '''365 dias''' fixos (sem anos bissextos) e está dividido em quatro estações:
== Definição Temporal por Mundo ==


Cada '''Mundo''' definido na engine deve obrigatoriamente declarar os seguintes parâmetros para seu funcionamento temporal:
* '''Minutos por Hora''' – Quantos minutos compõem uma hora no mundo.
* '''Horas por Dia''' – Quantas horas existem por dia.
* '''Dias por Ano''' – Quantos dias existem em um ano completo.
* '''Fases do Dia''' – Lista de fases (como ''Amanhecer'', ''Noite'', etc.), com seus horários de início e fim, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais.
* '''Estações do Ano''' – Número de estações e a duração de cada uma (em dias ou intervalo de datas).
* '''Ciclos Lunares (opcional)''' – Parâmetros que definem a existência e comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados.
Essas informações permitem converter a contagem absoluta de minutos em um formato como:
<pre>Ano X, Dia Y, HH:MM</pre>
== Exemplo de Mundo Padrão ==
'''Parâmetros de Tempo''':
* 60 minutos por hora
* 24 horas por dia
* 365 dias por ano (sem anos bissextos)
'''Estações do Ano:'''
O ano dividido em quatro estações:
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! Estação !! Dias !! Início
! Estação !! Dias !! Início
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{{nota|O jogo sempre começa no primeiro dia do verão, em Ano 0, Dia 1.}}
'''Fases do Dia:'''
 
O dia fica dividido em quatro fases principais:
== Fases do Dia ==
 
Cada dia possui 24 horas divididas em quatro fases principais, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais:
 
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! Fase do Dia !! Horário
! Fase do Dia !! Horário
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{{nota|Algumas criaturas ou eventos só ocorrem em horários específicos, como à noite ou ao amanhecer.}}
== Fases da Lua ==


'''Fases da Lua:'''
A lua segue um ciclo de '''28 dias''', com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:
A lua segue um ciclo de '''28 dias''', com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:
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! Fase da Lua !! Dias do Ciclo
! Fase da Lua !! Dias do Ciclo
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| Minguante || 22–28
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O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.
'''Exemplo de Contagem:'''
* Converte o minuto 0 em:
:* '''Ano:''' 0
:* '''Dia:''' 1
:* '''Hora:''' 00:00
* E o minuto 1500 em:
:* '''Ano:''' 0
:* '''Dia:''' 2
:* '''Hora:''' 01:00
Essa estrutura permite compatibilidade com mundos diversos, desde realistas até fantásticos ou futuristas, cada um com seu próprio ritmo temporal e lógica sazonal.
{{nota|A contagem interna por minutos garante precisão, simplicidade matemática e flexibilidade de ambientação, tornando a PlayTale Engine aplicável a qualquer universo narrativo.}}


O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.


= Aspectos Controlados pelo Tempo =
= Aspectos Controlados pelo Tempo =

Edição das 13h29min de 30 de março de 2025

Controle do Tempo

A PlayTale Engine utiliza um sistema padronizado de controle temporal baseado em unidades absolutas de tempo, medido em minutos inteiros. Internamente, o tempo é representado como um contador crescente que inicia em 0 no momento em que o jogador começa sua jornada.

Esse sistema serve como base para o funcionamento de eventos temporais, ciclos naturais, variações ambientais, efeitos biológicos, e a sincronização de ações e comportamentos do mundo.

Unidade de Tempo

  • Unidade base: 1 minuto (inteiro)
  • Tempo inicial: 0 minutos (momento em que o mundo é iniciado)

Toda conversão para formatos legíveis (como ano, dia, hora e minuto) deve ser feita a partir desse valor absoluto, utilizando os parâmetros definidos pelo mundo específico.

Definição Temporal por Mundo

Cada Mundo definido na engine deve obrigatoriamente declarar os seguintes parâmetros para seu funcionamento temporal:

  • Minutos por Hora – Quantos minutos compõem uma hora no mundo.
  • Horas por Dia – Quantas horas existem por dia.
  • Dias por Ano – Quantos dias existem em um ano completo.
  • Fases do Dia – Lista de fases (como Amanhecer, Noite, etc.), com seus horários de início e fim, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais.
  • Estações do Ano – Número de estações e a duração de cada uma (em dias ou intervalo de datas).
  • Ciclos Lunares (opcional) – Parâmetros que definem a existência e comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados.

Essas informações permitem converter a contagem absoluta de minutos em um formato como:

Ano X, Dia Y, HH:MM

Exemplo de Mundo Padrão

Parâmetros de Tempo:

  • 60 minutos por hora
  • 24 horas por dia
  • 365 dias por ano (sem anos bissextos)

Estações do Ano: O ano dividido em quatro estações:

Estação Dias Início
Verão 1–91 Ano X, Dia 1
Outono 92–182 Ano X, Dia 92
Inverno 183–273 Ano X, Dia 183
Primavera 274–365 Ano X, Dia 274

Fases do Dia: O dia fica dividido em quatro fases principais:

Fase do Dia Horário
Amanhecer 05:00 – 07:59
Dia 08:00 – 17:59
Anoitecer 18:00 – 19:59
Noite 20:00 – 04:59


Fases da Lua: A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:

Fase da Lua Dias do Ciclo
Nova 1–7
Crescente 8–14
Cheia 15–21
Minguante 22–28

O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.


Exemplo de Contagem:

  • Converte o minuto 0 em:
  • Ano: 0
  • Dia: 1
  • Hora: 00:00
  • E o minuto 1500 em:
  • Ano: 0
  • Dia: 2
  • Hora: 01:00


Essa estrutura permite compatibilidade com mundos diversos, desde realistas até fantásticos ou futuristas, cada um com seu próprio ritmo temporal e lógica sazonal.


A contagem interna por minutos garante precisão, simplicidade matemática e flexibilidade de ambientação, tornando a PlayTale Engine aplicável a qualquer universo narrativo.




Aspectos Controlados pelo Tempo

Clima Dinâmico

As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:

  • Verão: calor intenso, secas ocasionais.
  • Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
  • Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
  • Primavera: chuvas e florescimento.

Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.

Ciclo de Plantas e Colheitas

Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.

Eventos Temporais

O calendário permite a criação de eventos únicos como:

  • Festas em cidades
  • Eclipses
  • Missões sazonais
  • Invasões temporárias
  • Feiras de troca e comércio regional

Migração de Criaturas e NPCs

Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.

Ritmos Biológicos

Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.

A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso.


Passagem do Tempo

O tempo em Mystery Realms é uma constante que avança com base nas ações do jogador e do ambiente. Esse sistema permite um controle preciso de ciclos diários, estações, eventos sazonais e condições do personagem.

O jogo começa em:

  • Ano: 0
  • Dia: 1
  • Hora: 06:00
  • Estação: Verão

O tempo só avança com ações do jogador. Não há passagem automática.


Ações do Jogador

Cada ação que o jogador realiza obrigatoriamente deve ter definida o Tempo gasto na ação (em minutos). Desta forma, a cada ação o sistema avança o relógio.

As ações do jogador, assim como mais detalhes do tempo e consumo de Vigor estão documentadas em Ações do Jogador.