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'''PRECISA DE REVISÃO E ACERTO AOS DETALHES'''


O acampamento é uma forma narrativa e prática de permitir descanso em regiões selvagens, durante expedições ou explorações longas. Oferece uma forma segura de '''Dormir''' fora de vilas, cidades ou estalagens.
O acampamento é uma forma narrativa e prática de permitir descanso em regiões selvagens, durante expedições ou explorações longas. Oferece uma forma segura de '''Dormir''' fora de vilas, cidades ou estalagens.

Edição das 02h23min de 28 de março de 2025

PRECISA DE REVISÃO E ACERTO AOS DETALHES

O acampamento é uma forma narrativa e prática de permitir descanso em regiões selvagens, durante expedições ou explorações longas. Oferece uma forma segura de Dormir fora de vilas, cidades ou estalagens.


Preparação do Acampamento

Para montar um acampamento, o jogador ou grupo precisa:

  • Estar em uma área que permita (fora de combate e zona relativamente segura).
  • Ter os itens básicos: kit de acampamento, saco de dormir e fonte de calor (como lenha ou pedra encantada).
  • Realizar um teste de Sobrevivência com dificuldade variável de acordo com o terreno:
 * Floresta: Dificuldade 10
 * Montanha: Dificuldade 12
 * Neve ou Deserto: Dificuldade 14
 * Ruínas ou Pântano: Dificuldade 16
    • Falha no teste:** o acampamento é precário (qualidade ruim).
    • Sucesso parcial:** qualidade normal.
    • Sucesso total (dif. +5 ou mais):** qualidade boa ou excelente.


Benefícios do Acampamento

  • Permite Domir com mais segurança e conforto do que dormir diretamente no ambiente.
  • Pode melhorar a recuperação, conforme a qualidade.
  • Pode restaurar moral, dependendo da interação entre os membros do grupo.
  • Reduz a chance de encontros aleatórios durante a noite (quanto melhor o acampamento, menor a chance).


Interações Possíveis Durante o Acampamento

Durante o período de descanso, o jogador pode optar por:

  • Cozinhar refeições que aumentam recuperação.
  • Conversar com NPCs para aprofundar relacionamentos.
  • Meditar ou realizar feitiços de purificação.
  • Realizar manutenção de equipamentos.
  • Estudar livros ou realizar pesquisas (classe: sábio ou mago).
  • Realizar turnos de guarda para reduzir o risco de emboscadas.


Observações

  • Ter uma barraca mágica ou abrigo portátil melhora automaticamente a qualidade de acordo com o bonus do item.
  • Poções consumidas durante o acampamento podem ter efeito potencializado.
  • Locais marcados como "Locais Sagrados", "Pedras Ancestrais" ou "Ruínas Protegidas" podem ter efeitos extras.
O acampamento é uma ferramenta valiosa em expedições longas e permite personalizar o ritmo da jornada do grupo. Ele também é uma oportunidade de desenvolver o enredo e aprofundar a interação com o mundo.



Encontros Durante o Acampamento

Enquanto um acampamento está montado, há chance de encontros com inimigos, animais selvagens ou NPCs errantes. A chance base de encontro é:

Chance Base=10%(Qualidade do Acampamento×2%)

  • Acampamento precário: Qualidade = 0
  • Acampamento normal: Qualidade = 1
  • Acampamento bom: Qualidade = 2
  • Acampamento excelente: Qualidade = 3


Teste de Guarda

Caso o grupo organize turnos de guarda, cada membro pode realizar um teste de Percepção. Se algum dos testes superar a Dificuldade do Encontro (entre 12 e 18), o grupo será alertado com antecedência, podendo agir normalmente no combate.

Se todos falharem, o grupo será pego de surpresa e os inimigos terão vantagem no primeiro turno.


Bônus Específicos por Classe

Durante o acampamento, as seguintes classes podem realizar ações especiais:

  • Caçador: Pode caçar para obter ingredientes e suprimentos. Teste de Sobrevivência para aumentar recuperação por alimentação.
  • Clérigo: Pode realizar bênçãos no acampamento, garantindo recuperação de pontos de vida adicional (+10%) e proteção espiritual.
  • Bardo: Pode tocar ou contar histórias para restaurar moral do grupo, removendo aflições leves ou restaurando afinidade.
  • Sábio: Pode estudar grimórios ou artefatos e oferecer bônus temporários (+1 em testes de magia ou conhecimento por 24h).
  • Alquimista: Pode fabricar poções simples ou itens temporários, se tiver os insumos.

Bônus Específicos por Raça

Algumas raças têm vantagens em acampamentos:

  • Anões: Menor penalidade em terrenos difíceis (montanha, pedra, ruínas).
  • Elfos e Meio-elfos: Não precisam dormir completamente (apenas meditação), permitindo manter vigília com menor penalidade.
  • Halflings: Reduzem chance de encontros aleatórios em +5% (são discretos).
  • Draconatos: Produzem calor natural, podendo substituir fonte de calor em acampamentos pequenos.

Ambientes com Efeitos Especiais

Alguns locais no mundo oferecem efeitos únicos ao acampar:

  • Ruínas Antigas: chance de sonhos proféticos.
  • Locais Sagrados: bônus de recuperação dobrados.
  • Florestas Místicas: presença de espíritos benevolentes que aceleram o descanso.
  • Áreas Amaldiçoadas: descanso é perturbado (metade da recuperação e risco de aflições).
Esses efeitos podem ser combinados com eventos narrativos ou quests especiais, criando interações imersivas com o ambiente.