Estrutura Temporal: mudanças entre as edições
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Esse sistema serve como base para o funcionamento de eventos temporais, ciclos naturais, variações ambientais, efeitos biológicos, e a sincronização de ações e comportamentos do mundo. | |||
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Cada '''Mundo''' definido na engine deve obrigatoriamente declarar os seguintes parâmetros para seu funcionamento temporal: | |||
* '''Minutos por Hora''' – Quantos minutos compõem uma hora no mundo. | |||
* '''Horas por Dia''' – Quantas horas existem por dia. | |||
* '''Dias por Ano''' – Quantos dias existem em um ano completo. | |||
* '''Fases do Dia''' – Lista de fases (como ''Amanhecer'', ''Noite'', etc.), com seus horários de início e fim, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais. | |||
* '''Estações do Ano''' – Número de estações e a duração de cada uma (em dias ou intervalo de datas). | |||
* '''Ciclos Lunares (opcional)''' – Parâmetros que definem a existência e comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. | |||
Essas informações permitem converter a contagem absoluta de minutos em um formato como: | |||
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== Exemplo de Mundo Padrão == | |||
'''Parâmetros de Tempo''': | |||
* 60 minutos por hora | |||
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| Minguante || 22–28 | | Minguante || 22–28 | ||
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O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua. | |||
'''Exemplo de Contagem:''' | |||
* Converte o minuto 0 em: | |||
:* '''Ano:''' 0 | |||
:* '''Dia:''' 1 | |||
:* '''Hora:''' 00:00 | |||
* E o minuto 1500 em: | |||
:* '''Ano:''' 0 | |||
:* '''Dia:''' 2 | |||
:* '''Hora:''' 01:00 | |||
Essa estrutura permite compatibilidade com mundos diversos, desde realistas até fantásticos ou futuristas, cada um com seu próprio ritmo temporal e lógica sazonal. | |||
{{nota|A contagem interna por minutos garante precisão, simplicidade matemática e flexibilidade de ambientação, tornando a PlayTale Engine aplicável a qualquer universo narrativo.}} | |||
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Edição das 13h29min de 30 de março de 2025
Controle do Tempo
A PlayTale Engine utiliza um sistema padronizado de controle temporal baseado em unidades absolutas de tempo, medido em minutos inteiros. Internamente, o tempo é representado como um contador crescente que inicia em 0 no momento em que o jogador começa sua jornada.
Esse sistema serve como base para o funcionamento de eventos temporais, ciclos naturais, variações ambientais, efeitos biológicos, e a sincronização de ações e comportamentos do mundo.
Unidade de Tempo
- Unidade base: 1 minuto (inteiro)
- Tempo inicial: 0 minutos (momento em que o mundo é iniciado)
Toda conversão para formatos legíveis (como ano, dia, hora e minuto) deve ser feita a partir desse valor absoluto, utilizando os parâmetros definidos pelo mundo específico.
Definição Temporal por Mundo
Cada Mundo definido na engine deve obrigatoriamente declarar os seguintes parâmetros para seu funcionamento temporal:
- Minutos por Hora – Quantos minutos compõem uma hora no mundo.
- Horas por Dia – Quantas horas existem por dia.
- Dias por Ano – Quantos dias existem em um ano completo.
- Fases do Dia – Lista de fases (como Amanhecer, Noite, etc.), com seus horários de início e fim, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais.
- Estações do Ano – Número de estações e a duração de cada uma (em dias ou intervalo de datas).
- Ciclos Lunares (opcional) – Parâmetros que definem a existência e comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados.
Essas informações permitem converter a contagem absoluta de minutos em um formato como:
Ano X, Dia Y, HH:MM
Exemplo de Mundo Padrão
Parâmetros de Tempo:
- 60 minutos por hora
- 24 horas por dia
- 365 dias por ano (sem anos bissextos)
Estações do Ano: O ano dividido em quatro estações:
| Estação | Dias | Início |
|---|---|---|
| Verão | 1–91 | Ano X, Dia 1 |
| Outono | 92–182 | Ano X, Dia 92 |
| Inverno | 183–273 | Ano X, Dia 183 |
| Primavera | 274–365 | Ano X, Dia 274 |
Fases do Dia: O dia fica dividido em quatro fases principais:
| Fase do Dia | Horário |
|---|---|
| Amanhecer | 05:00 – 07:59 |
| Dia | 08:00 – 17:59 |
| Anoitecer | 18:00 – 19:59 |
| Noite | 20:00 – 04:59 |
Fases da Lua:
A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:
| Fase da Lua | Dias do Ciclo |
|---|---|
| Nova | 1–7 |
| Crescente | 8–14 |
| Cheia | 15–21 |
| Minguante | 22–28 |
O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.
Exemplo de Contagem:
- Converte o minuto 0 em:
- Ano: 0
- Dia: 1
- Hora: 00:00
- E o minuto 1500 em:
- Ano: 0
- Dia: 2
- Hora: 01:00
Essa estrutura permite compatibilidade com mundos diversos, desde realistas até fantásticos ou futuristas, cada um com seu próprio ritmo temporal e lógica sazonal.
| A contagem interna por minutos garante precisão, simplicidade matemática e flexibilidade de ambientação, tornando a PlayTale Engine aplicável a qualquer universo narrativo. |
Aspectos Controlados pelo Tempo
Clima Dinâmico
As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:
- Verão: calor intenso, secas ocasionais.
- Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
- Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
- Primavera: chuvas e florescimento.
Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.
Ciclo de Plantas e Colheitas
Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.
Eventos Temporais
O calendário permite a criação de eventos únicos como:
- Festas em cidades
- Eclipses
- Missões sazonais
- Invasões temporárias
- Feiras de troca e comércio regional
Migração de Criaturas e NPCs
Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.
Ritmos Biológicos
Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.
| A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso. |
Passagem do Tempo
O tempo em Mystery Realms é uma constante que avança com base nas ações do jogador e do ambiente. Esse sistema permite um controle preciso de ciclos diários, estações, eventos sazonais e condições do personagem.
O jogo começa em:
- Ano: 0
- Dia: 1
- Hora: 06:00
- Estação: Verão
O tempo só avança com ações do jogador. Não há passagem automática.
Ações do Jogador
Cada ação que o jogador realiza obrigatoriamente deve ter definida o Tempo gasto na ação (em minutos). Desta forma, a cada ação o sistema avança o relógio.
As ações do jogador, assim como mais detalhes do tempo e consumo de Vigor estão documentadas em Ações do Jogador.