Estrutura Temporal: mudanças entre as edições
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O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua. | O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua. | ||
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As estações e a posição geográfica afetam o clima da região: | As estações e a posição geográfica afetam o clima da região: | ||
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Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações. | Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações. | ||
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Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações. | Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações. | ||
== Eventos Temporais == | |||
O calendário permite a criação de eventos únicos como: | O calendário permite a criação de eventos únicos como: | ||
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* Feiras de troca e comércio regional | * Feiras de troca e comércio regional | ||
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Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários. | Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários. | ||
== Ritmos Biológicos == | |||
Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas. | Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas. | ||
Edição das 19h52min de 24 de março de 2025
Controle do Tempo
A contagem de tempo em Mystery Realms é fundamental para controlar eventos sazonais, ciclos de criaturas, rituais, agricultura e ritmo do mundo. Todo o tempo é registrado no formato:
Ano X, Dia Y, HH:MM
Exemplo: Ano 2, Dia 145, 18:23
Esse formato padronizado permite organizar clima, estações, fases lunares, descanso do jogador e eventos especiais.
Estações do Ano
O ano possui 365 dias fixos (sem anos bissextos) e está dividido em quatro estações:
| Estação | Dias | Início |
|---|---|---|
| Verão | 1–91 | Ano X, Dia 1 |
| Outono | 92–182 | Ano X, Dia 92 |
| Inverno | 183–273 | Ano X, Dia 183 |
| Primavera | 274–365 | Ano X, Dia 274 |
| O jogo sempre começa no primeiro dia do verão, em Ano 0, Dia 1. |
Fases do Dia
Cada dia possui 24 horas divididas em quatro fases principais, utilizadas para controlar visibilidade, encontros, spawn de criaturas e funcionamento de locais:
| Fase do Dia | Horário |
|---|---|
| Amanhecer | 05:00 – 07:59 |
| Dia | 08:00 – 17:59 |
| Anoitecer | 18:00 – 19:59 |
| Noite | 20:00 – 04:59 |
| Algumas criaturas ou eventos só ocorrem em horários específicos, como à noite ou ao amanhecer. |
Fases da Lua
A lua segue um ciclo de 28 dias, com quatro fases principais. Cada fase dura 7 dias:
| Fase da Lua | Dias do Ciclo |
|---|---|
| Nova | 1–7 |
| Crescente | 8–14 |
| Cheia | 15–21 |
| Minguante | 22–28 |
O ciclo reinicia a cada 28 dias, retornando à Lua Nova no Dia 29. Diversas magias e rituais têm efeitos influenciados pela fase atual da lua.
Aspectos Controlados pelo Tempo
Clima Dinâmico
As estações e a posição geográfica afetam o clima da região:
- Verão: calor intenso, secas ocasionais.
- Outono: clima ameno, alta produção agrícola.
- Inverno: frio rigoroso, possibilidade de neve.
- Primavera: chuvas e florescimento.
Essas condições afetam visibilidade, conforto, spawn de criaturas e o custo de ações.
Ciclo de Plantas e Colheitas
Recursos naturais como frutas, ervas, cogumelos e flores têm períodos específicos de crescimento. Alguns itens só aparecem em certas estações.
Eventos Temporais
O calendário permite a criação de eventos únicos como:
- Festas em cidades
- Eclipses
- Missões sazonais
- Invasões temporárias
- Feiras de troca e comércio regional
Migração de Criaturas e NPCs
Certas criaturas aparecem apenas em épocas específicas. NPCs podem migrar conforme a estação, como caravanas ou viajantes temporários.
Ritmos Biológicos
Personagens que vivem contra o ciclo natural (dormem de dia e caçam à noite) podem sofrer penalidades leves. Algumas habilidades e magias funcionam melhor em certos períodos do dia ou sob fases lunares específicas.
| A estrutura temporal permite o uso inteligente do tempo no planejamento de exploração, combate, missões e descanso. |
Consumo do Tempo
A definição sobre como o tempo passa (ou é consumido pelo jogador) está definido em Ações do Jogador.