Morte e Desmaios: mudanças entre as edições
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A engine '''PlayTale''' trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir '''0 Pontos de Vida''', o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato. | |||
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* Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos. | |||
* É possível recuperar-se com auxílio de aliados ou através do tempo. | |||
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Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem: | |||
* Equivale a entrar automaticamente no estado de '''[[Ações_do_Jogador#Dormir|Dormir]]''', com as seguintes condições: | |||
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:* '''Fator de Qualidade do Sono''' é fixado em '''0,5'''. | |||
:* Recupera-se ao restaurar completamente os '''Pontos de Vida''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''. | |||
:* Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo '''95%'''. | |||
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Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias: | |||
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' Fadiga é consumida 2x mais rápido por 24 horas de jogo. | |||
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' Redução de -1 em todos os Atributos Principais por 24h ou até descanso apropriado. | |||
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]:''' Cura reduzida pela metade por 24h. | |||
== Consequências Narrativas == | |||
''' | Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos: | ||
* | * '''Perda de Inventário:''' | ||
:* Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos. | |||
* | :* Animais: comida, roupas leves, poções. | ||
* | :* Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos. | ||
* '''Montaria:''' | |||
:* Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta. | |||
''' | * '''Situações Possíveis:''' | ||
:* Ser salvo por NPCs (aliados ou não). | |||
:* Ser transportado para outro local. | |||
:* Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa. | |||
Edição das 18h42min de 9 de abril de 2025
A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.
Estado Crítico
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.
- Se o teste for bem-sucedido:
- O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
- Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
- Se o teste falhar:
- O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.
Desmaio
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
- Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
- Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
- É possível recuperar-se com auxílio de aliados ou através do tempo.
Recuperação Natural
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:
- Equivale a entrar automaticamente no estado de Dormir, com as seguintes condições:
- Não acorda por eventos externos até a recuperação completa.
- Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
- Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5.
- Recupera-se ao restaurar completamente os Pontos de Vida, Fadiga e Fadiga Mínima.
- Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.
Penalidades Pós-Desmaio
Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:
- Fadiga Elevada: Fadiga é consumida 2x mais rápido por 24 horas de jogo.
- Mal-Estar Temporário: Redução de -1 em todos os Atributos Principais por 24h ou até descanso apropriado.
- Recuperação Reduzida: Cura reduzida pela metade por 24h.
Consequências Narrativas
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
- Perda de Inventário:
- Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
- Animais: comida, roupas leves, poções.
- Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
- Montaria:
- Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
- Situações Possíveis:
- Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
- Ser transportado para outro local.
- Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.