Defesa e Bloqueio: mudanças entre as edições

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Durante um combate em ''Mystery Realms'', ataques passam por duas etapas distintas de verificação: a '''Defesa do Ataque''' e o '''Bloqueio do Dano'''. Esses dois conceitos são complementares e têm papéis diferentes no sistema de batalha.
Durante um combate em jogos desenvolvidos com a engine '''PlayTale''', ataques seguem duas etapas distintas de verificação: a '''Defesa do Ataque''' e o '''Bloqueio do Dano'''. Esses dois conceitos são complementares e possuem funções diferentes no sistema de batalha.


= Defesa =
= Defesa =


A '''Defesa''', talvez melhor chamada de '''Defesa do Ataque''', representa a capacidade do personagem de evitar que o ataque o atinja. Ela é composta por fatores como:
A '''Defesa''' representa a capacidade do personagem de evitar completamente que um ataque o atinja. O valor de defesa é determinado por:
* '''Agilidade e reflexos''' do personagem (influenciados por atributos como '''Destreza''').
 
* '''Equipamentos de evasão''' (ex: capas mágicas, botas de esquiva).
* '''Agilidade e reflexos''' do personagem (ex: atributo de Destreza).
* '''Postura defensiva''', feitiços e habilidades de evasão.
* '''Equipamentos de evasão''' (ex: capas, botas leves, itens mágicos).
* '''Postura defensiva''' ativa no turno.
* '''Habilidades ou feitiços de esquiva e camuflagem'''.
 
Se a '''Precisão''' do atacante (1d20 + modificadores) for inferior ao valor de '''Defesa''' do defensor, o ataque é evitado completamente — ou seja, nenhum dano é aplicado.


O valor final da Defesa será usado em um teste de comparação contra a rolagem de precisão do atacante. Se a Defesa superar o ataque, o golpe é evitado — o personagem não sofre dano algum.


= Bloqueio =
= Bloqueio =


Caso o ataque acerte, entra em ação o '''Bloqueio''', que também pode ser melhor chamado de '''Bloqueio do Dano'''. Essa etapa determina quanto do dano total o personagem conseguirá absorver ou mitigar com:
Quando um ataque supera a Defesa e acerta o alvo, aplica-se então o valor de '''Bloqueio'''. O bloqueio reduz o dano causado, representando a capacidade do personagem em resistir, absorver ou amortecer parte do impacto.
* '''Armaduras''' e equipamentos de proteção física.
 
* '''Barreiras mágicas''' ou escudos mágicos ativos.
Fontes comuns de bloqueio incluem:
* '''Postura de bloqueio''' (quando o personagem se prepara para resistir).
 
* '''Habilidades defensivas''' (ex: endurecimento, pele de pedra, etc.).
* '''Armaduras''' e equipamentos de proteção corporal.
* '''Escudos físicos''' ou '''barreiras mágicas'''.
* '''Posturas defensivas''', como "preparar bloqueio".
* '''Habilidades ativas ou passivas''' (ex: endurecimento, pele rochosa).
* '''Feitiços de proteção''' ou bênçãos específicas.
 
O bloqueio é calculado em valor percentual ou absoluto, dependendo das configurações do jogo. Os sistemas mais comuns utilizam:
 
<math>\text{Dano Final} = \text{Dano Base} \times (1 - \frac{\text{Bloqueio Total}}{100})</math>


O Bloqueio reduz o dano causado, em caso estremo pode até zerá-lo (se o bloqueio for muito maior que o dano causado), mas normalmente não o anula completamente. É a última linha de defesa antes de o dano afetar os Pontos de Vida do personagem.
Bloqueios podem ser gerais ou específicos por tipo de dano (ex: 30% contra Corte, 10% contra Fogo).  




= Resumo da Diferença =
= Diferença Prática =
* '''Defesa do Ataque:''' evita que o golpe acerte — anula totalmente o dano.
* '''Bloqueio do Dano:''' reduz o dano sofrido após o golpe acertar.


* '''Defesa do Ataque:''' impede que o ataque acerte — evita o dano por completo.
* '''Bloqueio do Dano:''' reduz o dano após o golpe ser bem-sucedido.


{{nota|Ter alta Defesa não significa que o personagem aguenta mais golpes — significa que ele será atingido com menos frequência. Já o Bloqueio define o quanto ele suporta os ataques que realmente o atingirem.}}
= Notas Técnicas =
* A Defesa é comparativa com a rolagem do atacante, enquanto o Bloqueio atua sobre o dano já confirmado.
* Sistemas com penalidades por '''Fadiga''', '''Aflições''' ou ambiente podem alterar Defesa ou Bloqueio dinamicamente.
* Alguns efeitos ignoram bloqueio (ex: dano mágico puro) e devem ser definidos na ficha da habilidade.
* Itens de proteção (armaduras, escudos) devem especificar se fornecem Defesa, Bloqueio ou ambos.

Edição atual tal como às 18h37min de 9 de abril de 2025

Durante um combate em jogos desenvolvidos com a engine PlayTale, ataques seguem duas etapas distintas de verificação: a Defesa do Ataque e o Bloqueio do Dano. Esses dois conceitos são complementares e possuem funções diferentes no sistema de batalha.

Defesa

A Defesa representa a capacidade do personagem de evitar completamente que um ataque o atinja. O valor de defesa é determinado por:

  • Agilidade e reflexos do personagem (ex: atributo de Destreza).
  • Equipamentos de evasão (ex: capas, botas leves, itens mágicos).
  • Postura defensiva ativa no turno.
  • Habilidades ou feitiços de esquiva e camuflagem.

Se a Precisão do atacante (1d20 + modificadores) for inferior ao valor de Defesa do defensor, o ataque é evitado completamente — ou seja, nenhum dano é aplicado.


Bloqueio

Quando um ataque supera a Defesa e acerta o alvo, aplica-se então o valor de Bloqueio. O bloqueio reduz o dano causado, representando a capacidade do personagem em resistir, absorver ou amortecer parte do impacto.

Fontes comuns de bloqueio incluem:

  • Armaduras e equipamentos de proteção corporal.
  • Escudos físicos ou barreiras mágicas.
  • Posturas defensivas, como "preparar bloqueio".
  • Habilidades ativas ou passivas (ex: endurecimento, pele rochosa).
  • Feitiços de proteção ou bênçãos específicas.

O bloqueio é calculado em valor percentual ou absoluto, dependendo das configurações do jogo. Os sistemas mais comuns utilizam:

Dano Final=Dano Base×(1Bloqueio Total100)

Bloqueios podem ser gerais ou específicos por tipo de dano (ex: 30% contra Corte, 10% contra Fogo).


Diferença Prática

  • Defesa do Ataque: evita que o golpe acerte — anula totalmente o dano.
  • Bloqueio do Dano: reduz o dano sofrido após o golpe acertar.


Notas Técnicas

  • A Defesa é comparativa com a rolagem do atacante, enquanto o Bloqueio atua sobre o dano já confirmado.
  • Sistemas com penalidades por Fadiga, Aflições ou ambiente podem alterar Defesa ou Bloqueio dinamicamente.
  • Alguns efeitos ignoram bloqueio (ex: dano mágico puro) e devem ser definidos na ficha da habilidade.
  • Itens de proteção (armaduras, escudos) devem especificar se fornecem Defesa, Bloqueio ou ambos.