Modelo de Criação do Roteiro: mudanças entre as edições
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= Estrutura Narrativa Visual = | |||
Todas as cenas devem | |||
* '''Perspectiva:''' Sempre em primeira pessoa, | Todas as cenas do jogo devem seguir o seguinte padrão de ilustração e narrativa: | ||
* '''Formato visual:''' Imagens estáticas, como quadros ilustrados que representam | |||
* '''Avanço narrativo:''' Cada nova fala ou evento pode gerar uma nova cena | * '''Perspectiva:''' Sempre em primeira pessoa, refletindo o ponto de vista do jogador. | ||
* '''Ambientação:''' Os | * '''Formato visual:''' Imagens estáticas, como quadros ilustrados que representam momentos específicos da narrativa. | ||
* '''Foco emocional:''' | * '''Avanço narrativo:''' Cada nova fala ou evento relevante pode gerar uma nova cena ilustrada. | ||
* '''Estilo de arte:''' Usar o modelo definido no prompt padrão | * '''Ambientação:''' Os cenários devem conter elementos ricos que contextualizem visualmente o ambiente, os NPCs e a atmosfera do momento. | ||
* '''Sem textos nas imagens:''' | * '''Foco emocional:''' A expressão dos personagens, iluminação e composição devem transmitir com clareza a emoção ou tensão da cena (mistério, calma, desconforto, etc). | ||
* '''Estilo de arte:''' Usar o modelo definido no prompt padrão do projeto: arte digital em semi-realismo cinematográfico, com riqueza de detalhes e atmosfera imersiva. | |||
* '''Sem textos nas imagens:''' Toda a comunicação narrativa — falas, pensamentos ou lembranças — deve ser exibida no sistema textual do jogo, nunca diretamente na imagem. | |||
= Documentação do Roteiro e Cena = | |||
Esta seção define o padrão obrigatório para documentar roteiros narrativos no universo de ''Mystery Realms''. Cada roteiro representa uma sequência de cenas interativas e ilustradas, e deve seguir a estrutura abaixo para garantir consistência com o sistema de narrativa e ilustração do jogo. | |||
== Estrutura Obrigatória == | |||
Todo roteiro deve conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos e estrutura: | |||
=== Roteiro: Título do Roteiro === | |||
* Título no primeiro nível (<code>=</code>). | |||
* Abaixo do título, inserir o ID único do roteiro no seguinte formato: | |||
<code>ID do Roteiro: X</code> | |||
* Onde '''X''' um número sequencial único de identificação do roteiro dentro da página. | |||
* Em seguida, incluir uma explicação introdutória breve (1 a 3 parágrafos) contextualizando a cena ou narrativa do roteiro. | |||
=== Cenas === | |||
Tópico com o título <code>== Cenas ==</code> (nível 2). | |||
Cada cena deve ser estruturada da seguinte forma: | |||
Título da cena: <code>=== Cena X: Título Descritivo ===</code> (nível 3) | |||
* '''Descrição da cena:''' Parágrafo em terceira pessoa descrevendo o que o jogador vê, sempre da perspectiva em primeira pessoa (como se fosse a visão do personagem). | |||
Para cada bloco de fala, pensamento ou lembrança, utilizar a seguinte marcação: | |||
:* '''[Nome do Personagem]:''' (para falas de NPCs) | |||
:* '''Pensando:''' (para pensamentos internos do personagem jogador) | |||
:* '''Imaginando:''' (para lembranças, suposições ou projeções mentais) | |||
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Texto da fala, pensamento ou lembrança. | |||
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* Sempre separar ideias ou frases com pausas relevantes em parágrafos dentro do blockquote. | |||
* Os títulos das cenas devem ser significativos e temáticos (ex: "O Despertar", "A Proposta", "Liberdade"). | |||
=== Ilustrações das Cenas === | |||
Tópico no padrão <code>== Ilustrações das Cenas ==</code> (nível 2). | |||
Deve conter uma galeria wiki com as imagens correspondentes a cada cena. A estrutura da galeria é a seguinte: | |||
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=== Observações e Continuidade === | |||
Tópico no formato <code>== Observações e Continuidade ==</code> (nível 2). | |||
Espaço reservado para observações adicionais e ideias de desenvolvimento, como: | |||
* Pontos narrativos de retorno ou reencontro com personagens. | |||
* Evolução do relacionamento com NPCs apresentados no roteiro. | |||
* Propostas para roteiros derivados, ramificações narrativas ou cenas alternativas. | |||
* Ligações diretas com possíveis quests futuros. | |||
Edição atual tal como às 23h09min de 1 de abril de 2025
Aqui ficam documentados os padrões de criação dos roteiros do jogo. O objetivo é documentar as regras e padrões para que todo o jogo seja criado de forma consistente, coerente e visual padronizado.
Estrutura Narrativa Visual
Todas as cenas do jogo devem seguir o seguinte padrão de ilustração e narrativa:
- Perspectiva: Sempre em primeira pessoa, refletindo o ponto de vista do jogador.
- Formato visual: Imagens estáticas, como quadros ilustrados que representam momentos específicos da narrativa.
- Avanço narrativo: Cada nova fala ou evento relevante pode gerar uma nova cena ilustrada.
- Ambientação: Os cenários devem conter elementos ricos que contextualizem visualmente o ambiente, os NPCs e a atmosfera do momento.
- Foco emocional: A expressão dos personagens, iluminação e composição devem transmitir com clareza a emoção ou tensão da cena (mistério, calma, desconforto, etc).
- Estilo de arte: Usar o modelo definido no prompt padrão do projeto: arte digital em semi-realismo cinematográfico, com riqueza de detalhes e atmosfera imersiva.
- Sem textos nas imagens: Toda a comunicação narrativa — falas, pensamentos ou lembranças — deve ser exibida no sistema textual do jogo, nunca diretamente na imagem.
Documentação do Roteiro e Cena
Esta seção define o padrão obrigatório para documentar roteiros narrativos no universo de Mystery Realms. Cada roteiro representa uma sequência de cenas interativas e ilustradas, e deve seguir a estrutura abaixo para garantir consistência com o sistema de narrativa e ilustração do jogo.
Estrutura Obrigatória
Todo roteiro deve conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos e estrutura:
Roteiro: Título do Roteiro
- Título no primeiro nível (
=). - Abaixo do título, inserir o ID único do roteiro no seguinte formato:
ID do Roteiro: X
- Onde X um número sequencial único de identificação do roteiro dentro da página.
- Em seguida, incluir uma explicação introdutória breve (1 a 3 parágrafos) contextualizando a cena ou narrativa do roteiro.
Cenas
Tópico com o título == Cenas == (nível 2).
Cada cena deve ser estruturada da seguinte forma:
Título da cena: === Cena X: Título Descritivo === (nível 3)
- Descrição da cena: Parágrafo em terceira pessoa descrevendo o que o jogador vê, sempre da perspectiva em primeira pessoa (como se fosse a visão do personagem).
Para cada bloco de fala, pensamento ou lembrança, utilizar a seguinte marcação:
- [Nome do Personagem]: (para falas de NPCs)
- Pensando: (para pensamentos internos do personagem jogador)
- Imaginando: (para lembranças, suposições ou projeções mentais)
- Eu: (para quando o jogador se expressa verbalmente)
Texto da fala, pensamento ou lembrança.
Segunda linha do texto.
- Sempre separar ideias ou frases com pausas relevantes em parágrafos dentro do blockquote.
- Os títulos das cenas devem ser significativos e temáticos (ex: "O Despertar", "A Proposta", "Liberdade").
Ilustrações das Cenas
Tópico no padrão == Ilustrações das Cenas == (nível 2).
Deve conter uma galeria wiki com as imagens correspondentes a cada cena. A estrutura da galeria é a seguinte:
<gallery mode="packed" widths="250" heights="250"> Arquivo:prefixo_rXc1.png|Cena 1 Arquivo:prefixo_rXc2.png|Cena 2 ... </gallery>
- O nome dos arquivos de imagem deve seguir o padrão:
* prefixo_rXcY.png * Onde: * prefixo é um identificador definido pelo usuário (ex: "inicial", "praca", "intro"). * X é o número do Roteiro (conforme o ID). * Y é o número da Cena correspondente.
Observações e Continuidade
Tópico no formato == Observações e Continuidade == (nível 2).
Espaço reservado para observações adicionais e ideias de desenvolvimento, como:
- Pontos narrativos de retorno ou reencontro com personagens.
- Evolução do relacionamento com NPCs apresentados no roteiro.
- Propostas para roteiros derivados, ramificações narrativas ou cenas alternativas.
- Ligações diretas com possíveis quests futuros.