Fadiga, Fome e Sede: mudanças entre as edições

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Ao atingir o limite de '''Fadiga Máxima''', o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em '''estado de exaustão''', e eventualmente pode '''desmaiar'''.
Ao atingir o limite de '''Fadiga Máxima''', o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em '''estado de exaustão''', e eventualmente pode '''desmaiar'''.


O ritmo de acúmulo da '''Fadiga''' pode aumentar de acordo com '''[[Modificadores]]''' aplicados. Por exmeplo:
O ritmo de acúmulo da '''Fadiga''' pode aumentar de acordo com [[Modificadores]] aplicados. Por exemplo:
* Esforço físico intenso;
* Esforço físico intenso;
* Clima extremo (frio ou calor);
* Clima extremo (frio ou calor);
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'''Efeitos da Exaustão:'''
Quando em Exaustão é atribuído automaticamente o modificador [[Modificadores#Exaustão|Exaustão]].
* Redução proporcional da '''Força''' (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
* Redução da '''velocidade de movimento'''
* Redução da '''precisão de ataques''' e '''tempo de reação'''
 


== Desmaio ==
== Desmaio ==
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Para mais informações, veja [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].
Para mais informações, veja [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].


= Sede =
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| Nenhuma || 0% – 24% || Nenhum efeito negativo.
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| [[Modificadores#SEDE|SEDE]] || 25% – 64% || -5% Precisão, +10% consumo de Fadiga, menor regeneração em descansos.
| [[Modificadores#SEDE|SEDE]] || 25% – 64% || Conforme Definições do Modificador.
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| [[Modificadores#SEDE_AGRAVADA|SEDE AGRAVADA]] || 65% – 99% || Todos os efeitos anteriores, -2 Força, -2 Percepção, sem regeneração de PV durante o sono.
| [[Modificadores#SEDE_AGRAVADA|SEDE AGRAVADA]] || 65% – 99% || Conforme Definições do Modificador.
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| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
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== Aceleradores de Sede ==
== Aceleradores de Sede ==

Edição atual tal como às 22h10min de 9 de abril de 2025

Fadiga

A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como descanso (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la.


Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador.



Ao atingir o limite de Fadiga Máxima, o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em estado de exaustão, e eventualmente pode desmaiar.

O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar de acordo com Modificadores aplicados. Por exemplo:

  • Esforço físico intenso;
  • Clima extremo (frio ou calor);
  • Efeitos de Aflições;
  • Maldições;
  • Etc.


Fadiga Máxima

A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por:

Fadigamáx=(CON+VON)×100


Ao atingir esse valor, o jogador entra em exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos.


Fadiga Mínima

A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao dormir, ou se o personagem desmaiar.

Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir.

Fadigamín+=11440por minuto acordado

Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio.


Exaustão

Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo acumular até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso.

Exaustão=Fadigamáx×1,2


Quando em Exaustão é atribuído automaticamente o modificador Exaustão.

Desmaio

Ao atingir 120% da Fadiga Máxima, o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental.

Para mais informações, veja Desmaio.

Sede

A Sede representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados.


Cálculo de Acúmulo de Sede

Fórmula:

Sedepor minuto=10048×60×Fator Ambiental0,0347%


Estágios de Sede

Nível de Sede Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 24% Nenhum efeito negativo.
SEDE 25% – 64% Conforme Definições do Modificador.
SEDE AGRAVADA 65% – 99% Conforme Definições do Modificador.
Colapso 100% Desmaio imediato.

Aceleradores de Sede

  • Ambientes de alta temperatura ou baixa umidade
  • Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso
  • Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação

Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto.


Fome

A Fome simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos.


Cálculo de Acúmulo de Fome

Fórmula:

Fomepor minuto=1007×24×60×Fatores Ambientais0,0099%


Estágios de Fome

Nível de Fome Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 42% Nenhum efeito negativo.
FOME 43% – 84% -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis.
FOME AGRAVADA 85% – 99% Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento.
Colapso 100% Desmaio imediato.

Aceleradores de Fome

  • Esforço físico prolongado
  • Frio extremo
  • Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar

Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto.