Fadiga, Fome e Sede: mudanças entre as edições

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= Fadiga =
= Fadiga =


A '''Fadiga''' representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a aventura (batalhas, caminhadas, trabalhos, corridas, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como um descanso podem ajudar a reduzir a fadiga (esperar, conversar parado, cavalgar, sentar, aguardar em pé ou sentado, etc.).
A '''Fadiga''' representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a '''Fadiga'''. Algumas poucas atividades consideradas como '''descanso''' (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la.


Ao atinginr o limite de '''Fadiga Máxima''' o jogador sofre com perda de desempenho nas atividades, até entrar em um estado de '''exaustão''', e eventualmente '''desmaiar'''.


{{nota|Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja [[Ações_do_Jogador#Custo_de_Fadiga_por_Ação_do_Jogador|Custo de Fadiga por Ação do Jogador]].}}


O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar com:
 
* esforço físico intenso;
Ao atingir o limite de '''Fadiga Máxima''', o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em '''estado de exaustão''', e eventualmente pode '''desmaiar'''.
* clima extremo (frio ou calor);
 
* efeitos de aflições (veja [[Danos e Aflições]]).
O ritmo de acúmulo da '''Fadiga''' pode aumentar de acordo com [[Modificadores]] aplicados. Por exemplo:
* Esforço físico intenso;
* Clima extremo (frio ou calor);
* Efeitos de Aflições;
* Maldições;
* Etc.




== Fadiga Máxima ==
== Fadiga Máxima ==
A '''Fadiga Máxima''' define o valor máximo de Fadiga que um personagem pode acumular antes de entrar em exaustão.
A '''Fadiga Máxima''' define o valor máximo de '''Fadiga''' que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por:
 
<math>\text{Fadiga}_{\text{máx}} = ((\text{CON} + \text{VON})) \times 100</math>


Ao atingir esse valor, o personagem entra em estado de '''exaustão''', sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos. Mais detalhes em [[#Exaustão]].
<math>\text{Fadiga}_{\text{máx}} = (\text{CON} + \text{VON}) \times 100</math>




{{nota|Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja [[Ações_do_Jogador#Custo de Fadiga por Ação do Jogador|Custo de Fadiga por Ação do Jogador]].}}
Ao atingir esse valor, o jogador entra em '''exaustão''', sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos.




== Fadiga Mínima ==
== Fadiga Mínima ==
A '''Fadiga Mínima''' é o limite inferior da '''Fadiga'''. Ela representa o cansaço natural acumulado ao passar longos períodos acordado.
A '''Fadiga Mínima''' é o limite inferior da '''Fadiga'''. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao '''dormir''', ou se o personagem '''desmaiar'''.
 
Enquanto o personagem permanecer acordado, esse valor aumenta automaticamente, e só diminui quando o jogador '''Dorme''', ou acaba '''Desmaiando''' de exustão. Como o atributo '''Fadiga''' do personagem não pode ser menor que '''Fadiga Mínima''', a medida que o personagem passa mais tempo acordado, automaticamente ele vai se cansando mais rápido, forçando o jogador a '''Dormir'''.
 


* Medida em '''percentual da Fadiga Máxima''', sua formula de '''incremento por minuto''' é:
Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir.
<math>\text{Fadiga}_{\text{mín}} += \frac{1}{1440} \text{ por minuto acordado}</math>


<math>\text{Fadiga}_{\text{mín}} += \frac{1}{1440} \text{por minuto acordado}</math>


Ou seja, em 24 horas (1440 minutos), a '''Fadiga Mínima''' chega a 100% da Fadiga Máxima. Ao atingir esse ponto, o jogador estará automaticamente em '''Exaustão'''. Se não dormir e continuar e atividades acabará '''Desmaiando'''.
Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio.




== Exaustão ==
== Exaustão ==
Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em '''estado de exaustão''', podendo chegar até '''120%''' da '''Fadiga Máxima'''. Neste estágio, o personagem sofre penalidades drásticas e corre o risco de '''desmaiar'''.
Quando a '''Fadiga''' ultrapassa a '''Fadiga Máxima''', o personagem entra em '''estado de exaustão''', podendo acumular até '''120%''' da '''Fadiga Máxima'''. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso.
 
 
*: Quando a '''Fadiga''' ultrapassa a '''Fadiga Máxima''', o personagem entra em '''estado de exaustão'''.
* '''Fórmula:'''
<math>\text{Exaustão} = \text{Fadiga}_{\text{max}} \times 1{,}2</math>


 
<math>\text{Exaustão} = \text{Fadiga}_{\text{máx}} \times 1{,}2</math>
'''Penalidades durante a exaustão:'''
* Redução da '''Força''' proporcional ao excesso de fadiga (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
* Redução proporcional da '''velocidade de movimento'''
* Diminuição da '''precisão de ataques''' e '''tempo de reação'''
 
 
O descanso, opções e habilidades específicas podem reduzir a fadiga e reverter o estado de exaustão.




Quando em Exaustão é atribuído automaticamente o modificador [[Modificadores#Exaustão|Exaustão]].


== Desmaio ==
== Desmaio ==
Se a Fadiga chegar a 120% da Fadiga Máxima, o personagem entra em colapso físico e mental, '''desmaiando''' imediatamente.
Ao atingir '''120% da Fadiga Máxima''', o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental.
 
Para detalhes consulte [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].
 


Para mais informações, veja [[Morte_e_Desmaios#Desmaio|Desmaio]].


= Sede =
= Sede =
A '''Sede''' representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados.


A '''Sede''' representa a necessidade do corpo por hidratação. Ela se acumula automaticamente conforme o tempo passa, simulando a perda de fluidos por atividades e metabolismo. Não depende de ações específicas para subir: basta estar acordado e vivo. A única forma de reduzir a sede é por meio do consumo de água ou líquidos hidratantes.


== Cálculo de Acúmulo de Sede ==
== Cálculo de Acúmulo de Sede ==
'''Fórmula:'''


A média de tempo que um ser humano sobrevive sem água é de 48 horas. No entanto, os primeiros sinais de desidratação aparecem por volta das 12 horas sem beber.
<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \times \text{Fator Ambiental} \approx 0{,}0347\%</math>


Dividimos, assim, a evolução da sede em 3 estágios:


Estágio 1 (Sede leve): a partir de 25% — começa a impactar o personagem.
== Estágios de Sede ==
 
Estágio 2 (Sede agravada): a partir de 65% — penalidades mais severas.
 
Desmaio: ao atingir 100%.
 
 
'''Fórmula de acúmulo de sede:'''
 
<math>\text{Sede}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{48 \times 60} \approx 0{,}0347%</math>
 
== Tabela de Sede ==


{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
Linha 90: Linha 66:
| Nenhuma || 0% – 24% || Nenhum efeito negativo.
| Nenhuma || 0% – 24% || Nenhum efeito negativo.
|-
|-
| SEDE || 25% – 64% || -5% Precisão, +10% consumo de Fadiga, menor regeneração em descansos leves.
| [[Modificadores#SEDE|SEDE]] || 25% – 64% || Conforme Definições do Modificador.
|-
|-
| SEDE AGRAVADA || 65% – 99% || Todos os efeitos anteriores, -2 Força, -2 Percepção, sem regeneração de PV, risco de tontura/confusão.
| [[Modificadores#SEDE_AGRAVADA|SEDE AGRAVADA]] || 65% – 99% || Conforme Definições do Modificador.
|-
|-
| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
|}
|}


= Fome =
== Aceleradores de Sede ==
* Ambientes de '''alta temperatura''' ou '''baixa umidade'''
* Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso
* Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação


A '''Fome''' simula a necessidade contínua por nutrição. Seu acúmulo é gradual e constante, refletindo a queima de energia pelo corpo. Ela só é reduzida com ingestão de alimentos ou itens nutritivos.
Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto.


== Cálculo de Acúmulo de Fome ==


Um humano pode sobreviver cerca de 7 dias sem comida, mas os primeiros sintomas de fraqueza e dificuldade cognitiva ocorrem a partir de 3 dias.
= Fome =
A '''Fome''' simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos.


Dividimos a fome também em 3 estágios:
Estágio 1 (Fome leve): a partir de 42,85% — efeitos moderados.
Estágio 2 (Fome agravada): a partir de 75% — penalidades graves.
Desmaio: ao atingir 100%.


== Cálculo de Acúmulo de Fome ==
'''Fórmula:'''


'''Fórmula de acúmulo de fome:'''
<math>\text{Fome}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{7 \times 24 \times 60} \times \text{Fatores Ambientais} \approx 0{,}0099\%</math>


<math>\text{Fome}_{\text{por minuto}} = \frac{100}{7 \times 24 \times 60} \approx 0{,}0099%</math>
== Tabela de Fome ==


== Estágios de Fome ==


{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
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| Nenhuma || 0% – 42% || Nenhum efeito negativo.
| Nenhuma || 0% – 42% || Nenhum efeito negativo.
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| FOME || 43% – 84% || -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis.
| [[Modificadores#FOME|FOME]] || 43% – 84% || -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis.
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| FOME AGRAVADA || 85% – 99% || Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento.
| [[Modificadores#FOME_AGRAVADA|FOME AGRAVADA]] || 85% – 99% || Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento.
|-
|-
| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
| Colapso || 100% || Desmaio imediato.
|}
|}
== Aceleradores de Fome ==
* Esforço físico prolongado
* Frio extremo
* Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar
Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto.

Edição atual tal como às 22h10min de 9 de abril de 2025

Fadiga

A Fadiga representa o desgaste físico do personagem ao longo do tempo. A maior parte das ações executadas durante a jornada (como batalhas, caminhadas, corridas, trabalhos, etc.) aumentam a Fadiga. Algumas poucas atividades consideradas como descanso (como sentar, conversar parado ou cavalgar) podem ajudar a reduzi-la.


Para detalhes sobre o acúmulo de Fadiga por tipo de ação, veja Custo de Fadiga por Ação do Jogador.



Ao atingir o limite de Fadiga Máxima, o personagem sofre perda de desempenho nas atividades, entrando em estado de exaustão, e eventualmente pode desmaiar.

O ritmo de acúmulo da Fadiga pode aumentar de acordo com Modificadores aplicados. Por exemplo:

  • Esforço físico intenso;
  • Clima extremo (frio ou calor);
  • Efeitos de Aflições;
  • Maldições;
  • Etc.


Fadiga Máxima

A Fadiga Máxima define o valor máximo de Fadiga que o jogador pode acumular antes de entrar em exaustão, definida por:

Fadigamáx=(CON+VON)×100


Ao atingir esse valor, o jogador entra em exaustão, sofrendo penalidades severas como perda de força, lentidão e diminuição de reflexos.


Fadiga Mínima

A Fadiga Mínima é o limite inferior da Fadiga. Representa o cansaço natural acumulado ao longo do tempo acordado. Aumenta automaticamente com o tempo e só pode ser reduzida ao dormir, ou se o personagem desmaiar.

Como o valor atual de Fadiga nunca pode ser inferior à Fadiga Mínima, quanto mais tempo o personagem permanecer acordado, mais rapidamente se esgotará, forçando a necessidade de dormir.

Fadigamín+=11440por minuto acordado

Em 24 horas acordado (1440 minutos), a Fadiga Mínima atinge 100% da Fadiga Máxima, provocando exaustão e risco de desmaio.


Exaustão

Quando a Fadiga ultrapassa a Fadiga Máxima, o personagem entra em estado de exaustão, podendo acumular até 120% da Fadiga Máxima. Neste estágio, sofre penalidades drásticas e risco de colapso.

Exaustão=Fadigamáx×1,2


Quando em Exaustão é atribuído automaticamente o modificador Exaustão.

Desmaio

Ao atingir 120% da Fadiga Máxima, o personagem desmaia imediatamente por colapso físico e mental.

Para mais informações, veja Desmaio.

Sede

A Sede representa a necessidade de hidratação. Acumula-se automaticamente ao longo do tempo, independentemente das ações do personagem. Só pode ser reduzida com o consumo de água ou líquidos apropriados.


Cálculo de Acúmulo de Sede

Fórmula:

Sedepor minuto=10048×60×Fator Ambiental0,0347%


Estágios de Sede

Nível de Sede Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 24% Nenhum efeito negativo.
SEDE 25% – 64% Conforme Definições do Modificador.
SEDE AGRAVADA 65% – 99% Conforme Definições do Modificador.
Colapso 100% Desmaio imediato.

Aceleradores de Sede

  • Ambientes de alta temperatura ou baixa umidade
  • Atividades intensas como correr, lutar ou carregar peso
  • Aflições ou efeitos mágicos que intensificam desidratação

Estes fatores aumentam temporariamente o valor de acúmulo por minuto.


Fome

A Fome simula a necessidade de nutrição. Acumula-se gradualmente ao longo do tempo, e só pode ser reduzida com ingestão de alimentos.


Cálculo de Acúmulo de Fome

Fórmula:

Fomepor minuto=1007×24×60×Fatores Ambientais0,0099%


Estágios de Fome

Nível de Fome Intervalo (%) Efeitos
Nenhuma 0% – 42% Nenhum efeito negativo.
FOME 43% – 84% -1 Força, -1 Intelecto, -5% chance de crítico, testes mentais mais difíceis.
FOME AGRAVADA 85% – 99% Todos os efeitos anteriores, -2 Constituição, -2 Vontade, +20% consumo de Fadiga, -20% velocidade de movimento.
Colapso 100% Desmaio imediato.

Aceleradores de Fome

  • Esforço físico prolongado
  • Frio extremo
  • Aflições, venenos ou maldições que aumentam a demanda alimentar

Esses fatores aumentam o valor de acúmulo de Fome por minuto.