Ações do Jogador: mudanças entre as edições

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! Ação || Tempo (min) || Vigor
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| Caminhar 100m || 5 || 2
| 1' Caminhar || 5 || 3
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| Correr 100m || 2 || 5
| 1' Correr || 2 || 10
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| 1' Batalha Exaustiva || 2 || 22
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| Conversar com NPC || 3 || 0
| Conversar com NPC || 3 || 0
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| Combate (1 turno) || 1 || 3
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{{nota|Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores.}}




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=== Custo de Vigor por Ação do Jogador ===
=== Custo de Fadiga por Ação do Jogador ===
 
Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de '''Fadiga'''. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em '''pontos por minuto''' (ou por execução, quando aplicável).
 
O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a '''Fadiga Máxima''', o personagem entra em '''exaustão'''. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em [[Ficha_do_Jogador#Fadiga]])
 
 
==== Memória do Cálculo Utilizado ====
 
A definição da Fadiga por minuto para cada ação foi feita com base no seguinte cenário de referência:
 
* Jogador: Nível 1 
* Raça: Humano 
* Classe: Guerreiro 
* Constituição (CON): 7
* Vontade (VON): 6
* Fadiga Máxima = (CON + VON) × 100 
* Fadiga Máxima = (7 + 6) × 100 = '''1300 pontos'''
 
Com essa base, estimamos as ações a partir de um cenário de exaustão:
 
* ''' 1' Caminhada leve:''' Um ser humano saudável caminha cerca de 8 horas até a exaustão → 1300 / (8 × 60) ≈ 2,71 → arredondado para '''3''' para dar margem à sobrecarga e peso.
* ''' 1' Corrida:''' Estimamos exaustão em cerca de 2 horas de corrida contínua → 1300 / (2 × 60) ≈ 10,3 → arredondado para '''10''' considerando maior esforço e penalidades por carga.
* ''' 1' Batalha exaustiva:''' Consideramos 1 hora de combate extremo até a exaustão → 1300 / 60 = '''21,6''', mas elevamos para '''22''' por representar esforço intenso, adrenalina, tensão e desgaste acelerado.
 
As demais ações foram balanceadas proporcionalmente, levando em conta o esforço físico, mental e o contexto prático do jogo, mantendo a coerência com a proposta do atributo Fadiga como medida central da resistência diária do personagem.
 
==== Recuperação da Fadiga ====
 
Algumas ações provocam efeito de '''recuperação de Fadiga''', ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:
 
Sentar para descansar: −4 por minuto
 
Dormir: −30 por hora
 
Meditação (com habilidade): −10 por minuto
 
Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)
 
Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto
 
A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de '''exaustão''' possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.

Edição atual tal como às 21h10min de 24 de março de 2025

Cada ação obrigatoriamente deve conter a informação:

  • Tempo gasto (em minutos)
  • Custo de Vigor (positivo = consome, negativo = recupera)
Ação Tempo (min) Vigor
1' Caminhar 5 3
1' Correr 2 10
1' Batalha Exaustiva 2 22
Conversar com NPC 3 0
Descansar sentado 10 -3
Dormir 480 -50
Combate (1 turno) 1 3


Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores.



Para mais detalhes sobre a passagem do tempo e Vigor veja os tópicos Estrutura Temporal e Ficha do Jogador#Vigor.

Tipos de Ações

  • Passivas: como falar, observar, ler. Geralmente não consomem Vigor.
  • Moderadas: andar, interagir com objetos. Consumo leve de Vigor.
  • Exigentes: correr, lutar, nadar. Alto consumo de Vigor.
  • Recuperativas: dormir, sentar, comer. Reduzem o cansaço (Vigor negativo).


Custo de Fadiga por Ação do Jogador

Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de Fadiga. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em pontos por minuto (ou por execução, quando aplicável).

O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a Fadiga Máxima, o personagem entra em exaustão. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em Ficha_do_Jogador#Fadiga)


Memória do Cálculo Utilizado

A definição da Fadiga por minuto para cada ação foi feita com base no seguinte cenário de referência:

  • Jogador: Nível 1
  • Raça: Humano
  • Classe: Guerreiro
  • Constituição (CON): 7
  • Vontade (VON): 6
  • Fadiga Máxima = (CON + VON) × 100
  • Fadiga Máxima = (7 + 6) × 100 = 1300 pontos

Com essa base, estimamos as ações a partir de um cenário de exaustão:

  • 1' Caminhada leve: Um ser humano saudável caminha cerca de 8 horas até a exaustão → 1300 / (8 × 60) ≈ 2,71 → arredondado para 3 para dar margem à sobrecarga e peso.
  • 1' Corrida: Estimamos exaustão em cerca de 2 horas de corrida contínua → 1300 / (2 × 60) ≈ 10,3 → arredondado para 10 considerando maior esforço e penalidades por carga.
  • 1' Batalha exaustiva: Consideramos 1 hora de combate extremo até a exaustão → 1300 / 60 = 21,6, mas elevamos para 22 por representar esforço intenso, adrenalina, tensão e desgaste acelerado.

As demais ações foram balanceadas proporcionalmente, levando em conta o esforço físico, mental e o contexto prático do jogo, mantendo a coerência com a proposta do atributo Fadiga como medida central da resistência diária do personagem.

Recuperação da Fadiga

Algumas ações provocam efeito de recuperação de Fadiga, ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:

Sentar para descansar: −4 por minuto

Dormir: −30 por hora

Meditação (com habilidade): −10 por minuto

Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)

Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto

A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de exaustão possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.