Ações do Jogador: mudanças entre as edições

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=== Custo de Vigor por Ação do Jogador ===
=== Custo de Fadiga por Ação do Jogador ===
 
Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de '''Fadiga'''. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em '''pontos por minuto''' (ou por execução, quando aplicável).
 
O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a '''Fadiga Máxima''', o personagem entra em '''exaustão'''. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em [[Ficha_do_Jogador#Fadiga]])
 
 
==== Referência de Consumo por Tipo de Ação ====
 
A seguir, os valores estimados com base no comportamento humano e na progressão esperada do jogo:
 
{| class="wikitable"
! Tipo de Ação !! Descrição !! Fadiga por minuto
|-
| Caminhada leve || Movimento básico, passo regular || 3
|-
| Corrida || Corrida contínua, sem pausas || 7
|-
| Batalha leve || Combate curto ou com inimigos simples || 12
|-
| Batalha exaustiva || Combate prolongado, com chefes ou vários inimigos || 22
|-
| Carregar peso médio || Transporte de carga moderada || 5
|-
| Carregar peso elevado || Transporte pesado (sobrecarga ou resistência baixa) || 10
|-
| Nadar || Nado contínuo em ambiente natural || 9
|-
| Subida íngreme || Subir colinas, escadas longas, escaladas || 8
|-
| Atos sociais intensos || Discurso prolongado, argumentação tensa || 2
|-
| Concentração mágica || Conjuração de feitiços, uso prolongado de foco mágico || 6
|-
| Esquiva intensa || Rolamentos, saltos e ações evasivas rápidas || 10
|-
| Atos furtivos || Movimento cauteloso, oculto e contínuo || 4
|}
 
 
{{nota|Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores.}}
 
==== Recuperação da Fadiga ====
 
Algumas ações provocam efeito de '''recuperação de Fadiga''', ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:
 
Sentar para descansar: −4 por minuto
 
Dormir: −30 por hora
 
Meditação (com habilidade): −10 por minuto
 
Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)
 
Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto
 
A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de '''exaustão''' possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.

Edição das 21h03min de 24 de março de 2025

Cada ação obrigatoriamente deve conter a informação:

  • Tempo gasto (em minutos)
  • Custo de Vigor (positivo = consome, negativo = recupera)
Ação Tempo (min) Vigor
1' Caminhar 5 2
1' Correr 2 5
1' Batalha Exaustiva 2 5
Conversar com NPC 3 0
Descansar sentado 10 -3
Dormir 480 -50
Combate (1 turno) 1 3


Para mais detalhes sobre a passagem do tempo e Vigor veja os tópicos Estrutura Temporal e Ficha do Jogador#Vigor.

Tipos de Ações

  • Passivas: como falar, observar, ler. Geralmente não consomem Vigor.
  • Moderadas: andar, interagir com objetos. Consumo leve de Vigor.
  • Exigentes: correr, lutar, nadar. Alto consumo de Vigor.
  • Recuperativas: dormir, sentar, comer. Reduzem o cansaço (Vigor negativo).


Custo de Fadiga por Ação do Jogador

Toda ação executada pelo personagem gera acúmulo de Fadiga. A quantidade acumulada depende da intensidade da atividade, e é calculada em pontos por minuto (ou por execução, quando aplicável).

O valor total de Fadiga acumulada será somado ao status do personagem. Ao atingir a Fadiga Máxima, o personagem entra em exaustão. (Mais informações sobre Fadiga e Exaustão em Ficha_do_Jogador#Fadiga)


Referência de Consumo por Tipo de Ação

A seguir, os valores estimados com base no comportamento humano e na progressão esperada do jogo:

Tipo de Ação Descrição Fadiga por minuto
Caminhada leve Movimento básico, passo regular 3
Corrida Corrida contínua, sem pausas 7
Batalha leve Combate curto ou com inimigos simples 12
Batalha exaustiva Combate prolongado, com chefes ou vários inimigos 22
Carregar peso médio Transporte de carga moderada 5
Carregar peso elevado Transporte pesado (sobrecarga ou resistência baixa) 10
Nadar Nado contínuo em ambiente natural 9
Subida íngreme Subir colinas, escadas longas, escaladas 8
Atos sociais intensos Discurso prolongado, argumentação tensa 2
Concentração mágica Conjuração de feitiços, uso prolongado de foco mágico 6
Esquiva intensa Rolamentos, saltos e ações evasivas rápidas 10
Atos furtivos Movimento cauteloso, oculto e contínuo 4


Esses valores podem ser ajustados por atributos, clima, equipamentos, efeitos mágicos e penalidades. Ações de menor duração ou execução única devem usar frações desses valores.


Recuperação da Fadiga

Algumas ações provocam efeito de recuperação de Fadiga, ou seja, reduzem a pontuação atual. Exemplo:

Sentar para descansar: −4 por minuto

Dormir: −30 por hora

Meditação (com habilidade): −10 por minuto

Consumo de alimento restaurador: variável (de −10 a −100)

Banho quente / ambiente confortável: −6 por minuto

A recuperação é mais eficaz em ambientes seguros, confortáveis ou com suporte (como acampamentos, camas, templos, etc.). Ações de descanso durante o estado de exaustão possuem eficiência reduzida até que se saia da zona de sobrecarga.