Morte e Desmaios: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 2: Linha 2:




== Estado Crítico ==
= Estado Crítico =
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.


Linha 13: Linha 13:




== Desmaio ==
= Desmaio =
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
Linha 20: Linha 20:




== Recuperação Natural ==
= Recuperação Natural =
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:


Linha 31: Linha 31:




== Penalidades Pós-Desmaio ==
= Penalidades Pós-Desmaio =


Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:
Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:
Linha 39: Linha 39:




== Consequências Narrativas ==
= Consequências Narrativas =


Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:

Edição das 18h43min de 9 de abril de 2025

A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.


Estado Crítico

Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.

  • Se o teste for bem-sucedido:
  • O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
  • Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
  • Se o teste falhar:
  • O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.


Desmaio

O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.

  • Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
  • Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
  • É possível recuperar-se com auxílio de aliados ou através do tempo.


Recuperação Natural

Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:

  • Equivale a entrar automaticamente no estado de Dormir, com as seguintes condições:
  • Não acorda por eventos externos até a recuperação completa.
  • Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
  • Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5.
  • Recupera-se ao restaurar completamente os Pontos de Vida, Fadiga e Fadiga Mínima.
  • Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.


Penalidades Pós-Desmaio

Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:


Consequências Narrativas

Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:

  • Perda de Inventário:
  • Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
  • Animais: comida, roupas leves, poções.
  • Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
  • Montaria:
  • Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
  • Situações Possíveis:
  • Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
  • Ser transportado para outro local.
  • Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.