Modelo de Ficha de Armas: mudanças entre as edições

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A ficha de arma define todas as características necessárias para integrar uma arma ao sistema da PlayTale Engine de forma estruturada, equilibrada e funcional. Utilize esse modelo para registrar qualquer nova arma no sistema de forma compatível com as regras de combate, progressão e atributos.
A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo '''Arma''' e sua função primária é o '''ataque'''. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização.


= Ficha =
Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.


* '''Nome:''' Nome completo da arma, conforme será exibido ao jogador.
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* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos, para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
[[Arquivo:NomeDaArma.png|thumb|right|300px|Nome da Arma]]
* '''Tipo de Arma:''' Escolha entre os tipos de armas definido de acordo com o jogo que está sendo criado.
* '''Classe de Dano:''' Tipo de dano principal causado pela arma. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc. Consulte os Tipos de Danos definidos no jogo que está sendo criado.
* '''Dado de Dano Base:''' Dado padrão utilizado para o cálculo de dano. Ex: 1d4, 1d6, 1d8.
* '''Atributo Primário:''' Atributo utilizado para cálculo do dano da arma. Ex: Força, Destreza, Intelecto.
* '''Alcance:''' Distância de efetividade do ataque. Ex: Corpo a corpo, Curta distância (5m), Longa distância (15m).
* '''Mãos Necessárias:''' Número de mãos necessárias para uso adequado da arma. Ex: 1 ou 2.
* '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de dano crítico. Ex: 19–20 / x2, 20 / x3. (de 19 a 20 o dano é duplicado, ou 20 o dano é triplicado).
* '''Peso (g):''' Peso total da arma em gramas.
* '''Requisitos:''' Condições para uso. Ex: atributo mínimo, classe obrigatória, ou \"Nenhum\" se livre.
* '''Propriedades Especiais:''' Características adicionais. Liste uma por linha. Ex: Arma leve, Arremesso com penalidade, Amplifica magia.
* '''Classes e Raças com Bônus:'''
** '''Classes:''' Liste as classes que recebem bônus ao usar a arma, com valores. Ex: Guerreiro (+2), Assassino (+1).
** '''Raças:''' Liste as raças que recebem bônus ao usar a arma, com valores. Ex: Elfo (+2), Anão (+1).
* '''Descrição da Aparência:''' Descrição detalhada da aparência, formato, material, detalhes e mais detalhes utilizado para imaginar e ilustrar a arma.
* '''Descrição Narrativa:''' Descrição livre do estilo de uso, contexto, particularidades e qualquer outro detalhe relevante sobre a arma. Deve ser coerente com a ambientação e sistema da campanha.


'''Atributos do Item de Mão:'''
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.


= Instruções Gerais =
'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* Armas devem ter nomes únicos dentro do jogo.
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Tipo de Arma:''' Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado
* '''Classe de Dano:''' Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc.
* '''Dado de Dano Base:''' Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6
* '''Atributo Primário:''' Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto
* '''Alcance:''' Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc.
* '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2
* '''Propriedades Especiais:''' Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc.
* '''Classes e Raças com Bônus:''' 
:* '''Classes:''' Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2).
:* '''Raças:''' Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1).
</pre>
 
= Observações Técnicas =
* O campo '''Tipo de Arma''' deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo.
* A '''Classe de Dano''' deve estar em conformidade com os tipos definidos na página [[Danos_e_Aflições|Danos e Aflições]].
* Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em '''Propriedades Especiais'''.
* A '''Mão necessária''' interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo.
* O '''Peso''' influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate.
 
= Organização por Tipo =
As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades.
 
= Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça =
As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo.

Edição atual tal como às 18h01min de 9 de abril de 2025

A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo Arma e sua função primária é o ataque. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização.

Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDaArma.png|thumb|right|300px|Nome da Arma]]

'''Atributos do Item de Mão:'''
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.

'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Tipo de Arma:''' Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado
* '''Classe de Dano:''' Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc.
* '''Dado de Dano Base:''' Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6
* '''Atributo Primário:''' Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto
* '''Alcance:''' Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc.
* '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2
* '''Propriedades Especiais:''' Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc.
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
:* '''Classes:''' Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2).
:* '''Raças:''' Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1).

Observações Técnicas

  • O campo Tipo de Arma deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo.
  • A Classe de Dano deve estar em conformidade com os tipos definidos na página Danos e Aflições.
  • Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em Propriedades Especiais.
  • A Mão necessária interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo.
  • O Peso influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate.

Organização por Tipo

As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades.

Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça

As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo.