Modelo de Ficha de Armas: mudanças entre as edições
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Criou página com 'A ficha de arma define todas as características necessárias para integrar uma arma ao sistema da PlayTale Engine de forma estruturada, equilibrada e funcional. Utilize esse modelo para registrar qualquer nova arma no sistema de forma compatível com as regras de combate, progressão e atributos. = Ficha = * '''Nome:''' Nome completo da arma, conforme será exibido ao jogador. * '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter...' |
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A ficha de arma | A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo '''Arma''' e sua função primária é o '''ataque'''. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização. | ||
Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo. | |||
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* Armas devem | * '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo. | ||
* '''Tipo de Arma:''' Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado | |||
* '''Classe de Dano:''' Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc. | |||
* '''Dado de Dano Base:''' Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6 | |||
* '''Atributo Primário:''' Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto | |||
* '''Alcance:''' Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc. | |||
* '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2 | |||
* '''Propriedades Especiais:''' Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc. | |||
* '''Classes e Raças com Bônus:''' | |||
:* '''Classes:''' Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2). | |||
:* '''Raças:''' Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1). | |||
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= Observações Técnicas = | |||
* O campo '''Tipo de Arma''' deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo. | |||
* A '''Classe de Dano''' deve estar em conformidade com os tipos definidos na página [[Danos_e_Aflições|Danos e Aflições]]. | |||
* Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em '''Propriedades Especiais'''. | |||
* A '''Mão necessária''' interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo. | |||
* O '''Peso''' influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate. | |||
= Organização por Tipo = | |||
As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades. | |||
= Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça = | |||
As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo. | |||
Edição atual tal como às 18h01min de 9 de abril de 2025
A ficha de arma é utilizada para descrever armas no universo do jogo. Armas são itens de mão do subtipo Arma e sua função primária é o ataque. Podem ser usadas para combates corpo a corpo, à distância ou mágicos, variando em alcance, peso e forma de utilização.
Cada arma deve ser descrita em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.
[[Arquivo:NomeDaArma.png|thumb|right|300px|Nome da Arma]] '''Atributos do Item de Mão:''' * Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções. '''Atributos Específicos do Subtipo Arma:''' * '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo. * '''Tipo de Arma:''' Tipo de arma ao qual pertence. Ex: Espada Curta, Machado, Cajado * '''Classe de Dano:''' Tipo de dano causado. Ex: Corte, Perfuração, Esmagamento, Fogo, etc. * '''Dado de Dano Base:''' Dado utilizado para calcular o dano básico. Ex: 1d6 * '''Atributo Primário:''' Atributo usado para cálculo de ataque e dano. Ex: Força, Destreza, Intelecto * '''Alcance:''' Corpo a corpo (adjacente), Curta Distância (5m), Longa Distância (15m), etc. * '''Crítico:''' Intervalo e multiplicador de acerto crítico. Ex: 19–20 / x2 * '''Propriedades Especiais:''' Efeitos ou regras adicionais. Ex: Pode ser arremessada, bônus contra armaduras, ataque furtivo, etc. * '''Classes e Raças com Bônus:''' :* '''Classes:''' Lista de classes com bônus e tipo de bônus. Ex: Duelista (+1), Ladrão (+2). :* '''Raças:''' Lista de raças com bônus e tipo de bônus. Ex: Meio-elfo (+1), Anão (+1).
Observações Técnicas
- O campo Tipo de Arma deve referenciar uma entrada existente nas definições de tipo de arma do jogo.
- A Classe de Dano deve estar em conformidade com os tipos definidos na página Danos e Aflições.
- Armas mágicas ou com propriedades especiais devem indicar seus efeitos em Propriedades Especiais.
- A Mão necessária interfere no que pode ser carregado simultaneamente. Armas de duas mãos impedem o uso de outro item simultâneo.
- O Peso influencia em fadiga, velocidade e mobilidade durante o combate.
Organização por Tipo
As armas devem estar associadas a um Tipo de Arma, que agrupa modelos com características semelhantes (ex: Espadas Curtas, Maças, Arcos Longos). Essa classificação é essencial para o cálculo de bônus por classe, talentos e habilidades.
Tabela de Compatibilidade por Classe e Raça
As tabelas de bônus por classe e raça para cada tipo de arma devem ser documentadas pelo jogo.