Danos e Aflições: mudanças entre as edições

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(Sem diferença)

Edição das 18h20min de 24 de março de 2025

Danos e Aflições

Tipos de Dano

O dano representa qualquer efeito que reduz diretamente os Pontos de Vida (PV) do personagem, causado por ataques, armadilhas, feitiços ou condições perigosas. Ele pode ser físico, mágico ou elemental, e é essencial na resolução de combates.

Corte: dano causado por armas afiadas como espadas e machados. Pode causar sangramento adicional.

Perfuração: dano concentrado causado por adagas, lanças ou flechas. Ignora parte de armaduras leves.

Esmagamento: dano de impacto gerado por martelos, massas ou quedas. Eficaz contra armaduras pesadas.

Fogo: dano contínuo ou explosivo causado por feitiços ou armamentos incendiários. Pode causar queimaduras prolongadas.

Gelo: retarda o inimigo e pode imobilizar. Dano menor, mas com alto potencial de controle.

Raio: dano instantâneo e imprevisível, ignora a maior parte das armaduras. Pode atordoar.

Ácido: corrói equipamentos e armaduras, além de causar dano direto.

Mágico Puro: dano energético não-elemental, difícil de ser resistido. Utilizado por magos e entidades arcanas.

Sangramento: dano contínuo ao longo dos turnos, resultado de cortes profundos.

Veneno (letal): dano que se acumula ao longo do tempo, vindo de toxinas naturais ou alquímicas.

Tipos de Aflição

Aflições são efeitos que prejudicam atributos, controle, percepção ou desempenho do personagem sem afetar diretamente os Pontos de Vida. Podem ser causadas por monstros, feitiços, armadilhas, clima, fadiga, entre outros.

Psíquica: confusão, delírios, desorientação. Pode causar ações aleatórias ou perda de turno.

Espiritual: bloqueio de habilidades mágicas, desequilíbrio da alma, perda de afinidade com curas ou bênçãos.

Medo: força o personagem a recuar, impedir ações ofensivas ou errar ataques.

Paralisia: impede movimentos e ações físicas por certo número de turnos.

Cegueira: reduz drasticamente a chance de acerto. Pode ser física ou mágica.

Surdez / Mudez: limita ações dependentes de som ou fala (magias verbais, avisos, canto).

Fadiga: aumenta o custo de estamina e reduz ações físicas prolongadas. Pode ser causada por peso, clima ou combate contínuo.

Doenças Mágicas: efeitos que drenam atributos gradativamente e se espalham se não tratados.

Alucinação / Ilusão Persistente: dificulta distinguir aliados de inimigos, ou altera o ambiente para o jogador.

Sono / Torpor: força o personagem a dormir, tornando-o indefeso por alguns turnos.