Progressão do Jogo: mudanças entre as edições
Criou página com '= Level e Experiência = O sistema de evolução de personagens em '''Mystery Realms''' é baseado em um modelo de progressão contínua e infinita. Ou seja, não há um nível máximo: o jogador pode continuar evoluindo indefinidamente, embora o custo de experiência (XP) para avançar de nível se torne progressivamente maior. O ganho de XP ocorre por diversas ações, como vencer combates, resolver quests, descobrir segredos e realizar interações bem-sucedidas com...' |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 02h29min de 28 de março de 2025
Level e Experiência
O sistema de evolução de personagens em Mystery Realms é baseado em um modelo de progressão contínua e infinita. Ou seja, não há um nível máximo: o jogador pode continuar evoluindo indefinidamente, embora o custo de experiência (XP) para avançar de nível se torne progressivamente maior.
O ganho de XP ocorre por diversas ações, como vencer combates, resolver quests, descobrir segredos e realizar interações bem-sucedidas com NPCs.
A quantidade de XP necessária para alcançar um determinado nível é calculada por uma fórmula logarítmica customizável, garantindo escalabilidade do jogo ao longo do tempo, e permitindo ajustes finos na dificuldade de progressão.
Fórmula Matemática
A fórmula utilizada para calcular o XP necessário para avançar do nível atual para o próximo nível é:
Onde:
- n = nível atual do personagem
- A = fator de escala (define o quão alto o XP base começa)
- B = deslocamento no eixo horizontal (ajusta o crescimento inicial)
- C = fator de curvatura (controla o quão inclinada será a curva de progressão)
XP Acumulado
Para calcular o total de XP acumulado até um determinado nível, utiliza-se a soma de todos os XP necessários para alcançar os níveis anteriores:
Essa fórmula representa uma aproximação da curva acumulada.
Parâmetros Atuais do Jogo
Atualmente, os seguintes valores estão sendo utilizados:
- A = 50
- B = 10
- C = 10
Esses valores fazem com que os níveis iniciais evoluam rapidamente, mas que os níveis avançados exijam grandes quantidades de XP acumulado, mantendo o desafio constante.
Fórmulas no Excel
Fórmula para XP necessário por nível:
= A * (LN(Nível + B)) ^ C
Fórmula para XP total acumulado até certo nível
(Exige Excel com suporte a fórmulas matriciais dinâmi
cas, como o Excel 365)
=SUMPRODUCT(A * (LN(ROW(INDIRECT("1:" & N)) + B) ^ C))
Notas
- Recompensas de quests e inimigos devem ser planejadas de acordo com essa curva para manter o ritmo de progressão interessante.
- Ferramentas visuais podem ser criadas posteriormente para auxiliar no balanceamento e visualização da curva de progressão em diferentes cenários.