Fichas de Criação
Ficha de Lugar
As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
Ficha de Região
Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Região. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 4), com o prefixo "Região: ". Exemplo:
==== Região: Floresta de Arvalem ====
- Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
- Bioma:
- Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
- Composição de fauna e flora características.
- Clima:
- Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
- Influência do clima na ambientação e na vida da região.
- Recursos Naturais e Ambientais:
- Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
- Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
- História e Curiosidades:
- Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
- Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
Ficha de Localidade
Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Localidade. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 5), com o prefixo "Localidade: ". Exemplo:
===== Localidade: Langur =====
- Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
- Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
- Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
- Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
- Estrutura social (governo, castas, organização)
- Destaques históricos ou mágicos
- Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
- Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
- Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
- Portos, estradas, trilhas, etc.
- Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
- Clima: - Instruções para preenchimento:
- Indicar se há ciclo de dia/noite.
- Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
- Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
- Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
- Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
- Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.