Morte e Desmaios
Em Mystery Realms, não há morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 pontos de vida, o personagem entra em um estado de colapso físico crítico.
Nesse momento, é realizado um Teste de Conscientização para tentar recuperar-se do trauma imediato.
- Se o jogador passar no teste, ele reganha 1 ponto de vida e sua Fadiga fica em 90% (independente se já estava maior ou menor), evitando a exaustão. Pode retomar suas ações normalmente em seu próximo turno.
- Se falhar, o personagem desmaia imediatamente.
Desmaio
O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no Teste de Conscientização. Durante o desmaio:
- O personagem não pode agir.
- Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
- Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.
Recuperação do Desmaio
Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:
Recuperação Natural: Após um período de descanso inconsciente, o personagem acorda com 1 ponto de vida e perde 90% da Fadiga atual. O tempo de recuperação é:
- Caso a Fadiga antes do desmaio estivesse abaixo de 90, considera-se 90 como base para o cálculo.
- A recuperação não acontece se o ambiente for hostil ou perigoso.
Recuperação por Poções ou Magia: Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente.
Penalidades do Pós Desmaio
- Fadiga Elevada: Ao despertar, o personagem terá sua Fadiga automaticamente ajustada para 90% de sua capacidade máxima, dificultando ações subsequentes.
- Mal-estar Temporário: Por um período de 24 horas do jogo ou até um descanso apropriado, o personagem sofre:
- -1 em todos os Atributos Principais.
- Menor regeneração e maior gasto de Fadiga.
- Perda de Inventário:
A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
- Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
- Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
- Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.
- Fuga ou destino da Montaria:
Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
- Ela foge assustada.
- É capturada por bandidos.
- Sofre ferimentos ou é morta.
- Consequências Narrativas:
Enquanto desmaiado, o personagem pode:
- Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
- Ser transportado para outro local.
- Acordar capturado ou em um novo evento.