Morte e Desmaios
Em Mystery Realms, não há morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 pontos de vida, o personagem entra em um estado de colapso físico crítico.
Nesse momento, é realizado um Teste de Conscientização para tentar recuperar-se do trauma imediato.
- Se o jogador passar no teste, ele reganha 1 ponto de vida e sua Fadiga fica em 90% (independente se já estava maior ou menor), evitando a exaustão. Pode retomar suas ações normalmente em seu próximo turno.
- Se falhar, o personagem desmaia imediatamente.
Desmaio
O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no Teste de Conscientização. Durante o desmaio:
- O personagem não pode agir.
- Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
- Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.
Recuperação do Desmaio
Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:
- Recuperação Natural:
- Assim que desmaiado entra no mesmo estado que a atividade de Dormir, mas com as seguintes regras:
- Mesmo que ocorram os eventos que despertariam o jogador, ele não é despertado, continua inconsciente.
- Ele não é mais ferido durante os eventos, mas pode ser saqueado e roubado conforme os eventos que ocorram.
- O atributo Fator de Qualidade do Sono que define o aproveitamento do desconso é automaticamente 0,5.
- Só acorda quando tiver recuperado completamente seus Pontos de Vida, Fadiga e Fadiga Mínima.
- Ao acordar Sede e Fome são limitados ao valor máximo de 95%, para que haja tempo de reação do jogador.
- Assim que desmaiado entra no mesmo estado que a atividade de Dormir, mas com as seguintes regras:
- Recuperação por Poções ou Magia:
Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente. Precisam ser definidos anteriormente pelo próprio jogador ou posteriormente por terceiros.
Penalidades do Pós Desmaio
Modificadores aplicados:
- Fadiga Elevada: Pelas próximas 24 horas do jogo, o personagem terá sua Fadiga consumida 2x mais rápida.
- Mal-Estar Temporário: Por um período de 24 horas do jogo ou até um descanso apropriado, o personagem sofre -1 em todos os Atributos Principais.
- Recuperação Reduzida Por 24 horas a regeneração de Pontos de Vida ficará reduzida pela metare.
Perda de Inventário:
- A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
- Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
- Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
- Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.
Fuga ou destino da Montaria:
- Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
- Ela foge assustada.
- É capturada por bandidos.
- Sofre ferimentos ou é morta.
Consequências Narrativas:
- Enquanto desmaiado, o personagem pode:
- Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
- Ser transportado para outro local.
- Acordar capturado ou em um novo evento.