Modelo de Ficha de Escudos
A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo Escudo e sua função primária é a defesa. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.
Cada escudo deve ser descrito em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.
[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]] * '''Nome:''' [Nome completo do escudo. Ex: Escudo de Carvalho] * '''Subtipo de Item:''' Escudo * '''Mãos Necessárias:''' [Número de mãos necessárias para empunhar. Ex: 1] * '''Requisitos de Uso:''' [Classe, raça, atributo ou condição necessária para equipar. Ex: Força 3, Guerreiro, Clérigo] * '''Categoria de Uso:''' [Defina a categoria primária do item. Sempre será: Defesa] * '''Peso (g):''' [Peso total do escudo em gramas. Ex: 4800] * '''Descrição Narrativa:''' [Descrição imersiva sobre a origem, reputação ou função histórica do escudo dentro do mundo do jogo. Ex: Um escudo forjado com madeira ancestral dos bosques de Althar, usado pelos vigias da fronteira durante as guerras contra os espectros da neblina.] * '''Descrição Visual:''' [Descrição objetiva da aparência do escudo. Deve conter cor, formato, material e detalhes. Esta descrição será usada para gerar a imagem do item. Ex: Escudo redondo de madeira escurecida, com rebites de ferro em torno da borda e um brasão desbotado no centro. Possui correias de couro reforçadas no verso.] = Atributos Específicos do Subtipo Escudo = * '''Valor de Bloqueio:''' [Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2] * '''Cobertura:''' [Áreas do corpo protegidas. Ex: Parcial (torso e braços) ou Total] * '''Penalidade de Destreza:''' [Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência] * '''Bônus Adicional:''' [Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos] * '''Interações Especiais:''' [Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade] * '''Classes e Raças com Bônus:''' ** '''Classes:''' [Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)] ** '''Raças:''' [Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)]
Observações Técnicas
- O campo Valor de Bloqueio se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
- A Cobertura define áreas protegidas mesmo quando o personagem não está em postura defensiva.
- A Penalidade de Destreza só se aplica se o personagem não tiver proficiência com o escudo.
- Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em Bônus Adicional ou Interações Especiais.
- O Peso influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.
Organização por Tipo
Cada escudo pode pertencer a um Tipo de Escudo, facilitando a categorização por estilo, cultura, material ou função (leve, torre, mágico, etc.). Essa classificação é usada para bônus gerais e interações globais com classes e talentos.