Modelo de Ficha de Escudos

De MysteryRealms
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A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo Escudo e sua função primária é a defesa. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.

Cada escudo deve ser descrito em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]]

* '''Nome:''' [Nome completo do escudo. Ex: Escudo de Carvalho]
* '''Subtipo de Item:''' Escudo
* '''Mãos Necessárias:''' [Número de mãos necessárias para empunhar. Ex: 1]
* '''Requisitos de Uso:''' [Classe, raça, atributo ou condição necessária para equipar. Ex: Força 3, Guerreiro, Clérigo]
* '''Categoria de Uso:''' [Defina a categoria primária do item. Sempre será: Defesa]
* '''Peso (g):''' [Peso total do escudo em gramas. Ex: 4800]

* '''Descrição Narrativa:''' [Descrição imersiva sobre a origem, reputação ou função histórica do escudo dentro do mundo do jogo. Ex: Um escudo forjado com madeira ancestral dos bosques de Althar, usado pelos vigias da fronteira durante as guerras contra os espectros da neblina.]
* '''Descrição Visual:''' [Descrição objetiva da aparência do escudo. Deve conter cor, formato, material e detalhes. Esta descrição será usada para gerar a imagem do item. Ex: Escudo redondo de madeira escurecida, com rebites de ferro em torno da borda e um brasão desbotado no centro. Possui correias de couro reforçadas no verso.]

= Atributos Específicos do Subtipo Escudo =

* '''Valor de Bloqueio:''' [Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2]
* '''Cobertura:''' [Áreas do corpo protegidas. Ex: Parcial (torso e braços) ou Total]
* '''Penalidade de Destreza:''' [Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência]
* '''Bônus Adicional:''' [Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos]
* '''Interações Especiais:''' [Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade]
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
** '''Classes:''' [Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)]  
** '''Raças:''' [Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)]

Observações Técnicas

  • O campo Valor de Bloqueio se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
  • A Cobertura define áreas protegidas mesmo quando o personagem não está em postura defensiva.
  • A Penalidade de Destreza só se aplica se o personagem não tiver proficiência com o escudo.
  • Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em Bônus Adicional ou Interações Especiais.
  • O Peso influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.

Organização por Tipo

Cada escudo pode pertencer a um Tipo de Escudo, facilitando a categorização por estilo, cultura, material ou função (leve, torre, mágico, etc.). Essa classificação é usada para bônus gerais e interações globais com classes e talentos.