Estilos de Fala e Valoração
Os Estilos de Fala definem o tom, abordagem e linguagem utilizados pelo jogador ao interagir com NPCs, assim como os estilos preferenciais e tolerados por cada NPC. Eles servem como base para o sistema de Tolerância de Personalidade, afetando diretamente as chances de sucesso de uma fala, bem como sua influência no relacionamento com o NPC.
Cada estilo possui:
- Uma descrição clara;
- Uma categoria de impacto (positivo, neutro, negativo);
- Uma lista de estilos opostos, que são usados para calcular dissonância ou rejeição.
Tabela de Estilos
| Estilo | Descrição | Categoria | Estilos Opostos |
|---|---|---|---|
| educado | Usa gentileza, boas maneiras e cortesia. | Positivo | grosseiro |
| grosseiro | Fala áspera, ofensiva ou rude. | Negativo | educado |
| direto | Vai ao ponto, sem rodeios ou floreios. | Neutro | enigmático, formal |
| enigmático | Usa ambiguidade, simbolismo ou misticismo. | Neutro | direto |
| formal | Fala estruturada, respeitosa, com compostura social. | Positivo | informal, grosseiro |
| informal | Descontraída, casual, uso de gírias. | Neutro | formal |
| irônico | Zombaria sutil, sarcasmo ou humor ácido. | Negativo | literal, respeitoso |
| literal | Objetiva, direta, sem duplo sentido. | Neutro | irônico, enigmático |
| empático | Demonstra empatia, escuta e consideração. | Positivo | intimidativo |
| intimidativo | Impõe pressão, ameaça ou dominação. | Negativo | empático |
| afetuoso | Usa calor emocional, carinho, afabilidade. | Positivo | frio |
| frio | Distante, impessoal, racional. | Neutro | afetuoso |
| lógico | Argumentativo, analítico, racional. | Neutro | emocional |
| emocional | Fala baseada em sentimentos, impulsos ou paixões. | Neutro | lógico |
| respeitoso | Demonstra reverência, deferência ou honra. | Positivo | desrespeitoso, irônico |
| desrespeitoso | Rompe etiqueta, insulta ou debocha abertamente. | Negativo | respeitoso |
Uso no Sistema de Relacionamento
- Quando uma fala do jogador utiliza um estilo que está entre os preferidos ou tolerados do NPC, pode gerar ganho de relacionamento.
- Quando utiliza um estilo oposto, há chance de rejeição, levando à perda de relacionamento.
Sistema de Valoração
Além dos Estilos de Fala, os NPCs também possuem valores pessoais, que representam ideias, princípios e atitudes que eles admiram ou defendem. Esses valores formam o Sistema de Valoração.
Falas que expressam ou representam esses valores podem gerar afinidade com o NPC, mesmo que o estilo da fala não seja o preferido. Isso permite ao jogador conquistar NPCs por meio de conteúdo moral ou filosófico, não apenas pelo tom.
Tabela de Valoração
- Honra — Respeita a verdade, promessas e conduta justa.
- Liberdade — Valoriza a escolha individual, odeia opressão.
- Conhecimento — Preza por sabedoria, descoberta e estudo.
- Lealdade — Admira fidelidade a amigos, clãs ou causas.
- Espiritualidade — Acredita no valor da fé e do sagrado.
- Força — Respeita coragem, poder e determinação.
- Compaixão — Empatia e cuidado com o outro.
- Pragmatismo — Valoriza resultados, não aparências.
- Tradição — Defende costumes, hierarquias e cultura.
- Desobediência — Aprecia rebeldia contra autoridades.
- Autossuficiência — Valoriza independência e autonomia.
Diferença entre Estilo de Fala e Valoração
- O Estilo de Fala diz respeito à forma como algo é dito — se o tom é educado, rude, formal, etc.
- A Valoração considera o conteúdo da mensagem, o princípio que ela representa (honra, compaixão, força, etc.).
Um NPC pode detestar grosseria (estilo), mas ainda respeitar a mensagem se ela defender algo em que ele acredita (valor), como a liberdade ou a verdade.
Essa diferença permite que NPCs tenham reações mais humanas, como admirar a intenção apesar do tom, ou simpatizar com a forma, mesmo que discorde do conteúdo.
Reações Espontâneas
Alguns NPCs podem gerar falas automáticas baseadas na recepção do estilo ou valor:
- "Gosto de quem vai direto ao ponto."
- "Formal demais pra mim... parece um nobre sem espada."
- "Você fala como um bruto, mas defende a verdade. Respeito isso."