Modelo de Ficha de NPC
Ficha de NPC
- Regras Gerais:
- Cada ficha será sua própria sessão (título) com nome e sobrenome do NPC, sempre em segundo nível. Ex: '== Nome do NPC =='.
- A ficha do NPC deve incluir uma imagem do seu retrato, com suas características descritas e com o o ambiente em que é localizado ao fundo. A imagem deve ser inserida na documentação com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]
- A seguir o modelo da ficha a ser preenchido:
- Identificação
- Nome: Informar Nome e Sobrenome do NPC. Todo NPC deve ter nome e sobre nome
- Raça: Definir a raça do NPC. De acordo com a lista de raças permitidas pelo jogo.
- Idade: Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito).
- Profissão/Ocupação: Definir a profissão, ocupação, e nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
- Local: Lugar onde é encontrado.
- Bio: Definir uma pequena biografia inicial sobre o personagem. A biografia e sua história será enriquicida depois durante a criação dos quests. Ao criar basta uma introdução inicial de base.
- Aparência: Definir a aparência do personagem em detalhes, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, olhos, boca, sobrancelhas, pelos, marcas, cicatrizes, estatura, postura, roupas, acessórios, expressão, etc.
- Relacionamentos: Listar relacionamento com outros personagens da mesma Localidade, Zona e Ambiente, que ajudem a criar uma base melhor para os quests.
- Personalidade
- Estilos Preferidos: Indique de 1 a 3 estilos de fala que o NPC considera agradáveis e que geram empatia. Utilize apenas estilos presentes na Tabela de Estilos.
- Estilos Tolerados: Liste até 4 estilos que o NPC aceita ou ignora sem reações positivas ou negativas. Utilize apenas estilos válidos da Tabela de Estilos.
- Estilos Rejeitados: Indique de 1 a 3 estilos que o NPC não tolera bem. O uso deles pode reduzir afinidade, especialmente se ultrapassarem o limite de tolerância. Utilize apenas estilos da Tabela de Estilos.
- Tolerância aos Estilos: Defina um valor de 0 a 100 para cada estilo listado abaixo, representando o quanto o NPC tolera ou aceita cada forma de comunicação, sendo: 0 a 20 – Extremamente intolerante; 21 a 50 – Baixa tolerância; 51 a 70 – Média tolerância; 71 a 90 – Alta tolerância; 91 a 100 – Admiração ou apreciação.
- educado:
- grosseiro:
- direto:
- enigmático:
- formal:
- informal:
- irônico:
- literal:
- empático:
- intimidativo:
- afetuoso:
- frio:
- lógico:
- emocional:
- respeitoso:
- desrespeitoso:
- Estilo de Fala Pessoal Indicam os estilos de fala do NPC. Todos os estilos devem ser escolhidos da Tabela de Estilos.
- Dominante: Indique o estilo de fala do dominante do NPC
- Secundários: Indique 1 ou 2 estilos de fala secundários como o NPC se expressa.
- Valores Apreciados (Valoração): Liste de 1 a 3 valores que o NPC admira e respeita acima de tudo. Fala com esse conteúdo aumenta a afinidade com o NPC, independentemente do estilo. Os valores devem ser escolhidos da Tabela de Valoração.
- Frases de Reação Espontânea: Crie de 1 a 3 frases que o NPC pode dizer após falas que coincidem ou confrontam seus estilos e valores. Ex: “Você fala como eu penso.” ou “Se continuar com esse tom, nossa conversa termina por aqui.”
- Personalidade e Comportamento: Instruções extras sobre seu comportamento, alinhamento, etc. além do já definido nos atributos acima.
- Expressões Típicas: Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
- Mecânica do Jogo: Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
Exemplo de Ficha NPC:
- Idade: Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade)
- Raça: Humano
- Profissão/Ocupação: Dono e guardião da Taverna Asa Quebrada; ex-soldado veterano do Exército de Langur.
- Local: Taverna Asa Quebrada, Anel Exterior de Langur
- Bio: Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a Taverna Asa Quebrada em uma viela discreta de Langur, que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
- Aparência: Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada Verônica — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
- Personalidade e Comportamento: Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
- Expressões Típicas: "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
- Relacionamentos:
- Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho.
- Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos.
- Tem um corvo preto chamado Ferroada que parece entender tudo o que se passa na taverna.
- É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de Langur, que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
- Mecânica do Jogo: -