Mapa e Movimentação

De MysteryRealms
Revisão de 16h05min de 10 de abril de 2025 por Rodrigogml (discussão | contribs)
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A PlayTale Engine oferece suporte para dois tipos complementares de movimentação do jogador: entre Localidades e dentro de uma Localidade. Cada um desses modos utiliza lógicas distintas, mas coerentes com a Estrutura de Localização.

Mapa Global (Entre Localidades)

O mapa global é representado por uma malha cartesiana de coordenadas inteiras (formato [x;y]), onde cada ponto representa uma Localidade.

  • Cada célula corresponde a uma área de 10 km² (10 km × 10 km).
  • As coordenadas são usadas apenas internamente, para cálculo de distância e deslocamento. Elas nunca são exibidas ao jogador.
  • A distância entre dois pontos pode ser calculada com o Teorema de Pitágoras, com base nas coordenadas inteiras.
  • É recomendado que o jogo exiba ao jogador uma origem absoluta como endereço (como [0;0]), mas sim que seja sempre tratado como distância entre dois pontos em termos relativos:
  • Exemplo: "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X".


Exemplo

  • [10;15] está a 10 km a oeste de [11;15]
  • Distância entre [10;15] e [12;18]:

(1210)2+(1815)2×10=4+9×10=13×1036km

Mapa Local (Dentro de Localidades)

Ao entrar em uma Localidade, o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em Zonas e Ambientes, conforme definido na Estrutura de Localização.

  • O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um mapa de nós.
  • Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos.
  • A movimentação entre pontos consome tempo real de jogo (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine.
Quando o jogador navega para um Zona indica dizer que ele está 'na frente' da zona descrita (por exemplo, na frente da Taverna, ou na frente da Biblioteca, etc.) E em geral, permite que o jogador escolha/tente entrar ou navegar para outra zona. Também é comum que a navagação para 'fora' de uma zona seja que a aprtir do ambiente inicial haja a opção 'Sair da [zona]'.



Modelos de Cálculo Sugeridos

A engine permite que cada jogo implemente a lógica de tempo de deslocamento entre pontos da forma mais adequada:

  • Baseado em distância e mapa interno: cada nó tem posição relativa, e o tempo é calculado pela distância entre os nós. Similar ao sistema de navegação entre localidades.
  • Sistema de rotas e conexões fixas: cada transição entre zonas ou ambientes tem um tempo base.
  • Sistema híbrido ou randômico: tempo de deslocamento inclui variações ou penalidades (ex: multidões, obstáculos, clima).


Referências Gerais

  • A movimentação entre Zonas costuma levar alguns minutos (5 a 15 min).
  • A movimentação entre Ambientes da mesma Zona é mais rápida (1 a 3 min).
  • A definição dos tempos de deslocamento é responsabilidade do jogo, não da engine.


Separar o mapa global (viagens longas) do mapa local (navegação narrativa) permite que mundos distintos tenham escalas próprias de exploração, mantendo consistência no tempo, cansaço e distância percorrida.