Estrutura de Localização: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
Linha 9: Linha 9:
::::* '''Localidade:''' Pontos acessíveis e nomeados do mapa: cidades, vilas, fortalezas, torres, ruínas, cavernas, etc.
::::* '''Localidade:''' Pontos acessíveis e nomeados do mapa: cidades, vilas, fortalezas, torres, ruínas, cavernas, etc.
:::::* '''Zona:''' Subdivisões funcionais de uma Localidade — como praças, tabernas, salas, corredores, áreas comerciais, etc.
:::::* '''Zona:''' Subdivisões funcionais de uma Localidade — como praças, tabernas, salas, corredores, áreas comerciais, etc.
::::::* '''Ambiente:''' O espaço específico onde a ação acontece. É o nível mais detalhado — como um altar, balcão, sala, cela ou varanda. Toda interação direta ocorre aqui.
::::::* '''Ambiente:''' O espaço específico onde a ação acontece. É o nível mais detalhado — como um altar, balcão, sala, cela ou varanda.
 
= Pontos de Caminho =
Cada '''Caminho''' pode conter uma lista ordenada de '''Pontos de Caminho''', que são marcos posicionados ao longo da rota.
 
Esses pontos:
* São tratados como uma '''classe própria de localidade'''
* Não possuem ambientes internos
* Estão sempre vinculados a um único Caminho, embora outros caminhos possam conectá-los, como no caso de entroncamentos.
 
 
Podem representar:
* Entroncamentos e bifurcações de rotas
* Abrigos naturais ou zonas de acampamento
* Locais de evento narrativo
* Presença de NPCs viajantes
* Gatilhos para encontros ou emboscadas
* Elementos de ambientação importantes
 
 
= Diferença entre Zonas e Caminhos =
 
As '''Zonas''' são áreas fixas e exploráveis dentro de uma Localidade. Já os '''Caminhos''' representam a conexão física entre elas, controlando o deslocamento e a chance de encontros aleatórios.
 
{| class="wikitable"
! Elemento !! Zona !! Caminho
|-
| Representa || Um local ou área explorável || Um percurso entre dois locais
|-
| Possui ambientes internos || Sim || Não
|-
| Controle por deslocamento (distância) || Não || Sim
|-
| Encontros baseados em || Tempo gasto na zona || Km percorridos
|-
| Eventos possíveis || Ambientais, sociais, combates || Emboscadas, microeventos, encontros selvagens
|-
| Exemplo || Praça das Vozes, Biblioteca Varnak || Trilha do Vale Sombrio, Passagem das Ruínas
|}
 
 


= Regras Gerais =
= Regras Gerais =
 
* A '''Zona''' é uma área dentro da cidade, e que pode ser subdividada em '''ambientes''' se houver mais de um local de iteração. Por exmeplo, uma Praça pode ser uma '''Zona''' sem '''Ambientes''', por ser um local único, mas também pode ter '''Ambientes''' para dividir locais de interação, como o banco da praça, uma banca de jornal, a fonte, etc..
* Cada '''Zona''' deve ter ao menos um '''Ambiente''' principal descrito narrativamente que representa "o interior" da zona. Se não for possível "entrar" na Zona, a definição do ambiente torna-se descartável.
* Também é possível considerar a '''Zona''' como o '''Ambiente''' externo de um lugar, e os '''Ambientes''' as divisões internas. Sendo que, os '''Ambientes''' de uma '''Zona''', de forma geral, só são acessíveis a partir da própria '''Zona'''. Eventualmente, o '''Ambiente''' de uma '''Zona''', pode eventualmente dar acesso ao '''Ambiente''' de outra '''Zona''', como no caso de uma passagem secreta.
* '''Ambientes''' são o ponto final da cadeia de localização e representam o local exato onde a ação se passa — combate, interação com objetos, diálogos, investigações, etc.
* '''Zonas''' e '''Ambientes''' são o os locais navegaveis do mapa do usuário. Ele poe ir de uma '''Zona''' para outra, entrar e sair dos '''Ambientes''', mas sua '''Localidade''' e as demais estruturas acima são definidas de acordo com a '''Zona''' ou '''Ambiente''' em que ele está. Em outras palavras, só se muda de '''Localidade''', ao navegar de uma '''Zona''' de uma '''Localidade''' para a '''Zona''' de outra '''Localidade'''.
* '''Caminhos''' e '''Pontos de Caminho''' não possuem ambientes internos, mas podem conter eventos narrativos, encontros e elementos estratégicos.
* O termo genérico '''Lugar''' é usado para se referir a qualquer um dos níveis, servindo como abstração técnica para a engine e para scripts narrativos.
* O termo genérico '''Lugar''' é usado para se referir a qualquer um dos níveis, servindo como abstração técnica para a engine e para scripts narrativos.

Edição atual tal como às 20h58min de 10 de abril de 2025

A PlayTale Engine utiliza uma estrutura hierárquica para organizar todo o universo de jogo, permitindo consistência lógica na navegação, ambientação e nos eventos que ocorrem no mundo. Todas as ações — como exploração, combate, interação ou narrativa — ocorrem em algum ponto dessa hierarquia.

Hierarquia de Localização

  • Mundo: Representa planos ou realidades distintas. Cada mundo pode ter regras físicas, mágicas e temporais próprias (ex: número de sóis, ciclo lunar, fluxo do tempo).
  • Continente: Grandes massas de terra ou zonas isoladas. Equivalem a continentes ou blocos territoriais amplos, mesmo em mundos sem mares.
  • Domínio: Unidades político-culturais como reinos, federações, impérios ou territórios mágicos independentes.
  • Região: Segmentos naturais ou climáticos, como florestas, desertos, cadeias de montanha, tundras, etc.
  • Localidade: Pontos acessíveis e nomeados do mapa: cidades, vilas, fortalezas, torres, ruínas, cavernas, etc.
  • Zona: Subdivisões funcionais de uma Localidade — como praças, tabernas, salas, corredores, áreas comerciais, etc.
  • Ambiente: O espaço específico onde a ação acontece. É o nível mais detalhado — como um altar, balcão, sala, cela ou varanda.

Regras Gerais

  • A Zona é uma área dentro da cidade, e que pode ser subdividada em ambientes se houver mais de um local de iteração. Por exmeplo, uma Praça pode ser uma Zona sem Ambientes, por ser um local único, mas também pode ter Ambientes para dividir locais de interação, como o banco da praça, uma banca de jornal, a fonte, etc..
  • Também é possível considerar a Zona como o Ambiente externo de um lugar, e os Ambientes as divisões internas. Sendo que, os Ambientes de uma Zona, de forma geral, só são acessíveis a partir da própria Zona. Eventualmente, o Ambiente de uma Zona, pode eventualmente dar acesso ao Ambiente de outra Zona, como no caso de uma passagem secreta.
  • Zonas e Ambientes são o os locais navegaveis do mapa do usuário. Ele poe ir de uma Zona para outra, entrar e sair dos Ambientes, mas sua Localidade e as demais estruturas acima são definidas de acordo com a Zona ou Ambiente em que ele está. Em outras palavras, só se muda de Localidade, ao navegar de uma Zona de uma Localidade para a Zona de outra Localidade.
  • O termo genérico Lugar é usado para se referir a qualquer um dos níveis, servindo como abstração técnica para a engine e para scripts narrativos.