Mapa e Movimentação: mudanças entre as edições
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* As coordenadas são usadas apenas internamente, para '''cálculo de distância e deslocamento'''. Elas nunca são exibidas ao jogador. | * As coordenadas são usadas apenas internamente, para '''validar cálculo de distância e deslocamento'''. Elas nunca são exibidas ao jogador. | ||
* A distância entre dois pontos pode ser calculada com o '''Teorema de Pitágoras''', com base nas coordenadas inteiras. | * A distância entre dois pontos pode ser calculada com o '''Teorema de Pitágoras''', com base nas coordenadas inteiras. | ||
* É recomendado que o jogo exiba ao jogador | * É recomendado que o jogo exiba ao jogador sempre a distância entre dois pontos em termos relativos: | ||
:* '''Exemplo:''' "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X". | :* '''Exemplo:''' "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X". | ||
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<math>\sqrt{(12-10)^2 + (18-15)^2} \times 10 = \sqrt{4 + 9} \times 10 = \sqrt{13} \times 10 \approx 36 km</math> | <math>\sqrt{(12-10)^2 + (18-15)^2} \times 10 = \sqrt{4 + 9} \times 10 = \sqrt{13} \times 10 \approx 36 km</math> | ||
= Mapa Local (Dentro de | |||
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Ao entrar em uma '''Localidade''', o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em '''Zonas''' e '''Ambientes''', conforme definido na [[Estrutura de Localização]]. | Ao entrar em uma '''Localidade''', o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em '''Zonas''' e '''Ambientes''', conforme definido na [[Estrutura de Localização]]. | ||
* O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um '''mapa de nós'''. | * O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um '''mapa de nós'''. | ||
Edição das 16h21min de 10 de abril de 2025
A PlayTale Engine oferece suporte para dois tipos complementares de movimentação do jogador: entre Localidades e dentro de uma Localidade. Cada um desses modos utiliza lógicas distintas, mas coerentes com a Estrutura de Localização.
Mapa Global (Entre Localidades)
O mapa global é representado por uma malha cartesiana de coordenadas inteiras (formato [x;y]), onde cada ponto representa uma Localidade.
- Cada célula corresponde a uma área de 10 km² (10 km × 10 km).
- As coordenadas são usadas apenas internamente, para validar cálculo de distância e deslocamento. Elas nunca são exibidas ao jogador.
- A distância entre dois pontos pode ser calculada com o Teorema de Pitágoras, com base nas coordenadas inteiras.
- É recomendado que o jogo exiba ao jogador sempre a distância entre dois pontos em termos relativos:
- Exemplo: "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X".
Exemplo
- [10;15] está a 10 km a oeste de [11;15]
- Distância entre [10;15] e [12;18]:
Mapa Local (Dentro de Zonas)
Ao entrar em uma Localidade, o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em Zonas e Ambientes, conforme definido na Estrutura de Localização.
- O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um mapa de nós.
- Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos.
- A movimentação entre pontos consome tempo real de jogo (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine.
Modelos de Cálculo Sugeridos
A engine permite que cada jogo implemente a lógica de tempo de deslocamento entre pontos da forma mais adequada:
- Baseado em distância e mapa interno: cada nó tem posição relativa, e o tempo é calculado pela distância entre os nós. Similar ao sistema de navegação entre localidades.
- Sistema de rotas e conexões fixas: cada transição entre zonas ou ambientes tem um tempo base.
- Sistema híbrido ou randômico: tempo de deslocamento inclui variações ou penalidades (ex: multidões, obstáculos, clima).
Referências Gerais
- A movimentação entre Zonas costuma levar alguns minutos (5 a 15 min).
- A movimentação entre Ambientes da mesma Zona é mais rápida (1 a 3 min).
- A definição dos tempos de deslocamento é responsabilidade do jogo, não da engine.