Fichas de Criação: mudanças entre as edições
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:* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente. | :* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente. | ||
:* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço. | :* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço. | ||
= Ficha de NPC = | |||
Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características: | |||
A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]</pre> | |||
O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC == | |||
* '''Idade''': Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito) | |||
* '''Raça''': Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc). | |||
* '''Profissão/Ocupação''': Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico. | |||
* '''Local''': Local onde é encontrado. | |||
* '''Bio''': Definir uma pequena biografia sobre o personagem | |||
* '''Aparência''': Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc. | |||
* '''Personalidade e Comportamento''': Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc. | |||
* '''Expressões Típicas''': Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem. | |||
* '''Relacionamentos''': Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem. | |||
* '''Mecânica do Jogo''': Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais. | |||
'''Exemplo de Ficha NPC''': | |||
* '''Idade:''' Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade) | |||
* '''Raça:''' Humano | |||
* '''Profissão/Ocupação:''' Dono e guardião da [[Langur#Taverna Asa Quebrada]]; ex-soldado veterano do Exército de [[Langur]] | |||
* '''Local:''' [[Langur#Taverna Asa Quebrada]], Anel Exterior de [[Langur]] | |||
* '''Bio:''' Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a [[Langur#Taverna Asa Quebrada]] em uma viela discreta de [[Langur]], que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema. | |||
* '''Aparência:''' Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada ''Verônica'' — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio. | |||
* '''Personalidade e Comportamento:''' Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções. | |||
* '''Expressões Típicas:''' "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.” | |||
* '''Relacionamentos:''' | |||
** Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho. | |||
** Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos. | |||
** Tem um corvo preto chamado ''Ferroada'' que parece entender tudo o que se passa na taverna. | |||
** É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de [[Langur]], que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites. | |||
* '''Mecânica do Jogo:''' - | |||
Edição das 03h10min de 30 de março de 2025
Ficha de Lugar
As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
Ficha de Mundo
Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
- Descrição Geral:
- Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
- Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
- Regras Fundamentais:
- Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
- Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
- Ciclos Cósmicos e Temporais:
- Sistema de tempo (dias, estações, calendários).
- Eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos.
- Planos Existenciais e Conexões:
- Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
- Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
- Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
- Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
- História e Curiosidades:
- Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.
Ficha de Continente
Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
- Descrição Geral:
- Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
- Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
- Características Geográficas:
- Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
- Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
- Povos e Culturas:
- Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
- Idiomas, tradições e conflitos culturais.
- Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
- Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
- Biomas Predominantes:
- Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
- Clima Global:
- Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
- Conexões com Outros Continentes:
- Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
- Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
Ficha de Domínio
Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
- Descrição Geral:
- Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
- Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
- Tipo de Governo:
- Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
- Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
- Composição Territorial:
- Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
- Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
- Sociedade e Cultura:
- Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
- Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
- Relações Políticas:
- Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
- Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
- Economia e Recursos Estratégicos:
- Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
- Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
- Riscos e Conflitos Internos:
- Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
- História e Eventos Marcantes:
- Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
- Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
- Notas Narrativas:
- Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
- Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
Ficha de Região
Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
- Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
- Bioma:
- Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
- Composição de fauna e flora características.
- Clima:
- Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
- Influência do clima na ambientação e na vida da região.
- Recursos Naturais e Ambientais:
- Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
- Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
- História e Curiosidades:
- Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
- Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
Ficha de Localidade
A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]
Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
- Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
- Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
- Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
- Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
- Estrutura social (governo, castas, organização)
- Destaques históricos ou mágicos
- Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
- Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
- Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
- Portos, estradas, trilhas, etc.
- Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
- Clima: - Instruções para preenchimento:
- Indicar se há ciclo de dia/noite.
- Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
- Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
- Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
- Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
- Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.
Ficha de Zona
A ficha de zona deve incluir a imagem da zona com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaZona.png|thumb|right|300px|Nome da Zona]]
Ao criar a ficha de uma Zona é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Zona. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 1) e criada dentro da página da Localidade correspondente. Exemplo:
= Anel Central =
- Localidade:
- Descrição da localização interna dentro da localidade (ex: Bairro Sul, Ala Oeste, Subterrâneo Arcano).
- NPCs:
- Descrição:
- Texto narrativo e imersivo descrevendo a Zona (sem incluir detalhemento visual, que irá no campo próprio).
- Se houver uso recorrente por uma facção, evento ou estrutura mágica, esse uso deve ser descrito aqui.
- É importante mencionar se a zona é pública, privada, vigiada, abandonada, nobre, marginalizada, etc.
- Detalhamento Visual:
- Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar a Zona em interações, ganchos de missão, exploração ou ambientação.
- Pode incluir tipos de eventos comuns, estilo narrativo recomendado ou emoções predominantes na zona (ex: tensão, reverência, decadência).
Ficha de Ambiente
A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente]]
Ao criar a ficha de um Ambiente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da Zona correspondente. Exemplo:
== Sala de Vigília ==
- Função Narrativa:
- Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.).
- Condições de Sono (quando aplicável):
- C (Conforto): Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos:
- 100 – Cama de luxo em aposento nobre
- 70 – Beliche simples em pousada
- 30 – Chão firme com saco de dormir
- 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito
- R (Risco de Hostilidade): Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos:
- 90 – Floresta infestada ou covil inimigo
- 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância
- 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado
- 0 – Câmara protegida em templo sagrado
- S (Segurança): Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si.
- Possível Dormir: Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são Sim ou Não. Mesmo ambientes com valor Não devem ter os atributos C, R e S definidos, pois o personagem ainda pode adormecer por desmaio, feitiços, venenos ou colapso por exaustão.
- Descrição:
- Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo Detalhamento Visual).
- Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
- Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
- Detalhamento Visual:
- Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
- Notas Narrativas:
- Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
- Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.
Ficha de NPC
Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características:
A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]
O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC ==
- Idade: Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito)
- Raça: Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc).
- Profissão/Ocupação: Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
- Local: Local onde é encontrado.
- Bio: Definir uma pequena biografia sobre o personagem
- Aparência: Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc.
- Personalidade e Comportamento: Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc.
- Expressões Típicas: Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
- Relacionamentos: Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem.
- Mecânica do Jogo: Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
Exemplo de Ficha NPC:
- Idade: Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade)
- Raça: Humano
- Profissão/Ocupação: Dono e guardião da Langur#Taverna Asa Quebrada; ex-soldado veterano do Exército de Langur
- Local: Langur#Taverna Asa Quebrada, Anel Exterior de Langur
- Bio: Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a Langur#Taverna Asa Quebrada em uma viela discreta de Langur, que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
- Aparência: Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada Verônica — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
- Personalidade e Comportamento: Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
- Expressões Típicas: "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
- Relacionamentos:
- Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho.
- Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos.
- Tem um corvo preto chamado Ferroada que parece entender tudo o que se passa na taverna.
- É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de Langur, que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
- Mecânica do Jogo: -