Fichas de Criação: mudanças entre as edições

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:* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
:* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
:* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.
:* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.
= Ficha de NPC =
Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características:
A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]</pre>
O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC ==
* '''Idade''': Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito)
* '''Raça''': Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc).
* '''Profissão/Ocupação''': Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
* '''Local''': Local onde é encontrado.
* '''Bio''': Definir uma pequena biografia sobre o personagem
* '''Aparência''': Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc.
* '''Personalidade e Comportamento''': Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc.
* '''Expressões Típicas''': Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
* '''Relacionamentos''': Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem.
* '''Mecânica do Jogo''': Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
'''Exemplo de Ficha NPC''':
* '''Idade:''' Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade) 
* '''Raça:''' Humano 
* '''Profissão/Ocupação:''' Dono e guardião da [[Langur#Taverna Asa Quebrada]]; ex-soldado veterano do Exército de [[Langur]] 
* '''Local:''' [[Langur#Taverna Asa Quebrada]], Anel Exterior de [[Langur]]
* '''Bio:''' Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a [[Langur#Taverna Asa Quebrada]] em uma viela discreta de [[Langur]], que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
* '''Aparência:''' Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada ''Verônica'' — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
* '''Personalidade e Comportamento:''' Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
* '''Expressões Típicas:''' "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
* '''Relacionamentos:'''
** Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho. 
** Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos. 
** Tem um corvo preto chamado ''Ferroada'' que parece entender tudo o que se passa na taverna. 
** É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de [[Langur]], que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
* '''Mecânica do Jogo:''' -

Edição das 03h10min de 30 de março de 2025

Ficha de Lugar

As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.


Ficha de Mundo

Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
  • Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
  • Regras Fundamentais:
  • Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
  • Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
  • Ciclos Cósmicos e Temporais:
  • Sistema de tempo (dias, estações, calendários).
  • Eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos.
  • Planos Existenciais e Conexões:
  • Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
  • Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
  • Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
  • Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.

Ficha de Continente

Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
  • Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
  • Características Geográficas:
  • Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
  • Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
  • Povos e Culturas:
  • Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
  • Idiomas, tradições e conflitos culturais.
  • Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
  • Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
  • Biomas Predominantes:
  • Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
  • Clima Global:
  • Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
  • Conexões com Outros Continentes:
  • Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
  • Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.

Ficha de Domínio

Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
  • Descrição Geral:
  • Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
  • Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
  • Tipo de Governo:
  • Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
  • Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
  • Composição Territorial:
  • Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
  • Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
  • Sociedade e Cultura:
  • Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
  • Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
  • Relações Políticas:
  • Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
  • Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
  • Economia e Recursos Estratégicos:
  • Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
  • Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
  • Riscos e Conflitos Internos:
  • Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
  • História e Eventos Marcantes:
  • Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
  • Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
  • Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.

Ficha de Região

Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
  • Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
  • Bioma:
  • Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
  • Composição de fauna e flora características.
  • Clima:
  • Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
  • Influência do clima na ambientação e na vida da região.
  • Recursos Naturais e Ambientais:
  • Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
  • Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
  • Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.

Ficha de Localidade

A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]

Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
  • Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
  • Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
  • Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
  • Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
  • Estrutura social (governo, castas, organização)
  • Destaques históricos ou mágicos
  • Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
  • Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
  • Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
  • Portos, estradas, trilhas, etc.
  • Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
  • Clima: - Instruções para preenchimento:
  • Indicar se há ciclo de dia/noite.
  • Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
  • Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
  • Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
  • Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
  • Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.

Ficha de Zona

A ficha de zona deve incluir a imagem da zona com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDaZona.png|thumb|right|300px|Nome da Zona]]

Ao criar a ficha de uma Zona é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Zona. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 1) e criada dentro da página da Localidade correspondente. Exemplo:
    = Anel Central =
  • Localidade:
  • Descrição da localização interna dentro da localidade (ex: Bairro Sul, Ala Oeste, Subterrâneo Arcano).
  • NPCs:
  • Descrição:
  • Texto narrativo e imersivo descrevendo a Zona (sem incluir detalhemento visual, que irá no campo próprio).
  • Se houver uso recorrente por uma facção, evento ou estrutura mágica, esse uso deve ser descrito aqui.
  • É importante mencionar se a zona é pública, privada, vigiada, abandonada, nobre, marginalizada, etc.
  • Detalhamento Visual:
  • Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar a Zona em interações, ganchos de missão, exploração ou ambientação.
  • Pode incluir tipos de eventos comuns, estilo narrativo recomendado ou emoções predominantes na zona (ex: tensão, reverência, decadência).

Ficha de Ambiente

A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente]]

Ao criar a ficha de um Ambiente é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da Zona correspondente. Exemplo:
    == Sala de Vigília ==
  • Função Narrativa:
  • Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.).
  • Condições de Sono (quando aplicável):
  • C (Conforto): Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos:
  • 100 – Cama de luxo em aposento nobre
  • 70 – Beliche simples em pousada
  • 30 – Chão firme com saco de dormir
  • 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito
  • R (Risco de Hostilidade): Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos:
  • 90 – Floresta infestada ou covil inimigo
  • 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância
  • 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado
  • 0 – Câmara protegida em templo sagrado
  • S (Segurança): Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si.
  • Possível Dormir: Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são Sim ou Não. Mesmo ambientes com valor Não devem ter os atributos C, R e S definidos, pois o personagem ainda pode adormecer por desmaio, feitiços, venenos ou colapso por exaustão.
  • Descrição:
  • Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo Detalhamento Visual).
  • Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
  • Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
  • Detalhamento Visual:
Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
  • Notas Narrativas:
  • Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
  • Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.

Ficha de NPC

Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características:

A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]

O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC ==

  • Idade: Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito)
  • Raça: Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc).
  • Profissão/Ocupação: Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
  • Local: Local onde é encontrado.
  • Bio: Definir uma pequena biografia sobre o personagem
  • Aparência: Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc.
  • Personalidade e Comportamento: Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc.
  • Expressões Típicas: Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
  • Relacionamentos: Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem.
  • Mecânica do Jogo: Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.


Exemplo de Ficha NPC:

  • Idade: Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade)
  • Raça: Humano
  • Profissão/Ocupação: Dono e guardião da Langur#Taverna Asa Quebrada; ex-soldado veterano do Exército de Langur
  • Local: Langur#Taverna Asa Quebrada, Anel Exterior de Langur
  • Bio: Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a Langur#Taverna Asa Quebrada em uma viela discreta de Langur, que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
  • Aparência: Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada Verônica — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
  • Personalidade e Comportamento: Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
  • Expressões Típicas: "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
  • Relacionamentos:
    • Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho.
    • Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos.
    • Tem um corvo preto chamado Ferroada que parece entender tudo o que se passa na taverna.
    • É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de Langur, que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
  • Mecânica do Jogo: -