Morte e Desmaios: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Criou página com 'Em '''Mystery Realms''', '''não há morte definitiva para jogadores'''. Ao atingir '''0 pontos de vida''', o personagem entra em um estado de colapso físico crítico. Nesse momento, é realizado um '''Teste de Conscientização''' para tentar recuperar-se do trauma imediato. * Se o jogador '''passar no teste''', ele reganha '''1 ponto de vida''' e sua '''Fadiga fica em 90%''' (independente se já estava maior ou menor), e...'
 
Sem resumo de edição
Linha 9: Linha 9:
= Desmaio =
= Desmaio =


O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no Teste de Conscientização. Durante o desmaio:
O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Durante o desmaio:
 
* O personagem não pode agir.
* O personagem não pode agir.
* Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
* Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
* Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.
* Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.


== Recuperação do Desmaio ==
== Recuperação do Desmaio ==


Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:
Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:
* '''Recuperação Natural:'''
** O tempo de recuperação é:
**:<math>\text{Tempo (em minutos)} = 30 + 1d100 + \text{Máximo}(0; \frac{\text{FADIGA} \times 100}{\text{Fadiga}_{\text{max}}} - 90)</math>
**: Mantém mínimo de 30' + Variação média de 50' + 1' para cada 1% de fadiga acima de 90% (sem descontos caso estivesse abaixo)
** Após um período de descanso inconsciente, o personagem acorda com '''1 ponto de vida''' e '''Fadiga em 90%'''.


'''Recuperação Natural:'''
Após um período de descanso inconsciente, o personagem acorda com '''1 ponto de vida''' e perde '''90% da Fadiga atual'''. O tempo de recuperação é:


<math>\text{Tempo (em minutos)} = 10 + 1d10 + (\text{FADIGA} - 90)</math>
'''Recuperação por Poções ou Magia:'''
 
Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente. Precisam ser definidos anteriormente pelo próprio jogador ou posteriormente por terceiros.
* Caso a Fadiga antes do desmaio estivesse abaixo de 90, considera-se 90 como base para o cálculo.
* A recuperação não acontece se o ambiente for hostil ou perigoso.


'''Recuperação por Poções ou Magia:'''
Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente.


== Penalidades do Pós Desmaio ==
== Penalidades do Pós Desmaio ==
'''Modificadores aplicados:'''
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' Pelas próximas 24 horas do jogo, o personagem terá sua Fadiga consumida 2x mais rápida.
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' Por um período de '''24 horas do jogo''' ou até um '''descanso apropriado''', o personagem sofre -1 em todos os Atributos Principais.
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]''' Por 24 horas a regeneração de Pontos de Vida ficará reduzida pela metare.


* '''Fadiga Elevada:''' Ao despertar, o personagem terá sua Fadiga automaticamente ajustada para '''90% de sua capacidade máxima''', dificultando ações subsequentes.
* '''Mal-estar Temporário:''' Por um período de '''24 horas do jogo''' ou até um '''descanso apropriado''', o personagem sofre:
** -1 em todos os Atributos Principais.
** Menor regeneração e maior gasto de Fadiga.


* '''Perda de Inventário:'''
'''Perda de Inventário:'''
A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
* A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
** Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
** Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
** Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
** Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
** Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.
** Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.


* '''Fuga ou destino da Montaria:'''
 
Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
'''Fuga ou destino da Montaria:'''
* Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
** Ela foge assustada.
** Ela foge assustada.
** É capturada por bandidos.
** É capturada por bandidos.
** Sofre ferimentos ou é morta.
** Sofre ferimentos ou é morta.


* '''Consequências Narrativas:'''
 
Enquanto desmaiado, o personagem pode:
'''Consequências Narrativas:'''
* Enquanto desmaiado, o personagem pode:
** Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
** Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
** Ser transportado para outro local.
** Ser transportado para outro local.
** Acordar capturado ou em um novo evento.
** Acordar capturado ou em um novo evento.

Edição das 15h10min de 26 de março de 2025

Em Mystery Realms, não há morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 pontos de vida, o personagem entra em um estado de colapso físico crítico.

Nesse momento, é realizado um Teste de Conscientização para tentar recuperar-se do trauma imediato.

  • Se o jogador passar no teste, ele reganha 1 ponto de vida e sua Fadiga fica em 90% (independente se já estava maior ou menor), evitando a exaustão. Pode retomar suas ações normalmente em seu próximo turno.
  • Se falhar, o personagem desmaia imediatamente.


Desmaio

O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no Teste de Conscientização. Durante o desmaio:

  • O personagem não pode agir.
  • Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
  • Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.


Recuperação do Desmaio

Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:

  • Recuperação Natural:
    • O tempo de recuperação é:
      Tempo (em minutos)=30+1d100+Máximo(0;FADIGA×100Fadigamax90)
      Mantém mínimo de 30' + Variação média de 50' + 1' para cada 1% de fadiga acima de 90% (sem descontos caso estivesse abaixo)
    • Após um período de descanso inconsciente, o personagem acorda com 1 ponto de vida e Fadiga em 90%.


Recuperação por Poções ou Magia: Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente. Precisam ser definidos anteriormente pelo próprio jogador ou posteriormente por terceiros.


Penalidades do Pós Desmaio

Modificadores aplicados:

  • Fadiga Elevada: Pelas próximas 24 horas do jogo, o personagem terá sua Fadiga consumida 2x mais rápida.
  • Mal-Estar Temporário: Por um período de 24 horas do jogo ou até um descanso apropriado, o personagem sofre -1 em todos os Atributos Principais.
  • Recuperação Reduzida Por 24 horas a regeneração de Pontos de Vida ficará reduzida pela metare.


Perda de Inventário:

  • A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
    • Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
    • Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
    • Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.


Fuga ou destino da Montaria:

  • Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
    • Ela foge assustada.
    • É capturada por bandidos.
    • Sofre ferimentos ou é morta.


Consequências Narrativas:

  • Enquanto desmaiado, o personagem pode:
    • Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
    • Ser transportado para outro local.
    • Acordar capturado ou em um novo evento.